Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Recursos Institucionais
Início do conteúdo da página

Recursos Institucionais

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 10h54 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 15h16 | Acessos: 4121

Por meio do Serviço de Computação Científica (SICC), o IFSP dispõe recursos computacionais de mais alta capacidade para a realização de atividades de pesquisa. Tal programa é regido pela Portaria do Reitor nº 4316, de 04 de outubro de 2016.

O pesquisador interno ou externo, participante de projeto de pesquisa da instituição, poderá solicitar acesso remoto, o que se dará por meio de máquina virtual configurada de acordo com as necessidades determinadas pelo pesquisador, como: número de núcleos de processamento, memória RAM, memória de disco, banda de rede, etc., conforme o limite da infraestrutura disponibilizada para o serviço descrita na página do serviço na internet. Tais recursos estão instalados nos servidores de dados do IFSP.

Portanto, pesquisas que dependam de elevada capacidade de processamento e que seriam inviáveis com o uso de uma máquina comum, poderão ser conduzidas por meio do SICC.

O pesquisador deverá acessar a página pelo link: https://prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/sicc-ifsp, preencher o formulário e enviar. As solicitações serão recebidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP). As solicitações podem ser realizadas em fluxo contínuo, e serão atendidas de acordo com o conjunto de recursos disponibilizados.

Além de beneficiar diretamente os pesquisadores e seus grupos de pesquisa, tal recurso deve ser visto como elemento favorável visando à realização de parcerias com outras instituições de P&D.

registrado em:
Fim do conteúdo da página