Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Domingo, 02 de Abril de 2017, 09h28 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 13h18 | Acessos: 7299

Nesta página você encontra os grupos de pesquisa do Câmpus São João da Boa Vista.

Numa instituição de pesquisa e de desenvolvimento (P&D) como é o caso do IFSP, o planejamento e a realização das atividades de pesquisa podem ser conduzidos tanto por um único pesquisador quanto por um grupo de pesquisadores. Para fins de estruturação, formalização e até de divulgação, tais pesquisadores podem se organizar na forma de grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP), os quais também compõe a Plataforma Lattes do CNPq, e cujo acesso ao portal pode ser feito pelo seguinte link: http://lattes.cnpq.br/web/dgp.

Grupos de pesquisa costumam ser mais efetivos do que a atuação individual, pois eles trazem identidade, estimulam novas perspectivas e, assim, geram desdobramentos em torno das suas linhas, acabam por envolver servidores com mais e com aqueles com menos experiência dentre as diferentes oportunidades P&D, conduzem, naturalmente, os alunos a se envolverem com as atividades do grupo e, assim, criam massa crítica e dão visibilidade. Os grupos poderão manter páginas na internet onde poderão contar informações tidas como importantes como nome e dados para contato, linhas de pesquisa, projetos, produções de relevância, infraestrutura, etc. Isso tudo irá atrair futuros parceiros e financiadores.

Pode-se dizer que um dos grandes desafios é que poucos servidores do IFSP tiveram a chance de se envolver com atividades de pesquisa ou de desenvolvimento de uma maneira que possa ser aproveitada para se cumprir o que consta no inciso III do art. 7º da Lei Federal nº 11892, de 29 de dezembro de 2008. Nesse sentido, a formação e a participação efetiva em grupos de pesquisa, com a realização de reuniões periódicas coordenadas por seus líderes, o planejamento participativo das suas atividades, as discussões em torno das oportunidades internas e externas, a elaboração e a submissão de projetos em conjunto, a colaboração dentre os trabalhos do grupo, tudo isso fará com que a ações se tornem efetivas, atendendo ao anseio coletivo, gerando fontes de recurso imprescindível para as suas atividades ou mesmo contrapartida financeira aos servidores e aos alunos envolvidos nos projetos, estendendo os benefícios à comunidade como preconizado na legislação.

No IFSP, os grupos de pesquisa são geridos por meio da Portaria do Reitor nº 3815, de 27 de novembro de 2018. Nesse documento, constam as regras para proposição e para manutenção de grupos de pesquisa. As propostas de novos grupos podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI) em fluxo contínuo, e terão que ser aprovadas pelo COMPESQ antes do envio à PRP para cadastro na Plataforma Lattes do CNPq.

Vale destacar que a própria Resolução do Conselho Superior nº 109/2015, de 04 de novembro de 2015, no seu inciso VIII do art. 4º, prevê a liderança ou a participação em Grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, como uma atividade que deve constar na sua carga horária semanal.

A solicitação do cadastro de novos grupos deve ser feita pelo líder do grupo à CPI por meio do e-mail: . Deverá ser encaminhado formulário preenchido, cujo modelo consta em: https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/grupos-de-pesquisa. Numa primeira instância deve ser analisado e aprovado pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do câmpus (COMPESQ).

 

Grupos atuantes:

GPMP LOGO Grupo de Pesquisa em Materiais e Projetos GPMP

Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe

Website: acomtece.sbv.ifsp.edu.br

Informações sobre o grupo de pesquisa

Logo grupo de pesquisa em humanidades

Grupo de Pesquisa em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade

Página no Facebook

Canal no Youtube

Logo do Grupo de Estudos em Processos Gerenciais

Grupo de Estudos em Processos Gerenciais (GEPROGER)

Informações sobre o grupo de pesquisa

 

Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (GETIS-Agro)

Informações sobre o grupo de pesquisa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página