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Página inicial > Todas as notícias publicadas aos alunos > Notícias aos alunos - IFSP Campus São João da Boa Vista
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No Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP - Campus São João da Boa Vista, desde o primeiro semestre os alunos estão envolvidos em um projeto extensionista anual, que integra as turmas para o atendimento de uma demanda da comunidade externa.

Os ingressantes (Profa. Dra. Fernanda Oliveira) conheceram os princípios da cultura extensionista e elementos necessários para o desenvolvimento aplicado a programas e projetos de extensão tendo o estudante enquanto protagonista em atividades extensionistas. Alunos do Projeto de Extensão 3 (Prof. Dr. Lucas Labigalini) relacionaram o escopo do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e realizaram uma oficina considerando diferentes produtos e soluções tecnológicas para tratar do tema "Sustentabilidade: Tecnologia da Informação-TI Verde e Logística reversa". No Projeto de Extensão 4 (Prof. Me. Gustavo Prieto) elaboraram a documentação do banco de dados e inseriram os dados para viabilizar os testes e consultas. Os formandos, por sua vez, planejaram e implementaram o projeto de desenvolvimento de software (demandado pela comunidade externa) nas disciplinas Projeto Integrador em Desenvolvimento de Software (Prof. Dr. Breno Lisi Romano e Profa. Dra. Fernanda Oliveira) e Prática em Desenvolvimento de Software (Prof. Dr. Breno Lisi Romano e Prof. Me. Everton Rafael da Silva).

Em 2024, a empresa Blackion solicitou uma parceria com o curso BCC para desenvolvimento de uma solução inovadora para o mercado de logística e operações industriais. Este projeto recebeu o nome de Alectrion. Uma das principais características é a tecnologia de rastreamento em tempo real, que possibilita monitorar a localização exata das baterias, assim como identificar em qual unidade ela se encontra. Além do desenvolvimento deste sistema, o Projeto Anual de Extensão teve como objetivo identificar os impactos sociais, econômicos e ambientais da utilização de bateria de íon de lítio como fonte de energia limpa, visando propor práticas de governança ambiental, social e corporativa à empresa parceira do projeto e discutir com a comunidade o descarte ambientalmente adequado de baterias.

O investimento mundial em novas infraestruturas de energias renováveis ​​tem sido o dobro do investimento em novas energias em combustíveis fósseis e nuclear (Dominish; Nick; Teske, 2019). Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável é "assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos" e, para tanto, busca-se a transição para o uso de energia 100% renovável (ONU, 2015).

Segundo Dominish, Nick e Teske (2019), como "as tecnologias de energia renovável, os veículos elétricos e o armazenamento de baterias requerem grandes volumes de materiais ambientalmente sensíveis", é essencial uma gestão adequada desses materiais e tecnologias para evitar novos impactos sociais e ambientais ao longo da cadeia de abastecimento. A demanda pelos metais para baterias de íon de lítio (cobalto, lítio, níquel, manganês), turbinas eólicas e veículos elétricos (neodímio e disprósio) e painéis solares (cádmio, índio, gálio, selênio, prata, telúrio) provavelmente causará um aumento na mineração e algumas das consequências são poluição e contaminação da água e dos solos agrícolas por metais pesados e os impactos na saúde dos trabalhadores e das comunidades vizinhas. Portanto, a reciclagem e o abastecimento responsável são fundamentais para melhorar a sustentabilidade da transição para as energias renováveis.

O aumento da tecnologia limpa, a curto prazo, provavelmente causará um aumento da extração mineral devido aos metais utilizados nas baterias, turbinas eólicas, painéis solares e veículos elétricos. O aumento da mineração, por sua vez, ocasiona impactos ambientais e sociais. Especificamente em relação às baterias de íon de lítio, objeto de estudo neste projeto, além da reciclagem e o abastecimento responsável serem fundamentais para melhorar a sustentabilidade da transição para as energias renováveis, destaca-se a importância no monitoramento de alguns parâmetros visando o melhor aproveitamento do potencial energético e segurança na sua utilização.

Projeto Alectrion:

Oficinas realizadas:

foto1Sala de aula e estudantes da E.E. Domingos Teodoro de Oliveira Azevedo (Ginasinho), discentes do Projeto de Extensão 3 com o Prof. Dr. Lucas Labigalini.

 

 

 

Leia mais aqui <https://www.sbv.ifsp.edu.br/component/content/article/17-noticias-publicadas/pagina-inicial/ultimas-noticias/2008-alunos-do-bacharelado-em-ci%C3%AAncia-da-computa%C3%A7%C3%A3o-levam-tecnologias-%C3%A0-escola-p%C3%BAblica>


Alunos da disciplina Projeto de Extensão 1, ministrada pela Profa. Dra. Fernanda Oliveira, realizaram uma atividade aplicada com os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Informática e Eletrônica) do Campus IFSP-SBV em parceria com os professores Dr. Cassio Ricardo Carvalho Moreira Junior, Me. Paulo José Evaristo da Silva e Dra. Thais de Oliveira Ferrasso. foto2

 

 

 

 

 

Saiba mais aqui <https://www.sbv.ifsp.edu.br/component/content/article/17-noticias-publicadas/pagina-inicial/ultimas-noticias/2015-bcc-faz-atividade-interdisciplinar-com-alunos-do-ensino-m%C3%A9dio>


Mostra do Projeto Final do Curso com os alunos que desenvolveram o Alectron e professores Dr. Breno Lisi Romano, Me. Everton Rafael da Silva e Dra. Fernanda Oliveira

foto3

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Alunos da disciplina Projeto de Extensão 2, ministrada pela Profa. Dra. Fernanda Oliveira, na Oficina de Resíduos Sólidos realizada na EE Domingos Teodoro de Oliveira Azevedo (Ginasinho). WhatsApp Image 2025 02 19 at 08.33.55

 

 

 Referências:
DOMINISH, Elsa; FLORIN, Nick; TESKE, Sven. Responsible Minerals Sourcing for Renewable Energy. Report prepared for Earthworks by the Institute for Sustainable Futures, University of Technology Sydney, 2019. Disponível em <https://earthworks.org/wp-content/uploads/2019/04/Responsible-minerals-sourcing-for-renewable-energy-MCEC_UTS_Earthworks-Report.pdf>. Acesso em 17 jan. 2024.

ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Organização das Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em 17 jan. 2024.

 

 
Texto: Profa. Dra. Fernanda Oliveira
Revisão: Ascom - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 19/02/2025
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  • não publicado
  • 19/02/25
  • 08h34

Submissões de projetos até o dia 19 de fevereiro de 2025.

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Campus São João da Boa Vista informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Ciência e Tecnologia do IFSP (PACTEC).

O Edital tem por objetivo a formação de cadastro de reserva de projetos de pesquisa do IFSP - Campus São João da Boa Vista, que visem a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras, inclusive para participação em competições, feiras e mostras de natureza científica ou tecnológica com abrangência estadual, nacional ou internacional especificamente para alunos dos cursos integrados.

As informações detalhadas sobre o programa podem ser acessadas por meio do seguinte link: PACTEC - IFSP.

As submissões de projetos devem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro de 2025, próxima quarta-feira, até às 23h59.  Para mais informações, recomenda-se a consulta ao edital disponível no seguinte link: Submissão de Projetos - IFSP.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 18/02/2025
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  • não publicado
  • 18/02/25
  • 07h17

Leia o Comunicado com atenção e siga todas as instruções para efetuar a Rematrícula referente ao 1º semestre letivo de 2025.

