Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias publicadas > Últimas notícias > Equipe do IFSP - Campus São João da Boa Vista avança para próxima fase da Obrac
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe do IFSP - Campus São João da Boa Vista avança para próxima fase da Obrac

  • Publicado: Sexta, 08 de Agosto de 2025, 07h19
  • Última atualização em Sexta, 08 de Agosto de 2025, 07h20
  • Acessos: 1108

foto 2 faseA equipe do Instituto Federal de São Paulo – Campus São João da Boa Vista foi classificada para a segunda fase da prova prática da Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), competição de abrangência nacional promovida bienalmente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesta edição, o tema central é o racismo ambiental.

A equipe é composta pelos estudantes Francisco Tales Gorks Oliveira (1º ano do curso de Informática), João Henrique Gentil de Lima (1º ano de Eletrônica), Gustavo Dias Gregório e Richard dos Santos Cavini (4º ano de Eletrônica), sob orientação do professor Elias Mendes Oliveira.

Na primeira fase da prova prática, as equipes tiveram o desafio de elaborar um mapa temático sobre racismo ambiental, considerando as escalas local, regional ou estadual. O desenvolvimento exigiu a utilização de dados georreferenciados, com o uso do software livre de geoprocessamento QGIS. Também foi necessário produzir um vídeo explicativo e um relato técnico, documentando as etapas do processo cartográfico, como a definição dos recortes temático, espacial e temporal; as estratégias de representação espacial; a coleta e a organização dos dados; a operacionalização no QGIS e a construção do mapa final.

O produto desenvolvido pela equipe do IFSP-SBV, entre os dias 9 de junho e 12 de julho de 2025, representou os principais pontos de alagamento em São João da Boa Vista, com foco na sub-bacia do Córrego São João — área de maior adensamento urbano. O estudo evidenciou que os alagamentos afetam, de maneira desproporcional, as populações de menor renda per capita, caracterizando um caso de racismo ambiental no município.

A avaliação realizada pela Comissão Organizadora da Obrac considerou critérios como a execução técnica dos materiais (mapa, vídeo e relato), bem como a originalidade e a criatividade na representação cartográfica. A primeira fase teve caráter eliminatório, sendo aprovadas apenas as equipes que alcançaram nota igual ou superior a 80 pontos. A equipe do IFSP-SBV foi classificada com 85,66 pontos.

As orientações para a segunda fase da prova prática serão divulgadas no dia 11 de agosto de 2025. Para a fase final, será selecionada a equipe com melhor desempenho por macrorregião geográfica do país.

Parabéns à equipe do IFSP-SBV pela conquista e boa sorte na próxima etapa!

Texto:  Professor Elias Mendes Oliveira
Revisão: Ascom IFSP - São João da Boa Vista
Publicado em 08/08/2025
Fim do conteúdo da página