Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias publicadas à comunidade > Comunidade - IFSP Campus São João da Boa Vista
Início do conteúdo da página

Notícia à comunidade

WhatsApp Image 2024 03 27 at 07.38.58O sorriso é a marca registrada do jovem Cauê Donizete da Silva Leandro, 18 anos, nascido em Mogi Guaçu e há nove em São João da Boa Vista. Estudante do 2º ano do Técnico Integrado em Eletrônica, no Instituto Federal de São João, Cauê tem paralisia cerebral devido a uma complicação de parto prematuro. Sempre feliz, conta que é o mais velho da casa. “Tenho uma irmã de 14 anos que estuda no SESI e outro irmão de 7. Era pra que eu tivesse mais um irmão, gêmeo, mas, devido a complicação do parto, ele infelizmente faleceu”. Filho de pai pedreiro e de uma dona de casa, tem o sonho de terminar os estudos técnicos e ingressar em uma faculdade. “O Instituto Federal é uma escola muito boa. Nos prepara para o vestibular. Tem psicóloga, atendimento social… Meus pais acham muito bom eu estar aqui. No futuro, quero trabalhar e fazer faculdade de Engenharia de Controle e Automação ou Ciências da Computação”, explica.

No dia a dia, conta com o apoio da monitora de inclusão Márcia Faria. Onde está Cauê, lá está sua fiel escudeira. “Cuido do suporte externo às salas de aula, ajudando-o na locomoção e deslocamentos pelo campus… auxilio na hora dos lanches e almoço e onde ele precisar”. Márcia é colaboradora terceirizada contratada pelo IF. Mas, sua ligação com o aluno vem de longa data. “Eu já trabalhava com ele na Escola Estadual Izaura Teixeira Vasconcelos, no bairro Lucas Teixeira, e tive a oportunidade de continuar aqui no instituto. Para mim, é uma alegria vê-lo se desenvolver, estudar e estar totalmente integrado à escola e aos outros colegas”.

E amizade é o que não falta a Cauê. Conversador e participativo, diz gostar muito de português e das disciplinas de eletrônica aplicada e circuitos elétricos. “Faço amizade fácil e tenho vários amigos. Conheci aqui graças a um ex-professor, no nono ano do fundamental. Ele me falou sobre uma escola gratuita, federal, que tinha o ensino muito bom e aqui estou”.

Segundo a monitora, outro diferencial importante é o papel dos professores durante as aulas e nas monitorias. “Eles são atenciosos, preocupados com a aprendizagem e procuram adaptar o ensino, as provas e os exercícios à realidade dele”.

Napne

Cauê é um exemplo de inclusão. Para enfrentar tais desafios e promover uma educação de qualidade que atenda a todos os alunos, o campus conta com o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). O Núcleo, criado pelo MEC, tem o objetivo de constituir Centros de Referência que garantam o acesso, a permanência e saída, com sucesso, destes alunos em instituições de educação profissional e tecnológica.

Ascom IFSP  - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 28/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 28/03/24
  • 09h18

Premiação rendeu matéria no Jornal da EPTV, afiliada da Rede Globo.

WhatsApp Image 2024 03 27 at 09.25.231Estar entre os 10 melhores professores de matemática do ensino médio do Brasil… É o que aconteceu com o docente do IFSP – Campus São João da Boa Vista, Felipe Mascagna Bittencourt Lima, que recebeu a premiação nesta quarta, 27 de março. Ele participou da Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBR), concorrendo com mais de 600 profissionais. A competição teve três fases, que selecionaram os melhores dos melhores no país. Ganhador da Medalha de Ouro, ainda terá como prêmio uma viagem à China, país que está em primeiro lugar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. A conquista também rendeu uma matéria no Jornal da EPTV, afiliada da Rede Globo. 

Sempre com um sorriso no rosto, é muito querido dos alunos. Atencioso, faz questão de responder a cada dúvida e, até, fazer atendimentos específicos àqueles que tenham mais dificuldade. “Nunca tive a oportunidade, no ensino médio, de participar de alguma olimpíada de matemática. Mas, sempre procurei despertar nos jovens esse sentimento. Por isso, preparo meu material de aula com muito carinho, para facilitar o ensino/aprendizagem”, disse.

E é este material, uma apostila personalizada, um dos grandes diferenciais do mestre em matemática, elogiado por todos os estudantes. Ao longo de sua trajetória, formou diversos medalhistas que, hoje, conquistam o mercado de trabalho. É o caso da Analista da Serasa Experian, Natainá Novaes Silva Barbosa, ex-aluna do campus São João, no qual fez o técnico em Informática e administração. Atualmente, é formada em Estatística pela Unicamp, onde ingressou pelo sistema de medalhas olímpicas. "O professor Felipe teve um papel extremamente importante na minha vida acadêmica, principalmente em se tratando do ensino de forma simples, organizada e progressiva. Lembro que, em alguns momentos, até disponibilizou seu sábado para me levar e a outros alunos para fazermos provas de olimpíadas em outras cidades", destacou.

