Hellen foi reconhecida como destaque nacional pelo seu desempenho na Redação do ENEM 2024
Apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tiraram nota máxima na redação (1000 pontos). O Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e permite que os estudantes concorram a vagas em universidades públicas e privadas. No IFSP – Campus São João da Boa Vista, dois discentes de cursos técnicos conquistaram 980 pontos. “Uma grande atuação”, segundo o professor André Plez, responsável pelas aulas de redação do instituto. Mais de 20 jovens do último ano do técnico integrado em informática e de eletrônica também foram bem, com notas variando de 880 a 940. A média geral no Brasil foi de 660.
Hellen Indrigo Perez, formada no técnico em eletrônica, foi aprovada no curso de Jornalismo da USP com a nota do Exame, pelos seus 980 pontos. Agora, uma nova surpresa: recebeu convite para a Cerimônia de Premiação do Prêmio MEC da Educação Brasileira – Edição 2025. Ela foi reconhecida como destaque nacional pelo seu desempenho na Redação do ENEM 2024. O Prêmio, entre vários objetivos, busca reconhecer e valorizar as unidades escolares e os estudantes das redes públicas de ensino, além de incentivar políticas, programas, estratégias e iniciativas para a melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica.
“É uma sensação inacreditável saber que consegui chegar tão longe. E, talvez, esse seja o ponto mais alto do IFSP. Sinto que a minha experiência ao longo desses 4 anos me transformou em uma pessoa mais resiliente, capaz de enfrentar desafios, até mesmo quando não me sinto preparada para eles. Uma das minhas citações na redação foi sobre uma exposição do Museu da Língua Portuguesa, sobre línguas e cultura africana, possível graças a uma visitação lá em uma excursão com o instituto. Se não fosse estudante do IF, talvez eu tivesse ficado sem citação. Sou grata ao professor André Plez, que se doou imensamente ao ensino das técnicas de redação e foi um dos maiores responsáveis pelo bom desempenho de seus alunos – incluindo o meu”, destacou.
A Cerimônia de entrega acontece em Brasília, no dia 11 de agosto, às 15h, no São Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério da Educação garantirá o custeio do deslocamento e da hospedagem da estudante.
Outro dado significativo foi o levantamento feito, recentemente, por empresa especializada em dados educacionais, com 10 escolas públicas sanjoanenses, no qual o Instituto Federal - Campus São João obteve a maior média municipal na nota de redação do Enem entre as avaliadas.
Saiba mais sobre Enem (Fonte: www.gov.br/inep)
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação.
Ascom - IFSP São João da Boa Vista
Publicado em 07/08/2025
Redes Sociais