Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do Campus São João realiza formação em mediação de conflitos na UFMT

  • Publicado: Sexta, 14 de Novembro de 2025, 09h11
  • Última atualização em Sexta, 14 de Novembro de 2025, 09h14
  • Acessos: 169
Screenshot 2025 11 07 16 01 39 042 com.miui.gallery
Nos dias 05 a 08 de novembro, o professor Ademar Bernardes Pereira Junior, Coordenador do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos do IFSP,  esteve em Cuiabá, MT, aplicando o curso mediação de conflitos e comunicação não violenta para os servidores da Universidade Federal do Mato Grosso. 
A capacitação de 18h tratou de temas ligados aos conflitos interpessoais e sua abordagem pelo diálogo respeitosos, compreendo as Questões, Interesses e Sentimentos dos envolvidos em superação à  antiga forma estatal de tratar conflitos: a punição, prevista na Lei 8.112/1990. 
 Com a criação da Lei 13.140/2015 o Legislador possibilita a Administração Pública criar câmaras e núcleos de mediação de conflitos na busca do consenso, atendendo aos princípios democráticos da Constituição Federal de 1988. 
 A capacitação contou com a abordagem do conflito, como a amígdala, responsável pelas respostas rápidas ao perigo, como fuga e luta, "sequestram"  as sinapses mentais do  cortex pré-frontal, responsável pelo raciocínio e razão, fazendo com que o conflito seja visto apenas como uma ameaça e não como um debate democrático. 
 O Mediador de Conflitos é esse agente que busca trazer à razão só diálogo acalorado. Ele valida os sentimentos, busca entender as razões e interesses contidos no conflitos, facilitando a negociação e a busca do interesse comum. A ciência envolvida no conflito é a chave para percebermos nossas ações e repensar como podemos reagir a situações, que nem sempre representam perigo real, apenas imaginário na nossa percepção humana, herdada dos homens primitivos que estavam em constante perigo no mundo selvagem. 
 A UFMT nos relatou que a formação foi ao encontro da necessidade real da instituição, que buscava capacitação interna nessa temática. A instituição fez convite formal para o NRPC retomar no próximo ano para capacitar mais servidores, essencialmente gestores que lidam constantemente com conflitos e ainda não encontraram formação semelhante que atendesse a real necessidade da Administração Pública. 
 
IMG 20251107 113017O NRPC afirma seu compromisso em ser referência nacional na mediação de conflitos pública, inaugurada legalmente em 2015. É nossa missão transformar os conflitos em diálogos produtivos, que atendam ao interesse público da comunidade onde somos inseridos. Além disso, nossa preocupação com a saúde mental vai ao encontro das recentes ações brasileiras em atender a Convenção 190 da OIT, sobre assédios e violência no ambiente de trabalho. O Governo brasileiro vem adotando medidas e políticas públicas para o enfrentamento dos assédios e da violência na Administração Pública, a exemplo do  Decreto nº 12.122, de 30 de julho de 2024, que institui o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito da Administração Pública. Essas ações vem sendo adotadas pelo IFSP desde 2021 com a criação do NUSCA, no âmbito da DALC, posteriormente desvinculada das ações correcionais, renomeado de NRPC, vinculado ao Gabinete da Reitoria. 
 
Texto: Professor Ademar Bernardes Pereira Junior
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 14/11/2025
Fim do conteúdo da página