Felipe, além da apostila, na qual ensina passo a passo os segredos da arte matemática, ainda grava vídeos pelo Youtube, no qual complementa as lições. “Foi uma outra forma que encontrei de fazer com que a disciplina estivesse sempre de fácil acesso para meus alunos”, explicou.

Para a Analista Financeira Pâmela Caroline Braido, que fez o Técnico Integrado em Eletrônica no Instituto Federal, orgulho é o que define o sentimento pelo ex-mestre. “Fico muito orgulhosa dele participar desta olimpíada e receber a medalha de ouro, porque é merecedor. Aprendi muito sobre matemática. Ele é muito humano e tem um carinho especial pelos alunos, e isso faz com que desperte a matemática na gente.” Pâmela, atualmente, cursa Ciências Contábeis pela Unifae, em São João da Boa Vista, seguindo os passos dos números.WhatsApp Image 2024 03 27 at 09.19.274

WhatsApp Image 2024 03 27 at 09.19.242Outro pupilo de Felipe é o jovem Rafael Henrique Delgado Pereira, atual Consultor Estatístico, e que cursou Eletrônica no Instituto. Recordista em medalhas em olimpíadas (dez de matemática, quatro de astronomia, uma de física e duas de geografia, sendo 4 ouros, 10 pratas e 3 bronzes) é o exemplo de que a educação transforma. “Desde pequeno sempre tive uma certa facilidade com matemática e, por causa disso, acabava me entediando. Eu não gostava da escola de jeito nenhum, rs. Cheguei no IF como um adolescente desanimado com os estudos e, foi aí, a primeira vez que senti um desafio. Lembro bem de procurar o professor responsável pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) no instituto federal. Era o Felipe, que me motivou e recomendou a participar de um grupo de estudos que ele coordenava, com uma didática fantástica. Começou a nos passar desafios para casa e isso se tornou um hobby, fazendo com que eu me reencontrasse na matéria”, detalhou.

Quem segue os mesmos caminhos é Matheus Domingos Paneto, aluno do 4º ano do curso técnico em eletrônica,  também medalhista. "A forma como Felipe ensina, passo a passo, é  importante, porque nos dá segurança e facilita o aprendizado. A apostila dele é muito boa", conta.

Sem perder a humildade, Felipe ainda está se acostumando com o reconhecimento. “Fico muito feliz com tudo isso. Nunca estive na China. Acho que a ficha ainda não caiu. Mas, espero aprender muito lá e trazer novidades para meus alunos e para toda a comunidade acadêmica”.

Para o diretor geral do Campus São João da Boa Vista, Diego Valente, é um orgulho para  o Campus e deve ser para toda a região assistida pelo IF, a honraria recebida pelo professor.  "É um privilégio termos conosco um dos melhores profissionais de matemática do Brasil. De fato,   Felipe é especial. Sua dedicação, profissionalismo, conhecimento e humildade são equivalentes ao carinho e reconhecimento que os estudantes dedicam a ele. Desejo, em nome do IFSP (e certo que também de toda a rede dos Institutos Federais) muitas felicidades e que continue a despertar nas futuras gerações a potencialidade da matemática e, para nós, colegas da formação educacional, que possamos aprender cada vez mais com ele.”

Assista a Matéria da EPTV

Leia a matéria do G1

Acompanhe algumas fotos da matéria da Rede Globo no campus de São João.

 

Ascom - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 28/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 28/03/24
  • 07h03

O IFSP torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas de estágio não obrigatório remunerado.

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 26/03/24
  • 07h19

Os formandos deverão solicitar a participação na Colação de Grau, junto à CRA-SBV, no período de 20/03/2024 a 25/03/2024.

 

ATENÇÃO: FORMANDOS DO 2º SEMESTRE DE 2023


Comunicamos, em comum acordo com a Direção Geral do IFSP – Campus São João da Boa Vista, que a Colação de Grau para os alunos formandos até o 2º semestre de 2023 está prevista em calendário acadêmico para ocorrer em 19 de abril de 2024.


Os formandos deverão solicitar a participação na Colação de Grau, junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA), no período de 20/03/2024 a 25/03/2024; preenchendo ao formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/UzDuBTJtaLcPmi4u6 e abrindo requerimento via SUAP, do tipo colação de grau.


