Projeto In Memoriam - Professor Maurício de Oliveira e Silva
A trajetória acadêmica e profissional
Ingressou no curso Técnico em Eletrônica, da Escola Técnica Federal de São Paulo, em1982, e se formou em 1985. Fez o curso de Engenharia Elétrica - ênfase em Energia e Automação, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, de 1988 até 1996. A Especialização em 1997, em Sistemas de Potência, não foi concluída, dando lugar ao Mestrado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, sendo aprovado como Mestre em Automação de Controle de Processos em 2012.
Maurício trabalhou como pesquisador na Escola Politécnica, na área de Sistemas de Potências de 1997 a 1998, e como Técnico em Eletrônica, na empresa KVA, de 1999 a 2000. Neste período, também atuou como professor na escola União Cultural Educacional Magister Ltda. A partir de 2000, trabalhou como Engenheiro na Telefônica – TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO, até setembro de 2008, quando ingressou como servidor público federal no Instituto Federal de São Paulo – Campus São João da Boa Vista, como professor, até novembro de 2019, data de seu falecimento. Em São João da Boa Vista, lecionou no curso de Eletrônica, nas áreas de Automação e Controle de Processos.
Vida pessoal
"Conheci Maurício em 1999 e fomos morar juntos em 2000. Naquela época, ele já gostava muito de estudar assuntos relacionados com astronomia e perdíamos muitas horas observando as estrelas e conferindo a carta estelar. Ele possuía três telescópios, sendo um deles profissional e dois menores, que levávamos em viagens para observar os planetas. Chegou a levar um telescópio para o IF, em São João da Boa Vista, para mostrar aos alunos os passos básicos de uma observação astronômica. Também gostava muito de estudar animais silvestres. Tinha muito conhecimento sobre peixes marinhos e de água doce, conchas, anfíbios e répteis. Sua excelente memória o ajudava a guardar vários nomes científicos, habitats, alimentação... Sempre ouvíamos histórias incríveis sobre diferentes animais e observávamos a interação dele com alguns que, normalmente, nos causam medo de uma forma sempre natural e didática. Ele chegou a capturar com as mãos uma cobra no instituto federal para soltá-la na mata, causando espanto nos colegas e a pergunta sobre sua opção profissional: Professor, o senhor deveria ter feito Biologia!", com sua esposa Lilian.
Entre os hobbies estava a paixão por carros antigos (teve dois Nivas restaurados) e participar de festas com os amigos, principalmente os churrascos. Possuía muito conhecimento sobre aviões e aviação em geral e sempre contava histórias sobre cada tipo de aeronave e suas participações na segunda Guerra Mundial. Seus gostos por viagens sempre tinham um lado relacionado ao aprendizado sobre o local, a cultura, a geografia e a gastronomia. Ele gostava muito das cidades históricas de Minas Gerais, chegamos a conhecer Goiás Velho e a procissão dos Farricocos e o Delta do rio Parnaiba entre os estados de Piauí e Maranhão. Apesar da sua formação técnica, sua alma tinha uma visão bastante ampla do mundo, que envolvia desde meio-ambiente até as relações humanas locais. Se preocupava em passar os conhecimentos para inspirar os alunos a conhecerem o que havia fora da sala de aula, deixando saudades a todos.
Depoimentos
Lílian Dias de Melo, ex-esposa
"Maurício partiu de uma forma inesperada e rápida. Poucos anos depois faleceu sua mãe, conhecedora mais profunda de sua história. Como já tinha perdido o pai e não teve irmãos, sobramos eu e a sua filha Juliana, para contar sua história. Nosso convívio foi intenso e muito rico. Ficamos juntos por 20 anos e posso atestar aqui suas qualidades como pessoa e profissional. Com conhecimentos profundos sobre aquilo que ensinava, tentava também abrir as mentes e corações sobre nosso papel no mundo. Ele era alegre, espirituoso e gostava de contar piadas, mas, também era assertivo e inflexível quando não concordava com alguma questão. Ele trouxe uma leveza incomum para área de exatas em que trabalhava, por vê-la como um elo de um todo maior e não como uma finalidade absoluta. Saudades sempre..."
Alguns momentos e memórias do Professor Maurício de Oliveira e Silva
Um pouco sobre o Mestrado....


Redes Sociais