Estude aqui
Os cursos oferecidos no Campus São João da Boa Vista são gratuitos. O ingresso, em cada modalidade de curso, ocorre de diferentes formas.
Escolha a modalidade de seu interesse e venha estudar conosco!
CURSOS TÉCNICOS
O estudante pode optar por um dos cursos oferecidos no Campus São João da Boa Vista. O curso técnico tem por objetivo habilitar o estudante a exercer uma profissão técnica de nível médio. É oferecido nos formatos:
Técnico Integrado ao Ensino Médio
O curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental. O curso oferece tanto a formação do ensino médio quanto a formação técnica profissional.
Forma de ingresso: via processo seletivo, com etapas previstas em edital. A seleção para cada curso acontece anualmente. Acompanhe os editais pelo site do campus.
Técnico Concomitante ou Subsequente
O curso técnico de nível médio concomitante ou subsequente é oferecido a quem já concluiu o ensino fundamental e que tenha concluído o ensino médio (no caso do Subsequente) ou que esteja cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio (no caso do Concomitante).
Forma de ingresso: via processo seletivo, com etapas previstas em edital. A seleção para cada curso acontece anualmente. Acompanhe os editais pelo site do campus.
GRADUAÇÃO
O Campus São João da Boa Vista oferece cursos superiores, divididos entre cursos de tecnologia, licenciaturas e bacharelados abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Forma de ingresso: pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
Tecnologia
Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se “tecnólogos” e são profissionais de nível superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais com predominância de uma delas. Os cursos superiores de tecnologia possibilitam a capacitação tecnológica para a colocação no mercado de trabalho, bem como o aperfeiçoamento da prática profissional, além da atualização das qualificações técnicas e acadêmicas e a ampliação dos horizontes intelectuais.
Licenciatura
As licenciaturas se destinam a preparar professores para o magistério na educação básica com o perfil curricular exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais nas diferentes áreas de conhecimento. Conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, prática como componente curricular, estágio supervisionado e atividades acadêmico-científico-culturais são componentes comuns nos projetos pedagógicos.
Bacharelado
Promove a formação de bacharéis na área de ciências experimentais e tecnológicas para trabalhar tanto no setor produtivo, quanto no setor de pesquisa e desenvolvimento.
PÓS-GRADUAÇÃO
O Campus São João da Boa Vista possui cursos de pós-graduação na modalidade Lato Sensu oferecidos aos candidatos que já concluíram o ensino superior.
Forma de ingresso: via processo seletivo, com etapas previstas em edital. A seleção para cada curso acontece anualmente. Acompanhe os editais pelo site do campus.
Lato Sensu
Os cursos de pós-graduação em nível de especialização Lato Sensu são voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e têm caráter de educação continuada. São oferecidos a portadores de diploma de curso superior.
CURSOS DE CURTA DURAÇÃO
Os cursos de curta duração são voltados para profissionais que precisam aprender uma nova aptidão específica, ou se aprofundarem em determinada atividade, em um período de tempo menor.
Forma de ingresso: os cursos e curta duração apresentam requisitos de ingresso distintos e as regras de seleção são determinados por meio de edital. Acompanhe os editais pelo site do campus.
Saiba como é realizado o sorteio de vagas para alguns cursos do IFSP Campus São João
Via de regra, o processo seletivo para os cursos técnicos do IFSP acontecem mediante Vestibular. Já para os cursos superiores, dá-se mediante o Sisu. Porém, outros cursos específicos do IFSP tem suas vagas destinadas por meio de um sorteio público de forma eletrônica. O sorteio é realizado por servidor designado pela chefia da Direção Adjunta de Ensino, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.
Regras do sorteio eletrônico
Conforme edital, após o encerramento do prazo de inscrições, é divulgada a lista dos candidatos inscritos em ordem alfabética, para cada tipo de vaga. Cada listagem conterá uma coluna chamada “#”, onde cada candidato recebe um número. Esses números são sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis para gerar os resultados dos sorteios. A partir deste sorteio aleatório de números é que o resultado do sorteio é processado e publicado.
Funcionamento do Sistema de sorteio eletrônico
O sistema sorteia aleatoriamente a ordem dos números a partir de uma “semente” que o dispara. Essa semente garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de um sorteio já realizado com obtenção de um resultado idêntico. Com isso, a semente gerada a cada sorteio pode ser utilizada para fins de auditoria.
Esse sistema foi desenvolvido e utilizado inicialmente no IFSC (https://www.ifsc.edu.br/sorteio-publico) e foi adaptado para o campus.
Sobre a semente utilizada no sorteio eletrônico
A semente é um número pseudo-aleatório, composto por uma sequência de 13 algarismos, baseado na Hora UNIX (referência numérica amplamente utilizada em sistemas operacionais, definida como a quantidade de segundos passados desde 01/01/1970 UTC até o momento atual). Assim, cada vez que se clica no botão para realizar o sorteio, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo contado a partir da Hora UNIX o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.
Como auditar o sorteio eletrônico
É possível verificar a autenticidade do sorteio eletrônico realizado utilizando a semente publicada após cada sorteio. Para isso, o IFSP Campus São João da Boa Vista disponibiliza para download uma versão de auditoria do sistema de sorteio eletrônico.
ATENÇÃO: Verifique no edital, na seção “SORTEIO”, qual o sistema utilizado no seu processo seletivo.
Siga os passos abaixo para replicar um sorteio.
Passo-a-passo para sorteios realizados no Sistema de Ingresso:
1)Faça o download do programa utilizado para realização do sorteio eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox ou Chrome - não funciona em navegadores Internet Explorer);
2) Descompacte a pasta do download com o auxílio de um programa de compactação de arquivos (ex: 7-Zip, WinZip, WinRAR, PeaZip);
3) Na pasta descompactada, abra a página “sorteio.html”;
4) Insira o número total de candidatos inscritos no processo seletivo, publicado antes do sorteio, e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas ou a quantidade usada no sorteio público;
5) Marque a opção "Inserir semente manualmente" e coloque a semente do sorteio a ser auditado, conforme publicado após o sorteio;
6) Clique no botão "Gerar Lista";
7) Efetue a comparação da saída do programa com a lista publicada após o sorteio.
Redes Sociais