Estarão aptos a participar da solenidade os alunos que concluírem todos os requisitos acadêmicos do curso: integralização de todos os componentes curriculares (disciplinas); estágio; TCC; AACC; ATP; situação regular junto ao Enade; regularização de débitos junto à biblioteca; etc, até o dia 25/03/2024.


O deferimento da solicitação de colação de grau condicionar-se-á ao cumprimento de todos os requisitos de conclusão do curso previstos na Organização Didática e nas respectivas grades curriculares dos cursos, até o dia 25/03/2024.


A lista final de formandos será publicada no site do IFSP – Campus São João da Boa Vista, no dia 29/03/2024.


Estudantes que tiverem pendências junto à Biblioteca não conseguirão obter a Declaração de Nada Consta. Esses estudantes devem entrar em contato com a Biblioteca o quanto antes para efetuar o agendamento da devolução de livro / regularização de pendências junto a Biblioteca, pelo e- mail: .


REALIZAÇÃO DAS SESSÕES SOLENES


A sessão de colação de grau ocorrerá, no dia 19 de abril de 2024, presencialmente, no Teatro Cidade das Artes, em São João da Boa Vista – SP, às 19h.


ORIENTAÇÕES E DÚVIDAS


Sobre a documentação acadêmica: Coordenadoria de Registros Acadêmicos –

Sobre a cerimônia: Coordenadoria de Apoio à Direção –

 

Comunicado CRA - SBV

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 20/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 20/03/24
  • 10h53

WhatsApp Image 2024 03 18 at 12.14.07Há pouco menos de um mês,  a docente substituta Aline Caroline Rodrigues defendeu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, do Depto de Economia Rural da Univ. Federal de Viçosa - MG. O tema da dissertação foi: O papel da informação no mercado brasileiro de boi gordo, sob orientação de  Leonardo Bornacki de Mattos e coorientação de Julyerme Matheus Tonin.
 
Segundo a pesquisadora, "o  objetivo do trabalho foi investigar as respostas dos preços futuros do boi gordo às novas informações provenientes de três relatórios públicos: a Pesquisa Trimestral de Abates (IBGE), o AgroMensal (Cepea) e o AgroConab (CONAB). A hipótese é que esses relatórios, ao fornecerem informações relevantes sobre o mercado, têm o potencial de influenciar as expectativas dos agentes do mercado, resultando em alterações nos preços. Ao considerar a relação entre os relatórios e os movimentos de preços, é possível obter insights sobre a eficiência do mercado e o comportamento dos participantes".

A Pesquisa Trimestral de Abates, conduzida pelo IBGE, fornece dados sobre o volume de abates de gado, o que pode impactar a oferta de carne bovina no mercado. O AgroMensal, elaborado pelo Cepea, oferece análises e indicadores do mercado agropecuário, incluindo informações sobre preços e tendências de mercado. Já o AgroConab, produzido pela CONAB, apresenta projeções e estimativas de mercado, oferecendo uma visão mais abrangente do cenário agrícola. "Ao considerar o impacto desses relatórios nos preços futuros do boi gordo, esta pesquisa contribui para o entendimento do processo de formação de preços no mercado de commodities agrícolas. Os resultados obtidos podem ter implicações significativas para produtores, traders e outros agentes do mercado, auxiliando na tomada de decisões mais informadas e estratégicas", complementa.

Aline destacou que  em um mundo saturado de informações, onde somos constantemente bombardeados por uma infinidade de dados,  a ciência econômica tem como objetivo fundamental compreender como os recursos são alocados à medida que os mercados evoluem. "Em um ambiente tão dinâmico, a quantidade e qualidade das informações desempenham um papel crucial para a tomada de decisão de alocação. Agentes econômicos mais bem informados tendem a tomar decisões mais acertadas e alocar recursos de forma mais eficiente. Portanto, entender como as informações públicas são assimiladas pelo mercado e como elas podem influenciar os preços, é essencial para compreender o valor da informação nesse contexto", disse.  
 
Atualmente é professora substituta do IFSP  - Campus São João da Boa Vista, trabalhando com as disciplinas de Economia, Gestão Financeira, Fundamentos da Gestão, Processos em Gestão de Pessoas e Projeto integrador 2 . No entanto, seu contato com o instituto federal de São João ocorreu bem mais cedo,  no curso  Integrado em Informática (2009-2013), no qual estudou e se formou. 
 
 
Ascom - IFSP  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 19/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 19/03/24
  • 11h42

Efetuado pagamento do PAP fevereiro, para alunos aprovados no recadastramento 2023-2024.