 

O que é rematrícula?

A rematrícula é obrigatória para os estudantes dos cursos regulares, inclusive os que estão com matrícula trancada, matrícula vínculo ou apenas com pendência de entrega de TCC/ Estágio / Atividades Complementares, para que possam manter o vínculo e serem devidamente cadastrados nas disciplinas do seu curso. Está prevista nos artigos 55 e 56 da Organização Didática do Ensino Superior, nos artigos 175 e 176 da Organização Didática do Ensino Básico, e nos artigos 39 e 40 da Resolução 64/2017- Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu.

Quando e onde devo fazer a rematrícula?

No período de 17 a 21 de fevereiro de 2025, conforme calendário acadêmico, o aluno deverá entrar no SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública - com prontuário e senha, e realizar a rematrícula on-line conforme tutoriais:

https://drive.ifsp.edu.br/s/3U306kyPzmSPD8u#pdfviewer (pdf)

https://drive.ifsp.edu.br/s/xoWOPSUlKkREOpz (vídeo)

PERGUNTAS FREQUENTES:

Sou menor de idade posso fazer a rematrícula pelo SUAP?

SIM. Está liberada a rematrícula para menores de idade pelo SUAP conforme autorização do responsável no ato da matrícula.

Não tenho disciplina a cumprir no 1º semestre de 2025, mas preciso entregar TCC/Estágio/Atividades Complementares; preciso fazer a rematrícula pelo SUAP?

SIM. Nesse caso, o aluno deverá solicitar a matrícula vínculo no mesmo prazo previsto no calendário acadêmico.

Estava com matrícula trancada ou matrícula vínculo ou fui reprovado em todas as disciplinas no 2º semestre de 2024 e não estou conseguindo fazer a rematrícula, o que fazer?

Deverá no período de rematrícula de 17 a 21/02 de 2025:

1- Acessar o SUAP com login e senha:

2- Dados do Aluno;

3- Requerimentos;

4- Adicionar Requerimento;

5- Escolha a opção "Rematrícula";

6- Coloque o motivo na justificativa;

7- Estava com matrícula trancada ou foi reprovado em todas as disciplinas no 2º semestre de 2024: No campo de observação/justificativa, ou em documento adicionar o formulário de  Rematrícula em   Disciplinas;   Série;   Módulo   disponível   em: https://drive.ifsp.edu.br/s/Telw2fiYl0dDG9n deverá colocar todos os componentes curriculares que pretende cursar.

8- Salvar.

Observação: Não há garantia de vaga. Após o envio do requerimento, a CRA  fará  a análise levando em conta a ordem de solicitação e o número de  vagas  disponíveis no  diário da disciplina.

E se eu não fizer a rematrícula?

A listagem dos alunos que não efetuarem rematrícula será encaminhada à Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) para avaliação de desistência ou autorização de matrícula fora do prazo, devendo o aluno aguardar a regularização da situação, pela CRA, antes de voltar a acompanhar as aulas.

Dúvidas:

Em caso de dúvidas, o atendimento da CRA é pelo e-mail: cra.sbv@ifsp.edu.br ou WhatsApp 19-98412-0022.

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/02/2025

 

 

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  • não publicado
  • 17/02/25
  • 07h07

Nova lei regulamenta uso de celulares e dispositivos eletrônicos no ensino médio

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) anunciou as diretrizes para o uso de dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, tablets e relógios inteligentes, em seus campi (Ofício nº 8/2025 - PRE-RET/RET/IFSP). As normas seguem a Lei nº 15.100/2025, sancionada em 13 de janeiro de 2025, que regulamenta o uso desses aparelhos em instituições de educação básica. O objetivo é criar um ambiente escolar mais adequado ao aprendizado, ao bem-estar e à saúde mental dos estudantes.

A partir do próximo ano letivo, o uso de dispositivos eletrônicos será proibido durante o período de aulas, incluindo salas de aula, intervalos e atividades extracurriculares. Os aparelhos deverão permanecer desligados durante toda a jornada acadêmica, exceto quando forem utilizados como recurso pedagógico ou em atividades supervisionadas por docentes. Estudantes com deficiência que necessitem de auxílio tecnológico terão permissão para usar seus dispositivos, conforme orientação do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).

Comunicação com familiares

Em casos de necessidade de comunicação com pais ou responsáveis durante o horário escolar, os estudantes deverão informar a Diretoria Adjunta Educacional ou setores indicados. A instituição avaliará a situação e indicará um local apropriado para a realização da ligação.

Aplicação e sanções

As normas são destinadas exclusivamente aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de nível médio do IFSP, com exceção dos cursos PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). O descumprimento das regras será tratado conforme o Regime Disciplinar Discente do IFSP (Portaria Normativa nº 96/2023).

Ações de conscientização

Para garantir a efetividade da nova legislação, o IFSP promoverá ações de conscientização sobre os impactos dos dispositivos eletrônicos no ambiente educacional. Além disso, a instituição ampliará os canais de comunicação com pais e responsáveis e oferecerá suporte à saúde mental e ao bem-estar emocional dos estudantes.

Colaboração da comunidade escolar

O IFSP reforça a importância do diálogo com estudantes, famílias e servidores para a conscientização sobre o uso responsável de dispositivos eletrônicos. Reuniões orientativas serão realizadas nos campi para esclarecer as novas diretrizes e garantir sua implementação.

IFSP

 

Fonte: Ascom Reitoria IFSP
Publicado em 13/02/2025
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  • não publicado
  • 13/02/25
  • 07h46

 
O presente Processo Seletivo tem como objetivo a seleção de professores para as turmas do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede  Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – RFEPCT - Partiu IF 2025 -  IF SÃO PAULO.

Poderão se inscrever no processo seletivo:

- Funcionários públicos efetivos federais, estaduais, distritais ou municipais pertencentes ao quadro de pessoal da administração direta, autárquica ou fundacional graduados em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física ou áreas correlatas;

- Servidores efetivos - Professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Técnicos administrativos do Instituto Federal, graduados em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física ou áreas correlatas;

- Estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação de instituições públicas de ensino com graduação em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física ou áreas correlatas.

- Estudantes matriculados, a partir do sexto período em instituições públicas de ensino, nos cursos de graduação em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química ou Física ou áreas correlatas.

Todos os professores selecionados atuarão na instituição na condição de bolsistas e receberão o valor fixo de R$1.430,00 (mil quatrocentos e trinta reais) mensais.

A carga horária será de 10 horas semanais, compreendendo o período de 10 meses.

Inscrições:  10/02/2025 a 17/02/2025  
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Edital nº 08/2025 - Programa Partiu IF seleciona professores para 33 campi do IFSP

Funcionários públicos de diferentes esferas e estudantes de graduação e pós-graduação de instituições públicas de ensino podem participar do processo seletivo para professores do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica — PartiuIF.

O programa visa oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, e recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No Instituto Federal de São Paulo (IFSP), são 132 vagas para professores das disciplinas de Português, Matemática e Ciências da Natureza, os quais lecionarão em 44 turmas distribuídas em 33 campi no estado: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Cubatão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Presidente Epitácio, Piracicaba, Pirituba - São Paulo, Rio Claro, Registro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga.

A carga horária de trabalho será de dez horas semanais, compreendendo o período de dez meses. Todos os professores selecionados atuarão no IFSP na condição de bolsistas e receberão o valor fixo de R$1.430,00 por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), também responsável pelo processo seletivo.  

