Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviço Sociopedagógico > ENSINO > Cursos > Engenharia de Controle e Automação
Início do conteúdo da página

Engenharia de Controle e Automação

Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 16h16 | Acessos: 37103

 

O Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, projeta, instala, otimiza, gerencia, opera e faz manutenção de sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição e supervisão de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. O curso busca também desenvolver competências e habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, autoaprendizado, comunicação, negociação, tomada de decisões, resolução de problemas, pensamento crítico, organização, liderança, planejamentos; ética e responsabilidade profissionais; gerenciamento administrativo, econômico, empresarial; projetos e análise de impacto ambiental e social. 

  • Período: Integral
  • Número de vagas: 40 vagas por ano.
  • Pré-requisito: Estudante deverá ter concluído o Ensino Médio
  • Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
  • Tempo mínimo para conclusão do curso: 10 semestres (5 anos)
  • Tempo máximo para conclusão do curso: 20 semestres (10 anos)
  • Saiba mais sobre as atribuições, clicando aqui

 

 

Eletricidade; Circuitos Elétricos; Sistemas e Dispositivos Eletrônicos Analógicos e Digitais; Instrumentação Eletroeletrônica; Materiais Elétricos; Eletrônica de Potência; Algoritmos e Lógica de Programação; Linguagens de Programação; Inteligência Artificial e suas Aplicações; Microprocessadores e Microcontroladores; Sistemas de Aquisição de Dados; Sistemas Embarcados; Máquinas Elétricas e Acionamentos; Controle e Automação de Processos; Comunicação de Dados; Redes de Computadores e Redes Industriais; Controladores Lógico Programáveis; Sensores e Atuadores; Sistemas Supervisórios; Interfaces Homem-Máquina; Processos de Fabricação Mecânica; Análise, Modelagem e Simulação de Sistemas Eletroeletrônicos; Pneumática e Hidráulica; Robótica; Qualidade de Energia; Energias Renováveis; Matemática; Física; Química; Ética e Meio Ambiente; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 

 

O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Existem oportunidades de emprego em indústrias de vários setores, como por exemplo: Automotiva, Metalúrgica, Mineração, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Eficiência Energética, Petróleo e Gás, Alimentícia, Biomedicina, Construção Civil ou Têxtil. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página