Comunicamos que o Processo 23311.000366.2024-56 - PAGAMENTOS PAP - Edital AE/20232, Referência: fevereiro 2023/2024, Alunos Técnicos e Cursos Superiores,  sob a Forma Pagamento: Ordem Bancária, com valor a pagar de  R$ 29.830,00  - PROC. ELETR. ORIGINAL: Processo 23311.000140.2024-55, Empenho 2024NE000001 , foi pago aos alunos aprovados no processo de recadastramento, na data de 14 de março.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a coordenadoria sociopedagógica pelo e-mail:   

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 18/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 18/03/24
  • 09h04

WhatsApp Image 2024 03 14 at 10.33.21Nesta quinta, 14/03, pela manhã, foi ratificado o acordo de Cooperação Técnico Educativo entre o IFSP – Campus São João da Boa Vista e a Associação Comercial e Empresarial local (ACE), anteriormente assinado pelo reitor do IFSP, professor Dr. Silmário Santos. A parceria prevê realizar cursos voltados à educação para a vida e qualificação profissional, com oportunidades de apropriação de conhecimentos aos colaboradores e gestores, atendendo às demandas das áreas comercial e empresarial do município, bem como à comunidade, visando a preparação para vagas de trabalho. Estiveram presentes os representantes da associação: senhor Cândido Alex Pandini (Presidente da ACE) e senhor Mateus Ferrari Ananias (Gerente Administrativo da ACE). Eles foram recepcionados pelo diretor geral do campus, professor Diego Valente e equipe.

As demandas dos cursos estão sendo levantadas pela ACE com seus associados e serão enviadas ao Instituto Federal para análise de viabilização. Entre elas, uma já está em processo: formação para a área alimentícia nos comércios (bares, restaurantes etc). Este é o primeiro acordo de cooperação firmado entre as partes e terá duração de 24 meses.

O público-alvo será formado por associados (gestores e colaboradores) e, sempre que possível, interessados em vagas de emprego nos setores comerciais e industriais de São João. A ideia é qualificar trabalhadores para oportunidades de emprego, podendo atender às necessidades das empresas locais, com cursos prioritariamente EaD, mas com possibilidades de ações presenciais.

Para os coordenadores do projeto no Instituto Federal, Priscila Cabreira de Freitas e Paulo José Evaristo da Silva, “as ações formativas poderão propiciar, por exemplo, a conquista do primeiro emprego, a recolocação no mercado de trabalho, a transição de carreira e o aprimoramento aos colaboradores e gestores do comércio e indústria, contribuindo para a empregabilidade dos sanjoanenses e a melhor gestão e consolidação de negócios locais”. WhatsApp Image 2024 03 14 at 10.33.18

Segundo o diretor-geral do instituto federal, Campus São João, Diego Valente, "esta é mais uma parceria firmada com a iniciativa privada, visando o ensino de qualidade e a capacitação com a expertise do IF.  Além  disso, é uma forma de  estreitarmos ainda mais nossos laços com a sociedade local e regional". 

Para o presidente da ACE São João, "quanto mais conhecimento levarmos ao empresariado e a seus colaboradores melhor. Assim, a cidade se tornará um referência no atendimento e no ensino.  Por isso, é fundamental que se entenda que, quanto mais capacitado, melhor será o funcionário e o próprio gestor, destacando-se em um nível superir de mercado".

 

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 14/03/2024

 

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 14/03/24
  • 10h39

WhatsApp Image 2024 03 11 at 10.19.56"A arte e a ciência de pesquisar, divulgar e ensinar-aprender no mundo atual". Esse é o tema da palestra/aula inaugural que será realizada no  dia 19/03, às 19h30, no auditório do Bloco A, do IFSP - Campus São João. A promoção é do curso de Licencitura em Ciências Naturais (Química e Física). A palestrante  convidada é a professora Karina Lupetti, da UFSCar.

Saiba mais

Karina possui graduação (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007). Realiza atividades de Divulgação Científica e Pesquisa em Ensino de Ciências junto ao Departamento de Química da UFSCar, dirigindo o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica desde 2005, com atividades culturais e científicas.

O foco atual da pesquisa é a divulgação científica e metodologias de ensino inclusivo, não-formal e alfabetização científica. O Núcleo Ouroboros criou um canal no youtube chamado Porão da Ciência onde posta vídeos sobre curiosidades científicas do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica- UFSCar. 

 

WhatsApp Image 2024 03 11 at 10.19.35

 

Ascom - IFSP  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 11/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 11/03/24
  • 10h42

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, às 11h e 14h, a Seleção Brasileira de Críquete fará uma apresentação no Campus do IFSP de São João da Boa Vista. A atividade  tem como objetivo apresentar para os alunos este esporte que já possui mais de oito  mil praticantes no Brasil. Como segunda maior força das Américas, a seleção feminina sonha com vaga olímpica, esporte que  foi incluído nos jogos de 2028.