As inscrições devem ser realizadas por meio doformulário disponível aqui, no período de 10 a 17 de fevereiro de 2025. A seleção se dará em fase única, por meio de análise dos documentos enviados pelos candidatos.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis noEdital Fadema  nº08/2025. Leia atentamente todo o edital antes de realizar sua inscrição.

Partiu IF

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP),  em colaboração com Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), ambas do Ministério da Educação, ofertará 44 turmas do Programa Partiu IF distribuídas no Estado de São Paulo; serão oportunidades destinadas a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental vindos de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou com deficiência. Os jovens terão aulas e atividades com conteúdos alinhados ao processo seletivo de cursos técnicos articulados ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal.

Saiba mais sobre oPartiu IF aqui.

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 12/02/2025
Atualizado em 13/02/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 12/02/25
  • 07h43

WhatsApp Image 2025 02 14 at 22.39.003Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, o IFSP Campus São João da Boa Vista realizou a Cerimônia de Formatura dos alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Informática, Administração, Automação Industrial e Manutenção e Suporte em Informática. O evento aconteceu  no Teatro Municipal e contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, demais servidores do Instituto, familiares e convidados. Na ocasião, o diretor geral do Campus, Prof. Dr. Diego Valente, destacou a importância da formação de tantos jovens para o mercado de trabalho. Lembrou ainda que, graças ao esforço de cada um deles, bem como devido à excelência do ensino do instituto federal, muitos prosseguirão suas carreiras em cursos superiores, por terem sido aprovados em várias instituições de renome por todo o país. Enfatizou, também, o papel desempenhado pelo órgão federal, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

CONHEÇA OS FORMANDOS:

Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio 

Ana Julia da Silva Pezzotte
Caiky Neves Rodrigues
Diogo Santamarina
Emilly Muniz Fantin Soares
Emily Almeida Abreu
Erik Rodrigues da Silva de Oliveira
Gabriel Germano Da Silva
Giovanna Ferraz Pereira
Hellen Indrigo Perez
Isabella Delalibera Francioli
Isabelly Vallim Varanda
João Gabriel de Freitas
João Pedro Santos Novais
Jordana Rabelo Pezzotti
Juliana Aparecida de Carvalho
Julya Gabriela Borges da Silva
Leticia de Fátima Augusto da Silva
Leticia Ferreira Romão
Mariana Helena de Oliveira Glockshuber
Matheus Domingos Paneto
Matheus Leandrini Gimenes
Nickole Pagani Fermino
Nicole Ortolan da Silva
Pedro Henrique Rezende Zavarize
Rhannye Lara Miguel da Silva
Sarah Gomes Crispim
Sofia Lodi Basiles
Yohanna de Araújo Garcia

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio  

Adrian Diniz de Lima
Ana Carolina Moreira Ferreira
Ana Clara Ferreira
Ana Clara Silva Felix
Ana Julia Biazoto Silva
Ana Júlia Tavares de Almeida
Ana Laura da Silva
Ana Luiza de Oliveira Masteguin
Antonio Carlos Fernandes Junior
Árika Luise Pacheco Sant'Ana
Augusto Mendes Ragassi Sansana
Bianca de Oliveira Schiavo
Bruno Granate Candido
Carlos Alexandre Costa Junior
Cauê de Godoy Santos
Emanuelli Marcondes de Luca
Emily Pereira Amorim
Francieli Domenciano Sossai
Giovanna Francisco Ansani
Heloísa Vieira Faustino
Isaac Vidal Diogo
Kauã Estevez Nogueira
Khaiky Andrey Antonio da Silva
Laisa Milena de Matos Silva
Maria Eduarda Machado Quintino
Maria Luiza do Nascimento Flor
Matheus Antonio Paina de Sousa
Mayssa Francisca Moreno
Paulo Roberto Concentine Neto
Pedro José Cardoso Marcondes
Victória Ferreira Lemes
Yasmin de Oliveira Silveira

Técnico em Administração

Alessandra Gregório Ferreira
Amanda Fernandes Sanches
Bianca Freitas Alves
Camilly Neves Rodrigues
Flávia Eduarda Quintiliano dos Santos
Gabriel Andrade da Costa
Gislayne Fortini de Souza
Guilherme Ojeda dos Santos
Inarai Heloa Bertolucci
Otávio Silva Teixeira Dourado
Pedro Antônio Guimarães dos Santos
Pedro Silva Teixeira Dourado
Raynah Raphaela Oliveira de Medeiros
Robson Luis dos Reis Paiva
Thalita Daniela Justimiano Nassar
Valentina Camargo
Vitória Marques Lima
Walter Roberto da Silva Junior

Técnico em Automação Industrial 

Ana Clara Silva Felix
David Marlon Camelo
Emerson de Farias Ferreira
Erik Stanguini
Kaio Gabriel Santana Prata
Lucas Otávio Muniz de Oliveira
Maria Rita De Cássia Mariano
Matheus Pablo Gonçalves Gomes
Othávio Caño Sansana Jacinto
Rafael Granate Carociero
Vinicius domingos de Souza
Yasmin de Oliveira Silveira

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Alisson Wesley Garcia Costa
Fabricio Ferreira Martins
Felipe Faquieri Chiosane
Gabriel Henrique Gerbelli
Gildo Francisco de Pádua Docema
João Baptista Antonio Tamaso neto
João Gabriel Pitarello de Castro
Joao Vitor Pimenta da Costa
Jorge Henrique da Silva
Luiz Henrique Camilo
Pedro Henrique Tabarin Missaci
Rennan Moraes Assis
Samuel Fernando da Silva
Thiago Perinoto Correa
Vander Welazkez Lopes Câmara Carneiro

 

Acompanhe algumas fotos!

 

Convite Público

 

Autoridades e homenageados

 

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/02/2025
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  • não publicado
  • 17/02/25
  • 07h48

Matrículas no período de 13 de fevereiro de 2025 até 19 de fevereiro de 2025.

A Diretoria Adjunta Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São João da Boa Vista, de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público por meio deste comunicado a Convocação para Matrícula referente ao EDITAL UNIFICADO DE TRANSFERÊNCIA DOS CURSOS SUPERIORES - EDITAL IFSP N.º 164, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2024.

Acesse aqui:

 

CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA

O(a)s candidato(a)s DEFERIDO(A)S no Resultado final e orientações para matrícula do Edital IFSP N.º 164, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2024 (disponível em https://www.ifsp.edu.br/images/2025/02-fevereiro/Resultado_Final-SUP_20251.pdf, página 26) estão CONVOCADO(A)S para matrícula por Reopção de Curso, Transferência Interna e Externa, Reingresso e Portador de Diploma de graduação, que será de forma eletrônica no período de 13 de fevereiro de 2025 até 19 de fevereiro de 2025.

