Página inicial > Publicações > Curso de Especialização em Humanidades do IFSP-SBV completa primeiro ano com muitas atividades realizadas

O curso de Especialização em Humanidades (Ciência, Cultura e Sociedade) do IFSP, campus de São João da Boa Vista, chega ao final de 2019, seu primeiro ano de atividades, tendo realizado ações nas áreas de educação, cultura, ciência e direitos humanos.

• Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 14h22
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 15h32

No decorrer do ano letivo de 2019 foram realizadas palestras e mesas-redondas abertas à comunidade local, interna e externa ao campus, bem como ações pedagógicas no âmbito do curso, valorizando o protagonismo dos alunos.

No primeiro semestre, foram realizados dois eventos abertos à comunidade interna e externa. O primeiro, ocorrido no mês de Fevereiro, foi a aula inaugural do curso proferida pelo Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira, docente do IFSP-Piracicaba, tratando do tema “Direitos humanos”.  Nessa mesma semana, a inaugural do curso, foram realizadas atividades de acolhimento e de orientação dos alunos, com apoio da Coordenadoria Sociopedagógica e da Biblioteca do campus.

A segunda atividade, através de parceria com o projeto de extensão “Direitos humanos”, coordenado pelos profs. Hélio Rios e Lincoln Amaral, foi um ciclo de palestras sobre a “Anistia Internacional e Direitos humanos”, com integrantes do grupo local da organização e do representante nacional da Anistia internacional.

A terceira atividade ocorreu no mês de Maio e tratou do tema “Reforma da Previdência”, com a presença da Profa. Dra. Iriana Cadó (UNICAMP), Prof. Dr. Hélio Rios (IFSP), Antônio Carlos Buffo (Advogado) e o Deputado federal Paulo Teixeira. Essa atividade ocorreu em parceria com a seção de base do Sinasefe/SP.

Ainda no mês de maio ocorreu também a Semana de Educação para a Vida do campus, e em uma parceria do curso de Especialização com a Coordenadoria Socio-Pedagógica do campus e com o grupo de pesquisa LALETEC, foi promovida a Mesa-redonda “Ética e Plágio na Academia - Direitos e Deveres do Cientista”, contando com a presença dos docentes do curso Prof. Me. Gustavo Prieto, Prof. Dr. Ademar Pereira Jr. e do discente Hiago Rosa.

A quarta atividade foi o painel temático sobre “Racismo e Direitos humanos” ocorrida no mês de novembro, em atividade parte da programação da Semana da Consciência negra e direitos humanos do campus. Desse painel participaram, na condição de expositores, Luiz Antônio Lizareli, professor da Rede estadual de ensino, Mariângela Jacomini, supervisora de ensino da Rede estadual, Marcão da Capoeira, mestre de Capoeira e professor, e Juliana dos Santos, líder do Grupo Maracatu do Baque Virado e professora.

Além disso, também foram realizadas atividades formativas vinculadas às disciplinas do curso, como palestras, oficinas e seminários, voltados à formação crítica e reflexiva dos alunos, incentivando o aprendizado através da troca de experiências.

Como parte da programação da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus, docentes e discentes do curso ofereceram mini-cursos e atividades de formação aos participantes do evento, dentre as quais: História do Melhoramento Genético Vegetal e Revolução Verde no Brasil (Prof. Lincoln), Retratos da agricultura familiar na região de São João da Boa Vista (Prof. Ellen), “Preconceito e Neocolonialismo nos Quadrinhos - Uma análise da obra de Hergé "TinTin no Congo” (Prof. Gustavo), “Ditadura Nunca Mais! As narrativas de resistência no Brasil” (Profs. Bianca, Hélio e Lucas), “Estudo da macro estrutura do artigo cientifico” (Hiago Rosa e Profa. Rosana), “Música e Ciência: uma boa combinação” (Prof. Lucas).

No mês de Novembro, 3 alunos do curso (Hiago Rosa, João Paulo Oliveira e Fabiana Moraes) e 1 docente (Lucas Fuini) participaram do III Congresso de Pós-graduação do IFSP, apresentando trabalhos e reflexões vinculados diretamente às temáticas do curso e a seus TCCs.

O coordenador do curso, prof. Lucas Fuini, comenta que “a variedade e qualidade de atividades e o forte envolvimento dos alunos e docentes com o projeto pedagógico do curso mostram que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa missão de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade em diferentes níveis de ensino, formando cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Com o apoio da Direção e das Coordenadorias do campus, conseguimos concretizar muitas ações. Além disso, essa Especialização pode ser a base de projetos maiores para os próximos anos, fortalecendo as boas parcerias que celebramos esse ano, um ano marcado por muitas realizações”.

Apresentação de docentes e alunos do Curso na Semana inaugural do curso

Palestra do Setor sociopedagógico na Semana de recepção aos alunos

Aula inaugural do Curso de Especialização em Humanidades

Mesa redonda com integrantes do Grupo Anistia Internacional

Mesa redonda sobre a “Reforma da previdência”, em parceria com o SINASEFE/SP

Mesa redonda na Semana de Educação, em parceria com o LALETEC

Painel sobre “Racismo e Direitos Humanos”

Palestra sobre “Patrimônio Cultural” com a Profa. Dra. Renata Tamaso (IFSP-SBV)

Atividade formativa  realizada com discentes do curso

Minicursos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia envolvendo docentes e discentes do curso

Parte do grupo do IFSP-SBV participante da CONPOG/2019

Atividade de encerramento do ano letivo com docentes e discentes do curso de Especialização em Humanidades (1ª. turma).

Fonte: Coordenação de Curso