O objetivo da apresentação é a divulgação do esporte e estimular os alunos do Instituto Federal à  prática. Essa ação faz parte do Projeto de Extensão: Esporte e Meio Ambiente em Sintonia, promovido pelos professores de educação física do IF: Gustavo Schneider e Cristiano Belem.

O projeto vai oferecer aos estudantes dos cursos técnicos da instituição  atividades de práticas esportivas de iniciação e treinamento em algumas modalidades, como: basquete, futsal, handebol, atletismo e críquete nos períodos manhã e tarde, sob orientação dos professores e estagiários do curso de educação física da UNIFAE.

Todos os discentes estão convidados para apresentação que acontecerá no campo, ao lado da quadra poliesportiva! Participem!

Screenshot 2024 03 08 at 08 04 27 1 WhatsApp

 

Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 11/03/2024

 

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 11/03/24
  • 07h03

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.501Na manhã desta quinta, 07/03, o IFSP – Campus São João da Boa Vista recebeu a visita da Prefeita Municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, para a ratificação de um acordo de Cooperação Técnica, firmado com o Instituto Federal de São Paulo. Acompanhada do senhor Osires Colosso, Diretor do Depto. de Desenvolvimento Econômico e da senhora Kelly Cristina Evaristo, Chefe de Políticas de Emprego e Renda, a prefeita foi recebida pelo Diretor Geral do Campus, professor Diego Valente e equipe. A parceria, também assinada pelo reitor, professor Silmário dos Santos, prevê a promoção da inclusão digital e o incentivo à educação por meio de cursos e capacitações voltadas à comunidade sanjoanense.

O projeto de inclusão atuará com a disponibilização de um  telecentro para a promoção da inclusão digital e educacional, com a oferta de ações formativas nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à internet, edição de textos, elaboração de currículos, acesso a serviços públicos, entre outros.

A prefeitura será responsável por ceder espaço e a infraestrutura para o telecentro no Terminal Rodoviário (no antigo AcessaSP). Já o Instituto Federal entrará com os equipamentos, instrutor(es) e ações formativas. A ideia é oferecer acesso gratuito e orientação para uso da população. Isso inclui capacitar para o acesso e navegação, visando a busca pela democratização ao mundo digital. Além disso, o espaço será utilizado para ações educacionais de interesse comunitário.WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.433

Já no projeto de promoção de cursos,  itinerante, o Instituto Federal cederá um laboratório móvel (contêiner) para as atividades presenciais nos bairros da cidade, além dos equipamentos e oferta de formações. A prefeitura participará com o transporte do contêiner, manutenção, instalações de energia, internet e segurança. Os cursos serão destinados a toda a sociedade, em especial aos grupos em vulnerabilidade social. As temáticas serão desenvolvidas buscando o cooperativismo, a formação para o trabalho e para a vida, empreendedorismo, tecnologias, inclusão social/digital, entre outras demandas.

A prefeita municipal agradeceu ao Instituto Federal pela parceria e destacou a relevância da educação para a melhoria da vida dos cidadãos. “Sou grata a Deus e ao IF por todas as parcerias que temos feito. Sabemos da importância em investir na educação, principalmente nesta era tecnológica e das redes sociais, em que informação é vital. Estamos dando oportunidades e buscando atingir o maior número de pessoas, para que possam realizar seus sonhos por meio da capacitação, principalmente aqueles que mais necessitam”.

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.402Para o diretor geral do Campus São João, professor Diego Valente, desde 2021 o instituto destaca-se nas parcerias municipais, com o cursinho popular, camerata, entre outros. “É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo entes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”.

Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora dos projetos de inclusão social e digital do IF, explica que as ações devem ser implementadas em até 60 dias. “Estamos na etapa de organização dos trabalhos, com o levantamento das demandas e estruturação dos locais (contêiner e telecentro) para receber os alunos”.

Acesse algumas fotos da assinatura e visita aos locais das capacitações

 

Assessoria de Comunicação - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 07/03/24
  • 11h44

O QUE É:
É um evento certificado, gratuito e online, do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe, do Instituto Federal de São Paulo, Campus São João da Boa Vista. São quatro encontros, de março a junho/2024, um por mês, de uma hora e meia, em que os participantes vão se engajar em discussões sobre os temas propostos a partir da leitura prévia dos textos.

QUEM PODE PARTICIPAR:
Estudantes, professores, pesquisadores, grupos de pesquisas do IFSP e de instituições externas. Qualquer jovem e adulto (idade a partir do Ensino Médio) que se interessar por estudar ciência, linguagem e cognição e quiser conhecer e participar do aCOMTECe.

