Página inicial > Todas as notícias publicadas > Ex-alunas da Licenciatura em Química são aprovadas em mestrado da USP e UFSCar

Ex-alunas da Licenciatura em Química são aprovadas em mestrado da USP e UFSCar

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 14h42
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 09h07

Quatro ex-alunas  de Licenciatura em Ciências Naturais - habilitação em Química, do Campus São João, ingressaram em programas de mestrado de instituições públicas em 2024. São elas:

Ana Carla Candido da Silva (UFSCar - São Carlos)

Adriana Gruli de Melo (USP - São Carlos)

Vitória Lia Bosco Iotti (USP - São Carlos)

Letícia Gabriel Viana (UFSCar - São Carlos)

WhatsApp Image 2024 03 04 at 09.31.51Formada em 2023, Leticia Viana escolheu a área de Química Orgânica da UFSCAR. Segundo ela, o Campus São João foi importante para a preparação quanto aos conteúdos da prova e para que pudesse ver a importância da Educação em transformar vidas. “Além disso, foi primordial devido aos professores que tive, pois me senti mais motivada a tentar o mestrado e, mesmo ainda não iniciando neste momento, pretendo ingressar no mestrado mais tarde e seguir na carreira acadêmica”. Para o futuro, espera continuar estudando e atuando como professora. “Tenho ainda o desejo de me tornar uma docente melhor para meus alunos e de incentivá-los e motivá-los à estudar, assim como meus mestres foram capazes de fazer comigo”, destacou.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 10.33.58Já Adriana Gruli de Melo optou pela USP, no Instituto de Química de São Carlos – IQSC, na área de Química Analítica e Inorgânica, no qual pretende estudar sobre os Biossensores Eletroquímicos. “Estou no começo do mestrado, morando em São Carlos e frequentando o laboratório do meu orientador. Minha trajetória foi tranquila e consegui alcançar o 16º lugar na classificação e, agora, faço parte do grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos”, explicou. A mestranda conta que o Campus São João da Boa Vista foi sua casa por 9 anos. “Aprendi muito e cresci de uma forma que não imaginava que fosse possível. Tenho muitos professores que chamo de amigos hoje. Inclusive, a escolha da área do meu mestrado é devido a uma iniciação científica que fiz em 2018, a qual teve como tema a eletroquímica. Além disso, todo o meu processo para conseguir realizar o mestrado teve ajuda de um dos meus mestres. E, lógico, a prova para ingresso no mestrado estava fácil, graças a todo conhecimento que construí no campus”, destaca. Sobre o futuro, Adriana disse que sempre sonhou em fazer o mestrado, estando empolgada, com um pouco de medo, mas confiante.

A USP, em São Carlos, também foi a escolha de Vitória Lia Bosco Iotti, que se formou no meio do ano de 2023. Ela é aluna regular do IQSC e WhatsApp Image 2024 03 04 at 21.29.15 estuda Físico-Química, com o tema em Química Ambiental – Efluentes. “Minha trajetória foi bem tranquila. Sempre tive o sonho de fazer o mestrado e, quando vi as inscrições abertas, corri para fazer e, graças a Deus, consegui passar. O campus de São João foi muito importante para mim no quesito de ter o apoio e incentivo dos professores para continuar o estudo e ir para a área da pesquisa. Particularmente, tenho um amor gigante pelo IF e por todos os docentes e funcionários, que sempre me trataram muitíssimo bem”, conta. Sobre o futuro, diz estar bem ansiosa para iniciar a pesquisa e começar a estudar mais sobre a área que escolheu. “Acho que a química ambiental é maravilhosa e tem tudo para crescer cada dia mais. Passei a me interessar pelo tema nas aulas na graduação, onde comecei a pesquisar mais sobre o tema e hoje é no que trabalho e me vejo trabalhando para sempre”.

Química inorgânica: Associação entre Doença de Alzheimer e Diabetes Mellitus. Interação entre proteínas amiloides, toxicidade celular e desenvolvimento de agentes teranosticos... esse é o tema trabalhado no mestrado da UFSCAR, pela acadêmica Ana Carla Cândido da Silva, formada no IF em 2023. “Minha família, desde pequena, me falava para eu fazer uma faculdade; depois um mestrado, um doutorado e nunca parar com os estudos. Então, sempre quis fazer o mestrado, porém, não sabia por onde começar. Tive o auxílio de muitos professores do IF para tirar minhas dúvidas, principalmente da Carol, que me apresentou a docente que foi sua orientadora. Nisso, tive a oportunidade de conhecer o campus da UFSCar, os laboratórios e me interessei muito pela linha de pesquisa. Foi então que decidi onde faria meu mestrado”, explica. Ana destacou que o Campus São João sempre foi um grande incentivador. “Todos os professores sempre falavam para que nunca parássemos depois da graduação; para sempre irmos em busca de mais conhecimento, e todo esse incentivo foi um estímulo muito grande para prosseguir com os estudos. Espero que o mestrado me traga grandes aprendizados e crescimento intelectual e pessoal. Vai ser um WhatsApp Image 2024 03 04 at 09.30.42momento de desafios completamente novo e, futuramente, pretendo fazer o doutorado, também nessa área da química”.

CapturarA coordenadora do curso, professora Carolina Riverin Cardoso conta que sempre acompanhou o trajeto das alunas, sua dedicação e comprometimento ao longo dos anos. “O primeiro passo para se tornar uma cientista é a curiosidade e eu sempre percebi o quanto elas amavam as aulas experimentais e eram curiosas a respeito dos fenômenos. Quando soubemos da aprovação das alunas no mestrado da UFSCar e USP, ficamos muito felizes, com sentimento de dever cumprido. O mestrado vai ampliar as perspectivas profissionais das meninas e, ao enfrentar os desafios acadêmicos, elas fortalecerão sua autoconfiança e capacidade de liderança, além de muitas experiências que enriquecerão sua trajetória profissional e pessoal”, enfatizou.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 05/03/2024