Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a Pesquisa e a Inovação
Início do conteúdo da página

Sobre a Pesquisa e a Inovação

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 12h41 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 16h22 | Acessos: 4174

Em 2008, a criação do IFSP lhe trouxe como atribuições a realização de pesquisas aplicadas, o estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, e a extensão dos benefícios à comunidade dentre suas finalidades, conforme consta no inciso III do art. 7º da Lei Federal nº 11892, de 29 de dezembro de 2008.

A grande maioria das oportunidades aqui apresentadas tem o servidor, em especial o docente, como principal articulador, proponente e/ou estimulador. Em outras palavras, as atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, do ponto de vista dos regulamentos institucionais, não costumam ter o aluno como proponente direto, isto é, sem a iniciativa do servidor, o próprio aluno não poderá se aproveitar de tais oportunidades. Essa consideração só não se aplica aos projetos de programa Hotel de Projetos, às Empresas Júnior e às empresas de Incubadoras de Base Tecnológica, como é discutido mais à frente. Nesse caso, a iniciativa deve ser dos alunos, contudo, o estímulo deve ocorrer por parte dos servidores.

Conforme consta dentre os documentos institucionais, são as seguintes as oportunidades para servidores e alunos do IFSP. Para cada uma das oportunidades destacadas, a Coordenadoria de Pesquisa do câmpus () é o órgão responsável pela orientação, apoio e mesmo a condução de etapas de trâmites. Por isso, sempre se recomenda que o interessado procure, em primeira instância, pela orientação desta coordenadoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página