Plano de Desenvolvimento Institucional
(1ª Revisão do PDI 2024-2029)
O que é o PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.
O que é obrigatório em um PDI?
Considerando a demanda de instrumentos de avaliação que permitam a análise e monitoramento do Planejamento Estratégico das IES, foi publicado o Decreto nº 5773/2006, instituindo a obrigatoriedade do PDI e descrevendo sua composição mínima que permitisse essa avaliação por parte do MEC. Posteriormente revogado pelo Decreto nº 9.235/2017, devento conter no mínimo os elementos descritos a seguir.
- missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação;
- projeto pedagógico da instituição, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão;
- cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos
- Organização didático-pedagógica da instituição;
- oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, quando for o caso;
- perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância;
- organização administrativa da instituição e políticas de gestão;
- projeto de acervo acadêmico em meio digital;
- infraestrutura física e instalações acadêmicas;
- demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras;
- oferta de educação a distância, especificadas.
*O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?"}
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
Documentos da Reitoria
Portaria Comissão Permanente de Monitoramento
Portaria Comissão de Revisão do PDI
Portaria Regulamenta Audiêncais Públicas
Atualizado em 04/06/2025
...................................
PDI 2024 - 2028
Nos próximos meses, estaremos em processo de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSP. O PDI é o principal documento de nossa instituição, que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos, sendo parte de sua elaboração nosso Projeto Político Pedagógico e Organização Didático-Pedagógica.
Para maiores informações enviar e-mail para
Pró Reitoria de Desenvolvimento - Sistec - 1ª Formação de Comissões Locais do PDI
Documentos Importantes:
Relatório de Entrega do PDI (2024-2028) (publicado em 07/11/2023)
Portaria Normativa nº 92/2023 - RET/IFSP (publicado em 07/11/2023)
Anexos - com links de acesso às atas, listas de presenças, planilhas e indicadores (publicado em 07/11/2023)
Documentos diversos:
1. Comissão Local
2. Comunicados
- COMUNICADO N.o 1/2022 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP
- COMUNICADO N.o 2/2023 - PDI2024-2028/PRO-PRD/RET/IFSP
3. Diagnóstico Indicadores PDI 2019-2023
5. Planilha de Impacto
6. Análise do Macroambiente Externo
7. Modelo de preenchimento para propostas de cursos
8. Relatório das Contribuições à Revisão da Missão, Visão e Valores Institucionais
O que é o PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.
O que é obrigatório em um PDI?
Segundo o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, art.16, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:
- missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
- projeto pedagógico da instituição*;
- cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
- organização didático-pedagógica da instituição;
- perfil do corpo docente;
- organização administrativa da instituição;
- infra-estrutura física e instalações acadêmicas;
- oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial;
- oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
- demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
Redes Sociais