IFSP - Campus São João da Boa Vista inicia atividades da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Nesta segunda, 29/09, o IFSP – Campus São João da Boa Vista deu início às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi criado em 2004. Desde então, acontece anualmente em todas as cinco regiões do país com atividades em locais públicos, escolas, universidades e unidades de pesquisa. A Semana traz como tema central: "Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território".
No Campus São João da Boa Vista, as ações acontecem entre os dias 29/09 e 3/10, com oficinas, palestras, mostras de trabalhos científicos e culturais, como: Oficina de Criação Literária, Mostra de Experimentos em Física e Química; Mostra de Drones, Karaokê, Cursos de Gestão e vários outros. O auditório ficou lotado neste primeiro dia. Alunos e professores convidados foram recepcionados pelo Diretor Adjunto de Ensino, Marcio Roberto Martins e equipes de monitores. Visando a inclusão do evento, houve a tradução em libras das apresentações. O Diretor-Geral, Diego Valente, esteve nas diversas salas organizadas pelos cursos do IF, conhecendo os projetos, conversando com os estudantes e recepcionando as instituições. "É uma alegria muito grande abrir as portas do nosso instituto federal à comunidade externa e mostrar o quanto produzimos no ensino, na ciência e tecnologia. É um momento único essa interação de nossos discentes e docentes com centenas de jovens que vem das cidades da região e do município", disse. 
Segundo um dos coordenadores da semana, Alexandre Martini, "a SNCT é a oportunidade para que alunos (à partir do 9º ano) conheçam nossos cursos, a infraestrutura e venham sonhar com uma formação de qualidade, seja no ensino médio integrado, seja nos técnicos concomitantes e subsequentes, nos cursos de nível superior e até pós-graduação. Estes sonhos se iniciam e proporcionam voos cada vez mais altos, com os drones (concebidos, criados e montados pelos discentes) que serão apresentados nas mostras. Ganham velocidade e movimento, com os carrinhos e robôs criados com auxílio de nossos laboratórios. Tem a magia dos números, das belezas da natureza e da vida, com as salas temáticas de Matemática, Biologia, Geografia, Física e Química. Percebem notoriedade, poesia e eficiência, com as apresentações de Linguagens, da Informática e das ciências humanas. Ganham o calor da amizade nas interações, brincadeiras e ações culturais: enfim conhecimento e formação".
Abertura Oficial
Na noite da segunda, no auditório do Bloco A, ocorreu a abertura solene, com apresentação artística e Mesa-Redonda sobre o "Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território", que contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito municipal Vanderlei Borges de Carvalho. A mesa de debates foi composta por: Ary Menardi Júnior: mestre e doutor em Geografia, com atuação em temas como ritmo pluvial, regime e ritmo das chuvas, tendências pluviométricas, impactos pluviais e desorganização do espaço. Marco Antônio de Souza: Gestor ambiental, Paisagista/recuperação ambiental, Membro do Instituto Planeta Plantar, Diretor do Grupo Ecológico MAITAM, Ex- vereador em São João da Boa Vista e Vice-Presidente do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Marcos Cesar Pavani Parolin: Professor e Autor de Livros na área jurídica, Procurador do Estado de SP, Fundador do Instituto Planeta Plantar e Educador Ambiental. Maria Luiza Pereira Lima: Oceanógrafa e pedagoga. Atualmente é agricultora agroflorestal em Mococa e educadora ambiental na Mapear, em São José do Rio Pardo. Lincoln Amaral (mediador): Biólogo, mestre em Agricultura Tropical e Doutor em Estudos Culturais. Presidente da Comissão de Sustentabilidade do IFSP-SBV. Ativista Ambiental e representante das Instituições de Ensino Superior de São João da Boa Vista no CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente).
Programação Semanal
São esperados quase 1600 visitantes ao longo dos cinco dias, de escolas de São João, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, Mococa, Aguaí, Caconde, Vargem Grande do Sul e Casa Branca. O Campus ficará com as portas abertas para a visitação guiada dos estudantes. O instituto federal, nesta semana, conta com o apoio de algumas empresas como o Big Bom Supermercado, Corso Atacadista e Nitroproveta que estão garantindo o lanche dos visitantes e materiais para experimentos.


Acesse o banco de imagens do evento produzido pelo professor André Plez
Acompanhe algumas fotos da semana

Redes Sociais