COMO PARTICIPAR:
Inscreva-se até 19/03 pelo QRCode nas imagens ou em https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/8317/ . Você receberá até 22/03 um e-mail com os textos para leitura e com o link da sala virtual para os encontros.
Para ser certificado pela participação, você deve cumprir 75% de presença da carga horária total.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 08.27.19 

WhatsApp Image 2024 03 05 at 08.27.22

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 05/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 05/03/24
  • 09h19

 Quatro ex-alunas  de Licenciatura em Ciências Naturais - habilitação em Química, do Campus São João, ingressaram em programas de mestrado de instituições públicas em 2024. São elas:

 Ana Carla Candido da Silva (UFSCar - São Carlos)

Adriana Gruli de Melo (USP - São Carlos)

Vitória Lia Bosco Iotti (USP - São Carlos)

Letícia Gabriel Viana (UFSCar - São Carlos)

WhatsApp Image 2024 03 04 at 09.31.51Formada em 2023, Leticia Viana escolheu a área de Química Orgânica da UFSCAR. Segundo ela, o Campus São João foi importante para a preparação quanto aos conteúdos da prova e para que pudesse ver a importância da Educação em transformar vidas. “Além disso, foi primordial devido aos professores que tive, pois me senti mais motivada a tentar o mestrado e, mesmo ainda não iniciando neste momento, pretendo ingressar no mestrado mais tarde e seguir na carreira acadêmica”. Para o futuro, espera continuar estudando e atuando como professora. “Tenho ainda o desejo de me tornar uma docente melhor para meus alunos e de incentivá-los e motivá-los à estudar, assim como meus mestres foram capazes de fazer comigo”, destacou. 

WhatsApp Image 2024 03 04 at 10.33.58Já Adriana Gruli de Melo optou pela USP, no Instituto de Química de São Carlos – IQSC, na área de Química Analítica e Inorgânica, no qual pretende estudar sobre os Biossensores Eletroquímicos. “Estou no começo do mestrado, morando em São Carlos e frequentando o laboratório do meu orientador. Minha trajetória foi tranquila e consegui alcançar o 16º lugar na classificação e, agora, faço parte do grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos”, explicou. A mestranda conta que o Campus São João da Boa Vista foi sua casa por 9 anos. “Aprendi muito e cresci de uma forma que não imaginava que fosse possível. Tenho muitos professores que chamo de amigos hoje. Inclusive, a escolha da área do meu mestrado é devido a uma iniciação científica que fiz em 2018, a qual teve como tema a eletroquímica. Além disso, todo o meu processo para conseguir realizar o mestrado teve ajuda de um dos meus mestres. E, lógico, a prova para ingresso no mestrado estava fácil, graças a todo conhecimento que construí no campus”, destaca. Sobre o futuro, Adriana disse que sempre sonhou em fazer o mestrado, estando empolgada, com um pouco de medo, mas confiante.

A USP, em São Carlos, também foi a escolha de Vitória Lia Bosco Iotti, que se formou no meio do ano de 2023. Ela é aluna regular do IQSC e WhatsApp Image 2024 03 04 at 21.29.15 estuda Físico-Química, com o tema em Química Ambiental – Efluentes. “Minha trajetória foi bem tranquila. Sempre tive o sonho de fazer o mestrado e, quando vi as inscrições abertas, corri para fazer e, graças a Deus, consegui passar. O campus de São João foi muito importante para mim no quesito de ter o apoio e incentivo dos professores para continuar o estudo e ir para a área da pesquisa. Particularmente, tenho um amor gigante pelo IF e por todos os docentes e funcionários, que sempre me trataram muitíssimo bem”, conta. Sobre o futuro, diz estar bem ansiosa para iniciar a pesquisa e começar a estudar mais sobre a área que escolheu. “Acho que a química ambiental é maravilhosa e tem tudo para crescer cada dia mais. Passei a me interessar pelo tema nas aulas na graduação, onde comecei a pesquisar mais sobre o tema e hoje é no que trabalho e me vejo trabalhando para sempre”. 

Química inorgânica: Associação entre Doença de Alzheimer e Diabetes Mellitus. Interação entre proteínas amiloides, toxicidade celular e desenvolvimento de agentes teranosticos... esse é o tema trabalhado no mestrado da UFSCAR, pela acadêmica Ana Carla Cândido da Silva, formada no IF em 2023. “Minha família, desde pequena, me falava para eu fazer uma faculdade; depois um mestrado, um doutorado e nunca parar com os estudos. Então, sempre quis fazer o mestrado, porém, não sabia por onde começar. Tive o auxílio de muitos professores do IF para tirar minhas dúvidas, principalmente da Carol, que me apresentou a docente que foi sua orientadora. Nisso, tive a oportunidade de conhecer o campus da UFSCar, os laboratórios e me interessei muito pela linha de pesquisa. Foi então que decidi onde faria meu mestrado”, explica. Ana destacou que o Campus São João sempre foi um grande incentivador. “Todos os professores sempre falavam para que nunca parássemos depois da graduação; para sempre irmos em busca de mais conhecimento, e todo esse incentivo foi um estímulo muito grande para prosseguir com os estudos. Espero que o mestrado me traga grandes aprendizados e crescimento intelectual e pessoal. Vai ser um WhatsApp Image 2024 03 04 at 09.30.42momento de desafios completamente novo e, futuramente, pretendo fazer o doutorado, também nessa área da química”.

