O docente, que é um 10 dos melhores do ensino médio do país, fez o exame para analisar as questões e trabalhá-las em sala de aula
O professor Felipe Bittencourt, do IFSP – Campus São João da Boa Vista, prestou a prova do Enem para analisar as questões e trabalhá-las com seus alunos em sala. Ele é um dos 10 melhores docentes do ensino médio brasileiro e acertou todos os 45 itens de sua área: matemática. “Fiz o ENEM como candidato real para poder sentir a prova como realmente é, e para atualizar as dicas que dou a meus alunos. O objetivo era não só estudar o nível das perguntas e a melhor maneira de resolvê-las, mas, também, sentir a pressão do tempo, verificar como funciona a aplicação, observar o comportamento dos estudantes ao resolverem, entre outras coisas. Eu já fiz isso algumas vezes antes da pandemia e parei durante a mesma, voltando a me inscrever ano passado”, explicou.
“Acertar todas as 45 é realmente muito difícil, ainda mais porque muitas apresentam detalhes que podem passar despercebidos num momento de desatenção. Fiquei muito feliz de ter conseguido. A nota que tive foi 961,9. Por algum motivo, apenas a redação tem 1000 pontos. As demais áreas têm notas máximas variadas”, disse.
Análise do Enem
Sobre o Enem, Felipe fez alguns apontamentos: As provas são realizadas em dois dias, com questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro, os candidatos devem resolver 45 questões relativas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões relativas à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar a redação. Eles têm cinco horas e trinta minutos para isso.
Já no segundo, as questões são mais voltadas às exatas e os candidatos devem resolver 45 delas relativas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 relativas à área de Matemática e suas Tecnologias, em cinco horas.
Neste segundo dia, por conta do tempo, mesmo um candidato muito bem preparado pode encontrar dificuldade em conseguir resolver todas as 90 questões, pois, além da interpretação, há diversos cálculos para fazer. Para resolver cada uma, a pessoa tem uma média de 3 minutos e 20 segundos e algumas são realmente impossíveis de serem resolvidas nesse tempo. Por isso, é importante que saiba quais devem ser deixadas para o final para não perder muito tempo.
Algumas características das questões:
* Enunciados Longos: As questões costumam ter enunciados longos, com informações adicionais (gráficos, tabelas, textos, imagens) que exigem interpretação.
* Interdisciplinaridade: Muitas questões abordam temas que cruzam várias áreas de conhecimento, exigindo que o candidato aplique conceitos de diferentes disciplinas.
* Enfoque na interpretação: É comum que as questões exijam mais interpretação e aplicação do conteúdo do que a simples memorização de fórmulas.
* Distratores: As questões apresentam uma alternativa com a resposta correta e quatro distratores, que são as alternativas com respostas incorretas de uma questão. São chamadas assim pois não são criadas de maneira aleatória, mas são respostas que podem parecer plausíveis e representar possíveis erros dos alunos.
Dicasdo professorpara as questões de matemática
1) Leia com atenção: Embora algumas pareçam simples, as questões do ENEM frequentemente envolvem mais interpretação do que apenas cálculo direto.
2) Reveja os conceitos importantes de matemática, como razão e proporção, equações e funções polinomiais de 1º e 2º graus, áreas de figuras planas, volumes de sólidos geométricos, probabilidade e estatística, matemática financeira, entre outros. Muitas vezes, uma simples substituição dos dados do texto da questão em uma fórmula simples pode levar à resposta correta.
3) Gerencie o Tempo: A prova de Matemática contém 45 questões e o tempo para resolvê-las é limitado. Se encontrar uma muito difícil, marque-a para revisar depois e siga para as mais fáceis. Não fique preso a uma única por muito tempo.
4) Treine com Simulados: Uma boa forma de se preparar para a prova de matemática é praticando. Faça simulados e resolva provas anteriores do ENEM para se acostumar com o estilo, o tempo de prova e a complexidade dos problemas.
Metodologia diferenciada em sala de aula
A metodologia de ensino de Felipe foi um dos diferenciais avaliados pela Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBR), na qual concorreu com mais de 600 profissionais de todo o país, ficando entre os 10 melhores. “De maneira resumida, meu método de ensino em sala envolve o uso de uma apostila de autoria própria. Ela é dividida em módulos e cada um diz respeito às aulas de uma semana daquela turma, apresentando a parte teórica e os exercícios que serão resolvidos, de maneira organizada e mesclada. Dessa forma, não ensino toda a teoria primeiro para depois começar os exercícios, mas sim mesclo teoria e exercícios: ensino um pouco, faço exercícios, depois mais teoria e mais exercícios e assim vai”, conta.
O professor detalha que costuma fazer a demonstração matemática da grande maioria dos resultados que ensina, e acha que isso é um diferencial, pois os alunos podem observar que as fórmulas não são coisas sem sentido e que devem apenas decorar ou ter fé de que estão certas. “Elas vêm de resultados prévios que se sabe que estão corretos. Ao demonstrar os resultados, o decoreba também diminui, porque sabendo de onde cada fórmula veio, é possível resolver os exercícios sem precisar ter a fórmula pronta na cabeça”.
Além disso, disponibiliza horários extraclasses para que os jovens possam tirar dúvidas dos conteúdos estudados e incentiva a participação dos alunos em diversas olimpíadas de matemática, como a OBMEP, OMIF e Canguru.
Dicas do professor para a realização do Enem
1) Tente chegar ao local de prova com boa antecedência. As proximidades costumam ficar tumultuadas nas horas que antecedem o ENEM e pode demorar bem mais do que o normal para se chegar à instituição onde você fará a prova.
2) As carteiras onde cada candidato fará a prova normalmente não são marcadas. Assim, ao chegar com antecedência, você poderá escolher entre os melhores lugares para se sentar. Se você for uma pessoa que sente muito calor, por exemplo, pode se sentar mais próximo de um ventilador ou evitar se sentar próximo a uma janela onde incida muito sol.
3) Leve várias canetas pretas pois, se uma falhar, terá outras. Lembre-se que, na hora, você não poderá pedir canetas emprestadas.
4) Cuide da postura e, se se sentir cansado ou ansioso, peça para ir ao banheiro para lavar o rosto e tomar um ar. Essa caminhada até o banheiro já ajuda.
5) Durma bem na noite anterior. Uma boa noite de sono é essencial para garantir que sua mente esteja alerta e focada durante a prova.
6) Como a prova é muito longa, você pode sentir fome e sede durante a sua realização. Por isso, leve alguma coisa para comer e beber.
7) Não se esqueça de levar um documento com foto e de desligar seu celular antes de entrar na sala.
Saiba mais sobre Enem (Fonte: www.gov.br/inep)
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação.
As médias gerais foram 529 para matemática e suas tecnologias; 528 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 517 para ciências humanas e suas tecnologias; e 495 para ciências da natureza e suas tecnologias. Para redação, a média geral foi 660.
Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/01/2025
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