Cada candidato deverá enviar os documentos, de forma eletrônica, conforme instruções a seguir: 

a) Candidatos a transferência por reopção de curso (alunos do IFSP São João da Boa Vista que estão migrando de um curso para outro) e reingressantes:

O candidato deve enviar e-mail para cra.sbv@ifsp.edu.br informando no título – “SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA – EDITAL 164/2024 – Nome do candidato completo” e anexando no mesmo o seguinte documento:

  1. Formulário de Matrícula Específico para os cursos superiores (PDF editável, baixe em seu computador, preencha e salve novamente), disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1iWEn4A5csk3TeGRgj5NraANXox9Qa9if/view

b) Demais candidatos: 

O candidato deve enviar e-mail para cra.sbv@ifsp.edu.br informando no título – “SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA – EDITAL 164/2024 – Nome do candidato completo” e anexando no mesmo os seguintes documentos:

  1. Documento de identificação oficial com foto e número de CPF (RG, carteira de habilitação);
  2. Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou, ainda, certificado de dispensa militar (apresentação obrigatória para homens entre 18 e 45 anos);
  3. Comprovante de endereço atualizado; 
  4. Certidão de quitação eleitoral, https://www.tse.jus.br/;
  5. Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio;
  6. Uma foto 3X4 recente;
  7. Formulário de Matrícula Específico para os cursos superiores (PDF editável, baixe em seu computador, preencha e salve novamente), disponível no link: 
    https://drive.google.com/file/d/1iWEn4A5csk3TeGRgj5NraANXox9Qa9if/view
  8. APENAS PARA MATRÍCULAS DO TIPO "TRANSFERÊNCIA EXTERNA": A matrícula é condicionada a entrega de comprovante de conclusão do primeiro semestre ou algum documento com previsão de término. No caso da declaração de previsão de término, o(a) candidato(a) terá direito à expectativa da matrícula, que somente será efetivada após a entrega efetiva do comprovante de conclusão do primeiro semestre. Nesse caso, os documentos devem ser enviados para o e-mail: cra.sbv@ifsp.edu.br

*Os demais documentos serão aproveitados do processo de transferência. Qualquer documento que estiver ilegível será solicitado novamente, por email,  pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), que se reserva ao direito de ter a sua exigência sobreposta a essa convocação. O prazo para efetivação da matrícula, nesses casos, permanece o mesmo e a CRA  pode não efetivar a matrícula caso o(a) candidato(a) não atender a exigência realizada na forma e prazo exigido.

Somente serão efetivadas as matrículas para os candidatos que apresentarem a documentação completa, incluindo as observações nas listas publicadas a seguir. Casos específicos poderão ser acertados com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) pelo e-mail cra.sbv@ifsp.edu.br. A garantia da matrícula está condicionada ao envio de todos os documentos pelo candidato ou procurador ou seu representante legal para candidatos com idade inferior a 18 anos, nas datas estabelecidas. 

Observações importantes: 

1) As matrículas serão efetivadas no semestre indicado. Durante o período de matrícula ou após o início das aulas (conforme prazo definido em calendário) o(a) estudante deverá contatar a coordenação do curso para discussão sobre eventuais aproveitamentos de estudo. 

2) Quaisquer dúvidas imediatas ou encaminhamentos podem ser esclarecidas juntamente aos coordenadores de curso, conforme contato que segue: 

Curso - Bacharelado em Ciência da Computação - Coordenadora Fernanda Carla de Oliveira  - fernanda.oliveira@ifsp.edu.br

Curso - Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação - Coordenador Muriell de Rodrigues e Freire- muriell@ifsp.edu.br

Curso - Tecnologia em Processos Gerenciais - Coordenador Gilson Rogério Marcomini - gilsonmarcomini@ifsp.edu.br

Curso - Tecnologia em Sistemas para Internet - Coordenador Luiz Angelo Valota Francisco- lavfrancisco@ifsp.edu.br

3) A data de início das aulas será divulgada no site institucional do IFSP campus São João da Boa Vista (https://www.sbv.ifsp.edu.br/). Os horários e locais das salas serão disponibilizados na aba "ensino", conforme link: https://www.sbv.ifsp.edu.br/consulta-de-horarios

Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contato com cra.sbv@ifsp.edu.br ou diretamente com os coordenadores de curso. 

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 10/02/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 10/02/25
  • 07h53

A Direção Geral do IFSP - Campus São João da Boa Vista emitiu o Comunicado DRG-SBV nº 01/2025, que trata sobre prevenção e cuidados contra a dengue e picadas de mosquitos (pernilongos), no âmbito do campus.

 

Leia o documento na íntegra.

 

Ascom IFSP  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/02/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 07/02/25
  • 14h30

IMG 20241125 213442082Os alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências naturais, habilitação em Química e Física elaboraram jogos educativos para auxílio ao Ensino de Ciências e na alfabetização científica. Essa construção ocorreu no âmbito da disciplina "Ciências e educação: metodologia e materiais didáticos", sob coordenação dos docentes  José Roberto Serra Martins e Lucas Labigalini Fuini.

Os jogos educativos foram produzidos durante as aulas e foram aplicados e testados por meio de aulas simuladas. Nesse componente curricular, trabalhou-se com as concepções de Metodologias ativas e abordagens colaborativas. 

 

Proposta 1 - Bingo sobre Tabela periódica

Grupo: Ana Flávia, Monique e João Octávio

O jogo se baseia em cartelas com número atômico e símbolo do elementos químicos. Uma pessoa "canta" e  sorteia um número que é associado a um elemento químico. Durante a dinâmica pode-se aproveitar para se oferecer explicações sobre o elemento químico sorteado. Aquele que completar todos os campos da cartela mais rapidamente ganha o jogo.

Proposta 2 - Jogos de cartas: elementos químicos

Grupo: Bernardo e Manuela

Foram propostos dois jogos de cartas para se trabalhar elementos químicos e suas propriedades, com base na Tabela periódica. O primeiro jogo foi baseado no jogo "Paciência", recebendo o nome de "Periciência". Aquele que primeiro organizar as cartas em ordem (na conformidade com a Tabela periódica), ganha o jogo. O outro jogo, "Ligações químicas", se baseia nas regras do jogo de cartas "Escopa". A ideia é que cada jogador tire cartas da mesa e monte ligações químicas corretamente. Ganha quem conseguir formar o maior número de Ligações corretamente. 

Proposta 3 - Jogo "Torta na cara"

Grupo: Rafael e Bruna      

Com base em um banco de questões sobre Física, Química e Ciências, dois jogadores tentar acertar uma questão, sendo que o primeiro a responder será aquele que bater a mão primeiro em um sensor com luz. Se responder corretamente, pode jogar uma torta no rosto do oponente. Esse jogo, já bastante popular, pode ser adaptado a diferentes contextos, com adaptações quanto ao formato de se definir quem responde e o tipo de castigo e prêmio. 

Tanto os docentes quanto os discentes avaliaram positivamente a atividade avaliativa e concluíram que os jogos educativos e pedagógicos trazem possibilidades interessantes ao se propiciar aprendizagem ativa e colaborativa, já que instigam curiosidade, envolvimento e atenção, sendo importante também contextualizá-los em relação ao conteúdo e temática que se está trabalhando. 

Acompanhe algumas fotos!

 

 

Texto: Professor Lucas Fuini
Revisão: Ascom IFSP  - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/02/2025
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  • não publicado
  • 07/02/25
  • 08h34

Neste mês de fevereiro de 2025 serão realizadas as bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pós em Humanidades do IFSP - São João da Boa Vista.  Os interessados em assistir as defesas devem entrar em contato e solicitar à coordenação do curso pelo email (lucasfuini@ifsp.edu.br).   Acompanhe os temas, datas e horários.