CapturarA coordenadora do curso, professora Carolina Riverin Cardoso conta que sempre acompanhou o trajeto das alunas, sua dedicação e comprometimento ao longo dos anos. “O primeiro passo para se tornar uma cientista é a curiosidade e eu sempre percebi o quanto elas amavam as aulas experimentais e eram curiosas a respeito dos fenômenos. Quando soubemos da aprovação das alunas no mestrado da UFSCar e USP, ficamos muito felizes, com sentimento de dever cumprido. O mestrado vai ampliar as perspectivas profissionais das meninas e, ao enfrentar os desafios acadêmicos, elas fortalecerão sua autoconfiança e capacidade de liderança, além de muitas experiências que enriquecerão sua trajetória profissional e pessoal”, enfatizou. 

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 05/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 04/03/24
  • 14h42

Um dos aspectos mais relevantes da vida acadêmica é a produção científica. Porém, como fazê-la corretamente? E como torná-la mais acessível e palatável?
Para responder a estas e outras questões, a Coordenação Científica da Unifeob promove o Meeting de Pesquisa, evento realizado desde 2019, em parceria com o Laboratório de Letramento Técnico-Científico (Laletec) e o Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São João da Boa Vista (IFSP-SJBV).
Participe do 6° Meeting de Pesquisa e estruture seu projeto para o Edital de Iniciação Científica, tecnológica e de extensão da Unifeob.
É só acessar o link no dia e hora do evento! Link:  meet.google.com/iga-sbom-nty
 
WhatsApp Image 2024 03 04 at 10.05.241
 
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 04/03/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 04/03/24
  • 10h21

A Coordenação do Bacharelado em Ciência da Computação torna pública a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos abaixo e convida a comunidade interna e externa para prestigiar as defesas.

ExchangeU: Uma aplicação híbrida desenvolvida como guia colaborativo para intercambistas universitários
 
Aluna: Laís Barros Nogueira
Orientadora: Fernanda Carla de Oliveira
Banca: Breno Lisi Romano | Gustavo Aurelio Prieto
 
Dia: 05/03/2024,  às 17h,  no Auditório do Bloco A
 
Estratégias para mitigação de falsificação de requisições em aplicações Web
 
Aluno: Víctor Barsanele de Andrade
Orientador: Roan Simões da Silva
Banca: Everton Rafael da Silva | Luiz Angelo Valota Francisco
 
Dia: 07/03/2024,  às 17h30,  no Auditório do Bloco A
 
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 01/03/2024

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 01/03/24
  • 07h24

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI) comunica a publicação do Edital Nº 8/2024 - DRG/SBV/IFSP, de 23/02/2024, para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do IFSP - Edição 2024.

As inscrições estarão abertas através do SUAP (módulo "Pesquisa" / "Editais"), em regime de fluxo contínuo, no período de 06/03/2024 a 06/12/2024. 

 

Documentos importantes:

Edital DRG-SBV nº 08/2024

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 27/02/24
  • 12h59

Prezados pais e responsáveis dos alunos e alunas dos primeiros anos dos cursos Técnicos Integrados de Eletrônica e Informática

Dia 06/03, quarta-feira, às 19h10, no auditório do Bloco A, vamos realizar a primeira reunião de pais e responsáveis com o objetivo de dar as boas-vindas às famílias, orientar quanto as atividades acadêmicas, Programas de Assistência Estudantil, autorização para entrada e saída fora dos horários estabelecidos e outros combinados.

E, ainda, esperamos, também, ter a oportunidade de ouvir das famílias em suas expectativas.

Aos pais que não conseguirem estar presentes, estaremos à disposição para agendar um outro dia e horário através do WhatsApp (19) 3634 1109.

Aguardamos vocês!!!!

2 de junho de 2022 18h30

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 27/02/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 27/02/24
  • 11h52

O Cursinho Popular Sanjoanense já transformou a vida de muitas famílias. Em 2022, foram 29 alunos aprovados em 31 vestibulares. Ano passado, 38 estudantes conquistaram vagas em 54 provas.  São  estudantes que entraram em universidades estaduais e federais, além de bolsistas na Unifae São João (melhor Centro Universitário do Brasil entre as autarquias).

