
O estudante do 4º ano do Técnico em Informática, do IFSP – Campus São João, Vinicius Teodoro Guimarães, receberá o Prêmio Jovem Revelação do Ano, no próximo dia 14/08, na Câmara de Vereadores da cidade. A premiação é dada em celebração ao Dia Nacional da Juventude, àqueles que se destacaram em suas áreas de atuação.
Filho de Rogério Guimarães (aposentado) e da Técnica em Enfermagem, Estela Guimarães, Vinicius tem uma irmã mais velha, Amanda. Porém, foi o avô, o ex-bancário, Luiz Carlos Teodoro que, desde pequeno, segundo conta, o incentiva nos estudos. “Meus pais sempre foram presentes, mas, desde muito cedo meu avô já me dava força. Foi ele que me inspirou a iniciar os estudos no IF”, disse.
Mas, nem tudo foi fácil. Vinicius explica que sempre teve dificuldade na escola, principalmente em matemática. Chegou a fazer aulas de reforço para melhorar. Ficou na escola estadual Joaquim José até os 15, quando completou o nono ano do ensino fundamental. “Eu tinha um amigo lá que queria vir para o instituto federal e me falou sobre. Conversei em casa e meu avô afirmou que me apoiaria financeiramente no que precisasse. Então, viemos fazer a prova. Como todo mundo elogiava o Campus, me deu vontade de tentar. No fim, eu passei e, infelizmente, meu amigo não”.
Grêmio Estudantil – MEP
Atual Presidente do Grêmio Estudantil Movimento Educacional Pró-Ativo – MEP, o aluno explica que teve o incentivo e as orientações do Diretor Geral, professor Diego Valente, sobre a importância da representação estudantil. “Tive aula com ele no segundo ano do curso. Ele sempre falou sobre a necessidade e importância de um grêmio no IF. A partir daí e com a greve dos servidores, comecei a pensar no assunto. Formei uma chapa com os colegas, concorremos e fundamos O Movimento Educacional Pró-Ativo, em 2024. Destaco como um dos grandes feitos do MEP a promoção da sabatina entre os candidatos a prefeito de São João da Boa Vista, ano passado. Além disso, pudemos realizar alguns eventos em parceria com a Academia Sanjoanense de Letras, a Feira de Livros, a participação na Caravana da Juventude. Além disso, fomos parceiros no Arraiá IF, com os segundos anos de informática e eletrônica”.
Estudos
“Quando comecei no Instituto Federal, fiquei muito nervoso. A diferença no ensino é grande. No primeiro ano tive muita dificuldade, e as notas não iam bem. A partir daí, aprendi a estudar, com o apoio dos professores. Hoje, minhas notas estão boas. A partir de agora, minha meta é me preparar para a faculdade. Quero cursar Direito. Tenho esse sonho desde os 7 anos de idade”.
Premiação
“Conheci o vereador Leandro Tomazini, em 2024, durante o desfile cívico do Campus na avenida central da cidade. Ele estava lá fazendo campanha e veio falar conosco. O convidamos a conhecer o instituto e vir conversar melhor com a gente, caso ganhasse. E foi isso que aconteceu. A partir daí, criamos um vínculo e, com o passar do tempo, e me conhecendo, me indicou ao prêmio. Quando recebi o convite, vi que está dando resultado o trabalho que temos feito na escola. Fiquei muito feliz pela conquista”.
Mensagem aos demais alunos
“Penso que você sempre tem que se arriscar para conquistar seus objetivos. Digo aos alunos mais novos que busquem e aproveitem todas as oportunidades que o campus dá, como as olimpíadas do conhecimento, o grêmio, estágios, extensões e que busquem se destacar entre os demais. A instituição me ajudou muito em meu desenvolvimento e tive muitas oportunidades, como a que exerço agora, como bolsista, junto à Diretoria Adjunta Educacional”.
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/07/2025
Redes Sociais