 

Aluna: Sabrina de Cássia Antonio Ricetti

Orientador: Júlio César Colabardini

Título: Música e Bem-Estar Psicológico: Um Estudo com Adolescentes em um Projeto Social de Águas da Prata

Data: 06/02/2025

Horário: 17h

Banca:

Fabiana Leite Mariano

Andréia Abbiati

Aluna: Jassiara Maria Buci

Orientador: José Roberto Serra Martins

Título: Proposta de Avaliação de Políticas Públicas para a Primeira Infância no município de São João da Boa Vista (SP)

Data: 12/02/2025

Horário: 19h

Banca:

Erivelto Santiago Souza

Gustavo Aurélio Prieto

Aluna: Ariely de Souza Lagamba Palhares

Orientador: Hélio Sales Rios

Co-orientador: Lucas Labigalini Fuini

Título: Uma estratégia de promoção e qualidade de vida: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos no CRAS Durval Nicolau

Data: 10/02/2025

Horário: 19h

Banca:

Ademar Bernardes Pereira Júnior

Elias Mendes Oliveira

Aluna: Julya Cazarino Ferreira

Orientadora: Andreia Abbiati

Título: Aprendizagem baseada em problemas: metodologia e sequência didática para o 5º ano

Data: 11/02/2025

Horário: 18h

Banca:

Hélio Sales Rios

Lucas Labigalini Fuini

Aluna: Thamiris Cristiane Moraes

Orientadora: Rosana Ferrareto

Título: A intersecção de gênero, sexualidade, corporalidade e afetos no ambiente doméstico: um estudo sobre as dinâmicas familiares contemporâneas

Data: 12/02/2025

Horário: 19h30

Banca:

Andréia Abbiati

Hélio Sales Rios

Aluna: Maiara Luciana Canavezi

Orientadora: Rosana Ferrareto

Título: Desafios da educação socioemocional e a percepção dos pais sobre o espaço escolar: superando a visão assistencialista na formação integral dos alunos

Data: 12/02/2025

Horário: 20h30

Banca: 

Andréia Abbiati

Hélio Sales Rios

Aluna: Monique Macena

Orientador: Gustavo Aurélio Prieto

Título: Negligência e Vigilância: A Repressão no Asilo Arkham sob a Ótica de Michel Foucault

Data: 12/02/2025

Horário: 20h

Banca:

José Roberto Serra Martins

Lucas Labigalini Fuini

Aluna: Ana Paula de Oliveira Aguiar

Orientador: André Plez Silva

Título: A Luta das Pessoas com Deficiência: Pelo Direito de (R)Existir

Data: 11/02/2025

Horário: 19h

Banca:

Rosana Ferrareto

Hélio Sales Rios

Aluna: Jady Ellen Gerônimo

Orientador: André Plez Silva

Título: Fora do Mapa, Dentro da História: Bacurau e a Desconstrução do Saber Colonial

Data: 13/02/2025

Horário: 14h

Banca:

Erivelto Santiago Souza
Lucas Labigalini Fuini

Aluno: Pedro Antônio Hernandez Costa

Orientador: Rosana Ferrareto

Título: O jornalismo como forma de combate a desigualdade

Data: 13/12/2025

Horário: 20h

Banca:

Lincoln Amaral

Andreia Abbiati

Aluno: Leonardo Felipe Tezolin Corrêa

Orientador: Rosana Ferrareto

Título: O papel das paixões aristotélicas no discurso político de Lula e Bolsonaro

Data: 13/02/2025

Horário: 18h30

Banca:

Lucas Labigalini Fuini

Elias Mendes Oliveira

 

 
Ascom IFSP  Campus São João da Boa Vista
 
 
Publicado em 07/02/2025
Atualizado em 12/02/2025
Atualizado em 17/02/2025
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  • não publicado
  • 07/02/25
  • 08h10

Na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de São João da Boa Vista, será realizada a Solenidade de Colação de Grau dos formandos 2024 dos Cursos Técnicos.

 

FORMANDOS:

Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio 

Ana Julia da Silva Pezzotte
Caiky Neves Rodrigues
Diogo Santamarina
Emilly Muniz Fantin Soares
Emily Almeida Abreu
Erik Rodrigues da Silva de Oliveira
Gabriel Germano Da Silva
Giovanna Ferraz Pereira
Hellen Indrigo Perez
Isabella Delalibera Francioli
Isabelly Vallim Varanda
João Gabriel de Freitas
João Pedro Santos Novais
Jordana Rabelo Pezzotti
Juliana Aparecida de Carvalho
Julya Gabriela Borges da Silva
Leticia de Fátima Augusto da Silva
Leticia Ferreira Romão
Mariana Helena de Oliveira Glockshuber
Matheus Domingos Paneto
Matheus Leandrini Gimenes
Nickole Pagani Fermino
Nicole Ortolan da Silva
Pedro Henrique Rezende Zavarize
Rhannye Lara Miguel da Silva
Sarah Gomes Crispim
Sofia Lodi Basiles
Yohanna de Araújo Garcia

 

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio  

Adrian Diniz de Lima
Ana Carolina Moreira Ferreira
Ana Clara Ferreira
Ana Clara Silva Felix
Ana Julia Biazoto Silva
Ana Júlia Tavares de Almeida
Ana Laura da Silva
Ana Luiza de Oliveira Masteguin
Antonio Carlos Fernandes Junior
Árika Luise Pacheco Sant'Ana
Augusto Mendes Ragassi Sansana
Bianca de Oliveira Schiavo
Bruno Granate Candido
Carlos Alexandre Costa Junior
Cauê de Godoy Santos
Emanuelli Marcondes de Luca
Emily Pereira Amorim
Francieli Domenciano Sossai
Giovanna Francisco Ansani
Heloísa Vieira Faustino
Isaac Vidal Diogo
Kauã Estevez Nogueira
Khaiky Andrey Antonio da Silva
Laisa Milena de Matos Silva
Maria Eduarda Machado Quintino
Maria Luiza do Nascimento Flor
Matheus Antonio Paina de Sousa
Mayssa Francisca Moreno
Paulo Roberto Concentine Neto
Pedro José Cardoso Marcondes
Victória Ferreira Lemes
Yasmin de Oliveira Silveira

 

Técnico em Administração

Alessandra Gregório Ferreira
Amanda Fernandes Sanches
Bianca Freitas Alves
Camilly Neves Rodrigues
Flávia Eduarda Quintiliano dos Santos
Gabriel Andrade da Costa
Gislayne Fortini de Souza
Guilherme Ojeda dos Santos
Inarai Heloa Bertolucci
Otávio Silva Teixeira Dourado
Pedro Antônio Guimarães dos Santos
Pedro Silva Teixeira Dourado
Raynah Raphaela Oliveira de Medeiros
Robson Luis dos Reis Paiva
Thalita Daniela Justimiano Nassar
Valentina Camargo
Vitória Marques Lima
Walter Roberto da Silva Junior

 

Técnico em Automação Industrial 

Ana Clara Silva Felix
David Marlon Camelo
Emerson de Farias Ferreira
Erik Stanguini
Kaio Gabriel Santana Prata
Lucas Otávio Muniz de Oliveira
Maria Rita De Cássia Mariano
Matheus Pablo Gonçalves Gomes
Othávio Caño Sansana Jacinto
Rafael Granate Carociero
Vinicius domingos de Souza
Yasmin de Oliveira Silveira

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Alisson Wesley Garcia Costa
Fabricio Ferreira Martins
Felipe Faquieri Chiosane
Gabriel Henrique Gerbelli
Gildo Francisco de Pádua Docema
João Baptista Antonio Tamaso neto
João Gabriel Pitarello de Castro
Joao Vitor Pimenta da Costa
Jorge Henrique da Silva
Luiz Henrique Camilo
Pedro Henrique Tabarin Missaci
Rennan Moraes Assis
Samuel Fernando da Silva
Thiago Perinoto Correa
Vander Welazkez Lopes Câmara Carneiro

 

 

Convite Público

 

Autoridades e homenageados

 

 

Ascom Campus São João da Boa Vista
Publicado em 31/01/2025

  

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 31/01/25
  • 14h34

  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 24/01/25
  • 11h56

Inscrições abertas, de 27/01 a 30/01/2025, para o curso superior de Bacharelado em Ciência da Computação.
 