Dando continuidade ao projeto, já estão abertas as inscrições  para o processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 70 vagas, destinadas a jovens e adultos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído os seus estudos, preferencialmente, em escolas públicas, ou que sejam estudantes bolsistas integral em escolas privadas, com a devida comprovação. Haverá reserva de vagas para candidatos com necessidades especiais e para negros, conforme previsto no edital.


As inscrições estarão abertas até o dia 29 de fevereiro e serão realizadas, exclusivamente, mediante o preenchimento de formulário online disponível no site: https://saojoao.sp.gov.br/cursinho-popular-sanjoanense-edicao-2024 

Início das aulas
O Cursinho Popular  está programado para ter início em 8 de abril, com conclusão prevista para 15 de novembro. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h45, na Unifae.

Parcerias
O projeto é fruto da parceria entre o Instituto Federal de São Paulo - Campus São João, Academia de Letras, Unesp, Unifae e prefeitura. Mais informações  podem ser obtidas pelo e-mail  

m 41 0 1 16022024115957

 

Texto adaptado de produção original da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 27/02/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 27/02/24
  • 08h47

Vagas para os cursos de Administração e Manutenção e Suporte em Informática. Publicada a 1º Convocação para Matrícula. Os candidatos convocados deverão efetuar a matrícula de 28/02 a 03/03/2024, através de formulário próprio.

 

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 26/02/24
  • 18h11

Convite à comunidade para aula inaugural no dia 29/02: "Ética em pesquisa e integridade acadêmica em Humanidades"

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 24/02/24
  • 12h21

Divulgado o resultado da seleção de bolsista para  o Programa institucional de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

Resultado

Ascom - IFSP  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 04/03/2024

------------------------------------------------------

Programa institucional de bolsas de iniciação científica e tecnológica do IFSP - Edição 2024 - Edital DRG-SBV nº 043/2023, de 21 de setembro de 2023.

Projeto: “A curricularização da extensão no Instituto Federal de São Paulo: estudo de caso do campus São João da Boa Vista”.

Orientador: Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini

Objetivo Geral: Caracterizar e compreender a iniciativa de Curricularização de Extensão da Rede federal em seus cursos de nível superior por meio de um estudo de caso do campus São João da Boa Vista, considerando o potencial transformador do ensino que essa perspectiva trará e pela possibilidade de se consumar os pilares da instituição e de sua prática acadêmica, dentre os quais se destacam a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e os impactos sociais e acadêmicos advindos da interação dialógica instituição-comunidade.

Objetivos Específicos:
-Compreender a Curricularização da Extensão através do contato com a literatura específica e pesquisa documental sobre leis, diretrizes e documentos, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Político-Pedagógico e Projetos pedagógicos de cursos, associados ao IFSP e ao campus lócus de estudo

- Caracterizar os elementos de força, fraqueza, oportunidade e ameaça (SWOT-FOFA) que se observa das iniciativas de CE nos cursos superiores do campus São João da Boa Vista;

- Produzir artigos científicos e metodologias de estudo que auxiliem no conhecimento mais aprofundado sobre as ações de Sensibilização, Implantação e Consolidação da CE adotadas nos cursos superiores do IFSP-SBV, visando aprimorar essas práticas e criar memórias das iniciativas adotadas.

Pré-requisitos: Ter bom desempenho acadêmico; habilidades de pesquisa na web, seleção e curadoria de materiais e recursos online; habilidades e noções de comunicação em português e inglês; habilidades no uso de Word, Excel e programas similares; ter currículo lattes; ter conta bancária; não ter vínculo empregatício; não ter outra bolsa pesquisa ou extensão.

Público-alvo: Alunos matriculados nos cursos de graduação (bacharelado, tecnologia ou licenciatura) ou de ensino médio (4º ano)  do Campus São João da Boa Vista.

Vagas: 1 vaga para bolsista.

Bolsa: R$ 700,00 mensais, vigência de até 9 meses (de março a novembro/2024).

Interessados deverão enviar e-mail com assunto PIBIFSP-2024 para: , até o dia 29 de fevereiro de 2024.

No e-mail deve constar: 

1) nome completo; 2) prontuário; 3) curso e módulo; 4) telefone para contato; 5) carta de intenções; 6) histórico escolar atualizado; e 7) disponibilidade para atuar no projeto de iniciação científica (períodos e horários).

O resultado será divulgado em 01 de março de 2024 (*para início imediato no projeto)

*Este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq em “Humanidades” do IFSP-SBV.

 

Ascom IFSP/Campus São João da Boa Vista
Publicado em 23/02/2024
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 23/02/24
  • 07h24
Fim do conteúdo da página