Chamada pública para o preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo do 1º semestre de 2025.

Curso superior na modalidade presencial - período integral e gratuito.

O presente processo seletivo destina-se, exclusivamente, aos candidatos DE REOPÇÃO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REINGRESSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.

*Os candidatos serão selecionados após análise da documentação enviada durante a inscrição.*

Cronograma – Processo Seletivo


Publicação deste Edital:  27/01/2025
Inscrição:  27/01/2025 a 30/01/2025
Publicação do Resultado e Classificação Preliminares:  03/02/2025 (após as 14h)


Recurso relativo à Classificação: 03/02/2025
Publicação do Resultado e Classificação Finais: 04/02/2025 (após as 14h)


Matrícula em Primeira Chamada: 05 a 07/02/2025
Início das Aulas p/ Alunos Contemplados: 24/02/2025

Qualquer dúvida podem encaminhar e-mail para: dae.sbv@ifsp.edu.br ou ligar para (19) 3634 -1100.

 

Acesse o Edital

 

Edital Retificado

 

Resultado do Processo Seletivo

 

Resultado Final

 

Convocação de Matrícula

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 23/01/2025
Atualizado em 03/02/2025
Atualizado em 04/02/2025
Atualizado em 06/02/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 23/01/25
  • 10h44

WhatsApp Image 2025 01 22 at 06.57.05 1

Durante os anos de 2019 e 2020, foi realizada uma iniciação científica ofertada nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química e Física, que contou com a participação da aluna Mariana Lubarino Vilas Boas e da professora orientadora e desenvolvedora do projeto, Andréia Silva Abbiati. A iniciação científica foi inicialmente financiada pelo PIBIFSP-AF, com bolsa de R$ 400,00 mensais. Posteriormente, foi convertida para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT-IFSP), sem bolsa, pois a aluna começou a lecionar durante o período da pesquisa.

A iniciação científica teve como tema: "A implementação da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de São João da Boa Vista/SP". O projeto possui como resumo:

"Com o advento da Constituição de 1988 e com a abertura política, a discussão educacional acerca da ampliação do tempo de permanência da criança na escola e, consequentemente, da efetivação de uma jornada escolar de tempo integral vem sendo ampliada e tem impulsionado a implementação de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal. Nessa mesma direção, o Plano Nacional de Educação, aprovado para o decênio 2014-2024, determinou, em sua meta 6, aumentar a oferta da educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, de forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica ao longo de sua vigência. Considerando a relevância do poder local para o processo de formulação e implementação de políticas educacionais, o objetivo do projeto é investigar a materialização da meta 6 do PNE (2014-2024) no município de São João da Boa Vista. A metodologia da pesquisa terá como referência a abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso. Os procedimentos metodológicos serão o estudo da bibliografia concernente à temática, análise documental da legislação e de outros documentos oficiais, bem como análise dos dados quantitativos relacionados ao alcance das metas e/ou estratégias previstas no plano de educação do município."

As etapas realizadas durante a iniciação foram:

  1. Levantamento de artigos relacionados à temática na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO);
  2. Análise, compilação e fichamento da bibliografia;
  3. Coleta dos planos (nacional e municipal) de educação e de documentos produzidos pelo Ministério da Educação, Prefeitura de São João da Boa Vista/SP, Câmara Municipal e Secretaria de Educação;
  4. Produção do relatório parcial;
  5. Análise dos documentos coletados;
  6. Levantamento de dados quantitativos relacionados ao cumprimento das metas e/ou estratégias da educação em tempo integral;
  7. Análise dos dados quantitativos;
  8. Elaboração do relatório final.

O primeiro procedimento, o levantamento de artigos, resultou na publicação do artigo: "A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais", publicado na Revista @mbienteeducação, e em sua apresentação na “3ª Mostra Científica”, realizada em 7 de dezembro de 2019, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

Posteriormente, o aprofundamento realizado por meio dos fichamentos dos artigos coletados levou à publicação do artigo: "A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências", na revista Política e Gestão Educacional (Online), v. 24, p. 1573-1597, 2020. Este artigo explora diferentes visões de autores sobre a educação integral e a educação em tempo integral, organizando as informações coletadas em unidades temáticas. Esse artigo também teve sua versão publicada em inglês, cuja tradução, no valor de R$ 980,00, foi financiada pelo Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos – PIPECT 2020.

Por fim, foi realizada uma análise aprofundada dos documentos oficiais de São João da Boa Vista, incluindo a Lei Orgânica Municipal, o Plano Municipal de Educação (2015-2025) e o contato direto com o Departamento Municipal de Educação, que forneceu as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. Essa etapa correspondeu à parte de análise quantitativa do projeto, na qual foram avaliados os dados divulgados pelo INEP no Painel de Monitoramento do PNE. Essa análise resultou na apresentação do projeto na 14ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) – Sudeste (2020), além da publicação do resumo expandido "A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP",  nos anais do evento. WhatsApp Image 2025 01 22 at 06.57.05

Após o encerramento da iniciação científica, decidiu-se atualizar o último artigo desenvolvido, incorporando os últimos dados disponibilizados pelo INEP no ano em que se encerra o decênio do Plano Nacional de Educação (2014-2024). O artigo completo, "A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP", foi publicado na VERUM: Revista de Iniciação Científica, em dezembro de 2024.

Os dados revelaram que São João da Boa Vista atingiu, quantitativamente, a meta 6 proposta no PNE. No entanto, é necessário envidar esforços no sentido de garantir o cumprimento da meta também do ponto de vista qualitativo, evidenciando a necessidade de novos estudos relativos à temática.

Os artigos podem ser encontrados nos links a seguir: 

https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920

https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13545

https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/1647

Resumo expandido:

https://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/23/7758-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf

 

 
 
Texto: Mariana Lubarino Vilas Boas
Revisão: Ascom IFSP -  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 22/01/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 22/01/25
  • 07h33

Informamos que o serviço telefônico no Campus São João da Boa Vista encontra-se disponível, por meio do número central (19) 3634-1100.
 
Considerando o período de matrículas e o aumento da procura por informações, informamos que o telefone direto da Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA é (19) 3634-1103.
 edital 87
 
 
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 20/01/2025
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  • não publicado
  • 27/01/25
  • 08h38

Apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tiraram nota máxima na redação (1000 pontos). O Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e permite que os estudantes concorram a vagas em universidades públicas e privadas.  Em 2024, o tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A nota da redação tem um peso importante na pontuação final e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso às universidades. No IFSP  – Campus São João da Boa Vista, dois alunos de cursos técnicos conquistaram 980 pontos, sendo que um dos avaliadores chegou a dar a nota 1000. “Uma grande atuação”, segundo o professor Andre Plez, responsável pelas aulas de redação do IF sanjoanense. Mais de 20 estudantes do último ano do técnico integrado em  informática e de eletrônica  também foram bem, com notas variando de 880 a 940. A média geral no Brasil foi de 660.

WhatsApp Image 2025 01 16 at 12.06.31Hellen Indrigo Perez, do curso técnico em eletrônica, e aprovada no curso de Jornalismo  da USP com a nota do Enem, obteve os quase mil pontos. “É uma sensação inacreditável saber que consegui chegar tão longe. E, talvez, esse seja o ponto mais alto do IFSP. Sinto que a minha experiência ao longo desses 4 anos me transformou em uma pessoa mais resiliente, capaz de enfrentar desafios, até mesmo quando não me sinto preparada para eles. Uma das minhas citações na redação foi sobre uma exposição do Museu da Língua Portuguesa, sobre línguas e cultura africana, possível graças a uma visitação lá em uma  excursão com o instituto. Se não fosse estudante daqui,  talvez eu tivesse ficado sem citação. Sou grata ao professor André Plez, que se doou imensamente ao ensino das técnicas de redação durante o ano, e foi um dos maiores responsáveis pelo bom desempenho de seus alunos – incluindo o meu”, destacou.

Isaac Vidal Diogo, do técnico em informática é outro discente que conquistou os 980 pontos. Ele também foi aprovado na USP, mas para o curso de Letras. “Ainda na escola estadual, meu coração escolheu o Instituto Federal por sua excelência em ensino. Desde o momento em que ingressei, compreendi o privilégio que era fazer parte dessa instituição e o quanto eu deveria ser grato e comprometido”. 

Apesar do esforço e dos estudos, Isaac disse ter ficado apreensivo durante o Exame Nacional. “Quando me deparei com o tema da redação do ENEM, confesso que senti medo. Ao sair da prova e ouvir tantas pessoas descrevendo-o como "simples", fiquei inseguro. No entanto, fiz o meu melhor. A questão racial no Brasil sempre me impactou, dada a profunda injustiça histórica do país. Assim, recorri a obras de arte que retratam a escravidão para discutir como essa herança compromete a valorização da cultura africana no Brasil. Não posso deixar de enaltecer o professor André Plez, cuja didática excepcional e apoio constante foram fundamentais para minha jornada. Sou imensamente grato por todas as vezes em que ele acreditou em mim. Se hoje celebro minha aprovação na USP, vindo integralmente da escola pública e sem cursinho, é porque essa instituição me ensinou que o conhecimento abre caminhos — e eu absorvi tudo o que pude. A educação redime, cultiva esperança e liberta”, destacou. WhatsApp Image 2025 01 18 at 11.38.15

Metodologia inovadora

André Plez é professor de Língua Portuguesa do IFSP – Campus São João há oito anos. Desde então, desenvolve um trabalho cuidadoso com os alunos dos anos finais dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, voltado ao desenvolvimento da redação padrão Enem.  Segundo ele, “a redação do exame deve ser escrita no gênero dissertativo-argumentativo, porém, possui algo diferente das demais  deste mesmo gênero: deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema apresentado. Com isso, temos um padrão a seguir, definido por uma sequência lógica que permite ao aluno a construção de um texto nota 1.000”, explica.

As técnicas adotadas pelo docente

Logo na primeira aula, são apresentadas as cinco competências da redação, que são a matriz de referência que padroniza o processo de avaliação e pontuação dos textos. Cada competência avalia um aspecto. Dessa forma, os estudantes passam a compreender o que o corretor busca no decorrer do que ele escreveu.  “Além disso, elaborei uma apostila  que chamamos de Planner de Redação, que possui um passo a passo com dicas, orientações, repertórios coringas, além de uma série de ferramentas que ajudam  na compreensão do padrão Enem”, conta.

André detalha que as aulas priorizam cada aspecto das competências, começando pela compreensão do gênero textual em sua estrutura básica: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A partir disso, estudam-se, de forma criteriosa, os elementos que formam a Introdução, como, por exemplo, o repertório de entrada (que poder ser uma alusão histórica, repertório cultural, entre outros). A seguir, faz-se uma análise de possíveis teses, para complementar a introdução e dar prosseguimento ao desenvolvimento, apresentando os repertórios coringas, com foco na argumentação baseada em causa e consequência, além dos exemplos e comprovações. Por fim, a conclusão pede uma sequência objetiva que resolva os problemas apontados durante todo o desenvolvimento, garantindo o respeito aos direitos humanos.

“Como forma de preparar os jovens para escrever sobre qualquer coisa, adotei uma metodologia diferente: analisamos formas de construção argumentativa a partir de oito eixos temáticos, que englobam todos os possíveis temas. Por exemplo: analisamos (com escrita, debate e correção), o Eixo Cultura, que caiu no Enem de 2024. Tal assertiva facilita o processo de escrita, pois o aluno já pensou previamente esse possível eixo de forma ampla, podendo selecionar as teses, os repertórios, os argumentos e as propostas de solução que melhor se adequem”, esclarece.

WhatsApp Image 2025 01 17 at 10.59.50André defende que, dessa forma, os discentes percebem que “a redação é um todo que dialoga”, ou seja, há uma sequência lógica que permite pontuar nas cinco competências, garantindo a eficácia da escrita, “o que foi comprovado com o show de notas 900+  do Instituto Federal  de São Paulo - Campus São João da Boa Vista”.

Saiba mais sobre Enem (Fonte: www.gov.br/inep)

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009,  aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação.

As médias gerais foram 529 para matemática e suas tecnologias; 528 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 517 para ciências humanas e suas tecnologias; e 495 para ciências da natureza e suas tecnologias. Para redação, a média geral foi 660.

 

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 20/01/2025
  • COM_CONTENT_WRITTEN_BY
  • não publicado
  • 20/01/25
  • 07h44

O docente, que é um 10 dos melhores do ensino médio do país, fez o exame para analisar as questões e trabalhá-las em sala de aula

WhatsApp Image 2025 01 17 at 09.06.451O professor Felipe Bittencourt, do IFSP – Campus São João da Boa Vista, prestou a prova do Enem para analisar as questões e trabalhá-las com seus alunos em sala. Ele é um dos 10 melhores docentes do ensino médio brasileiro e acertou todos os 45 itens de sua área: matemática. “Fiz o ENEM como candidato real para poder sentir a prova como realmente é, e para atualizar as dicas que dou a meus alunos. O objetivo era não só estudar o nível das perguntas e a melhor maneira de resolvê-las, mas, também, sentir a pressão do tempo, verificar como funciona a aplicação, observar o comportamento dos estudantes ao resolverem, entre outras coisas. Eu já fiz isso algumas vezes antes da pandemia e parei durante a mesma, voltando a me inscrever ano passado”, explicou.

“Acertar todas as 45 é realmente muito difícil, ainda mais porque muitas apresentam detalhes que podem passar despercebidos num momento de desatenção. Fiquei muito feliz de ter conseguido.  A nota que tive foi 961,9. Por algum motivo, apenas a redação tem 1000 pontos. As demais áreas têm notas máximas variadas”, disse.

Análise do Enem

Sobre o Enem, Felipe fez alguns apontamentos: As provas são realizadas em dois dias, com questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro, os candidatos devem resolver 45 questões relativas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões relativas à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar a redação. Eles têm cinco horas e trinta minutos para isso.

Já no segundo, as questões são mais voltadas às exatas e os candidatos devem resolver 45 delas relativas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 relativas à área de Matemática e suas Tecnologias, em cinco horas.

Neste segundo dia, por conta do tempo, mesmo um candidato muito bem preparado pode encontrar dificuldade em conseguir resolver todas as 90 questões, pois, além da interpretação, há diversos cálculos para fazer. Para resolver cada uma, a pessoa tem uma média de 3 minutos e 20 segundos e algumas são realmente impossíveis de serem resolvidas nesse tempo. Por isso, é importante que saiba quais devem ser deixadas para o final para não perder muito tempo.

Algumas características das questões:

* Enunciados Longos: As questões costumam ter enunciados longos, com informações adicionais (gráficos, tabelas, textos, imagens) que exigem interpretação.

* Interdisciplinaridade: Muitas questões abordam temas que cruzam várias áreas de conhecimento, exigindo que o candidato aplique conceitos de diferentes disciplinas.

* Enfoque na interpretação: É comum que as questões exijam mais interpretação e aplicação do conteúdo do que a simples memorização de fórmulas.

* Distratores: As questões apresentam uma alternativa com a resposta correta e quatro distratores, que são as alternativas com respostas incorretas de uma questão. São chamadas assim pois não são criadas de maneira aleatória, mas são respostas que podem parecer plausíveis e representar possíveis erros dos alunos.

 

Dicasdo professorpara as questões de matemática

1) Leia com atenção: Embora algumas pareçam simples, as questões do ENEM frequentemente envolvem mais interpretação do que apenas cálculo direto.

2) Reveja os conceitos importantes de matemática, como razão e proporção, equações e funções polinomiais de 1º e 2º graus, áreas de figuras planas, volumes de sólidos geométricos, probabilidade e estatística, matemática financeira, entre outros. Muitas vezes, uma simples substituição dos dados do texto da questão em uma fórmula simples pode levar à resposta correta.

3) Gerencie o Tempo: A prova de Matemática contém 45 questões e o tempo para resolvê-las é limitado. Se encontrar uma muito difícil, marque-a para revisar depois e siga para as mais fáceis. Não fique preso a uma única por muito tempo.

4) Treine com Simulados: Uma boa forma de se preparar para a prova de matemática é praticando. Faça simulados e resolva provas anteriores do ENEM para se acostumar com o estilo, o tempo de prova e a complexidade dos problemas.

Metodologia diferenciada em sala de aula

A metodologia de ensino de Felipe foi um dos diferenciais avaliados pela Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBR), na qual concorreu com mais de 600 profissionais de todo o país, ficando entre os 10 melhores. “De maneira resumida, meu método de ensino em sala envolve o uso de uma apostila de autoria própria. Ela é dividida em módulos e cada um diz respeito às aulas de uma semana daquela turma, apresentando a parte teórica e os exercícios que serão resolvidos, de maneira organizada e mesclada. Dessa forma, não ensino toda a teoria primeiro para depois começar os exercícios, mas sim mesclo teoria e exercícios: ensino um pouco, faço exercícios, depois mais teoria e mais exercícios e assim vai”, conta. WhatsApp Image 2025 01 17 at 09.06.44
O professor detalha que costuma fazer a demonstração matemática da grande maioria dos resultados que ensina, e acha que isso é um diferencial, pois os alunos podem observar que as fórmulas não são coisas sem sentido e que devem apenas decorar ou ter fé de que estão certas. “Elas vêm de resultados prévios que se sabe que estão corretos. Ao demonstrar os resultados, o decoreba também diminui, porque sabendo de onde cada fórmula veio, é possível resolver os exercícios sem precisar ter a fórmula pronta na cabeça”. 

Além disso, disponibiliza horários extraclasses para que os jovens possam tirar dúvidas dos conteúdos estudados e incentiva a participação dos alunos em diversas olimpíadas de matemática, como a OBMEP, OMIF e Canguru.

Dicas do professor para a realização do Enem
1) Tente chegar ao local de prova com  boa antecedência. As proximidades  costumam ficar tumultuadas nas horas que antecedem o ENEM e pode demorar bem mais do que o normal para se chegar à instituição onde você fará a prova.

2) As carteiras onde cada candidato fará a prova normalmente não são marcadas. Assim, ao chegar com antecedência, você poderá escolher entre os melhores lugares  para se sentar. Se você for uma pessoa que sente muito calor, por exemplo, pode se sentar mais próximo de um ventilador ou evitar se sentar próximo a uma janela onde incida muito sol.

3) Leve várias canetas pretas pois, se uma falhar,  terá outras. Lembre-se que, na hora, você não poderá pedir canetas emprestadas.

4) Cuide da postura e, se se sentir cansado ou ansioso, peça para ir ao banheiro para lavar o rosto e tomar um ar. Essa caminhada até o banheiro já ajuda.

5) Durma bem na noite anterior. Uma boa noite de sono é essencial para garantir que sua mente esteja alerta e focada durante a prova. 

6) Como a prova é muito longa, você pode sentir fome e sede durante a sua realização. Por isso, leve alguma coisa para comer e beber.

7) Não se esqueça de levar um documento com foto e de desligar seu celular antes de entrar na sala.

Saiba mais sobre Enem (Fonte: www.gov.br/inep)

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O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação.

As médias gerais foram 529 para matemática e suas tecnologias; 528 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 517 para ciências humanas e suas tecnologias; e 495 para ciências da natureza e suas tecnologias. Para redação, a média geral foi 660.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/01/2025
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  • não publicado
  • 17/01/25
  • 09h28

image paste 13O Escritório Regional do SEBRAE, em São João da Boa Vista, foi palco de uma reunião estratégica envolvendo representantes de instituições comprometidas com o desenvolvimento do agronegócio local. Estiveram presentes Junio Correia da Silva, Gestor de Agronegócios do SEBRAE; João Paulo Pereira, Administrador do Instituto Federal de São Paulo – Campus São João da Boa Vista, e Nadilene Andrade, Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Águas da Prata (Prata Rural). Durante o encontro, Junio Correia apresentou as ações do SEBRAE voltadas ao agronegócio na cidade, destacando iniciativas de suporte aos pequenos e médios produtores. Em seguida, Nadilene Andrade relatou a retomada das atividades da Associação Prata Rural. Ela enfatizou os esforços para estruturar a entidade, com o objetivo de promover o associativismo e ampliar o diálogo e o apoio aos produtores rurais da região.


João Paulo Pereira, representando o IFSP, destacou os cursos ofertados pelo campus e os projetos em andamento na área do agronegócio. Entre as iniciativas mencionadas, está o projeto para o impulsionamento da Região Vulcânica, que abrange o município de Águas da Prata. Desenvolvido em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica,  busca fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável. A apresentação despertou entusiasmo em Nadilene Andrade, que vislumbrou novas possibilidades de apoio técnico e institucional oferecido pelo IFSP.


Uma das ideias promissoras que emergiram da reunião foi a criação de pequenos vídeos documentando a história dos produtores rurais da região. A proposta visa valorizar a memória e o trabalho desses produtores, promovendo maior engajamento e visibilidade para a Prata Rural, além de fortalecer a identidade da Região Vulcânica. Também foi levantada a possibilidade de auxílio com a criação e adaptação, quando necessário, dos rótulos dos produtores de café, conforme a Portaria SDA nº 570, de 9 de maio de 2022, do MAPA. "Essa reunião reforça o compromisso das instituições envolvidas em impulsionar o agronegócio regional por meio de parcerias estratégicas, inovação e fortalecimento do associativismo. O IFSP – Campus São João da Boa Vista segue empenhado em contribuir com projetos que gerem impacto positivo no desenvolvimento sustentável do agronegócio regional", disse João Paulo.

Texto: João Paulo Pereira
Revisão: Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/01/2025
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  • 17/01/25
  • 07h38
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