Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Participação do Campus São João da Boa Vista nos JIFs 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação do Campus São João da Boa Vista nos JIFs 2019

Relato sobre os Jogos dos Institutos Federais, etapa estadual (20 a 22 de setembro), por Lívia Faria Villela.

  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 17h09
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 17h12
  • Acessos: 5811

Confira o Relato da aluna Lívia Faria Villela sobre a participação do Campus São João da Boa Vista nos JIFs 2019.

“Tudo começou oficialmente no dia 20 de setembro, partida para Avaré-SP para jogar os Jogos dos Institutos Federais, etapa estadual, na modalidade de futsal. Tudo foi acontecendo e a esperança aumentando. Passamos da fase de grupos depois de ganhar do time de Matão de 7x1 e de Votuporanga de 4x0. No outro dia, pela manhã, começou o jogo que eu posso resumir em uma palavra: fé. Depois de um primeiro tempo acirrado, terminado em 0x0, fomos para o segundo, e as meninas de Presidente de Epitácio abriram o placar com dois gols, mas o que elas não esperavam foi que nós não iriamos desistir, graças à esperança e dedicação do nosso time e a presença da nossa torcida, viramos o jogo e fomos para a final. Depois do almoço, descansamos um pouco e fomos ao encontro do time da casa para jogarmos a grande final. Nossas meninas não desistiram em nenhum momento, perdemos o jogo de 6x0, mas nunca perdemos a vontade de continuar mesmo sabendo que não levaríamos o troféu de campeãs.

O time Masculino foi mais ansioso por conta da notícia de que tinham caído na mesma chave que o time de São Paulo, um time muito conhecido pela grande habilidade de seus jogadores, alguns até federados. Mesmo assim, não abaixaram a cabeça. Mas o primeiro jogo foi contra Jundiaí, onde começaram muito bem e ganharam de 9x3. Chegando a hora do jogo contra São Paulo todos estavam animados com a vitória anterior e estavam se motivando bastante, dizendo que iria dar tudo certo e que a esperança seria a última a morrer. O jogo começou com tudo, quando o placar estava 2x1 para o time de São Paulo, nossos meninos pensaram em segurar para não levar goleada, mas essa missão foi muito difícil. Uma prova disso foi o placar final: 18 para os paulistanos e 1 para o nosso time.

Os meninos, maduros, aceitaram a derrota como uma grande experiência e não deixaram a viagem acabar por aí. As meninas passaram para a semifinal, então se juntaram e foram fazer a melhor torcida que podiam (a maioria voltou para casa quase sem voz). A torcida foi fera! Com ela, as meninas conseguiram virar o jogo, depois de levar dois gols, e ir para a final do campeonato.

Na final, vários alunos desconhecidos se juntaram para torcer, a torcida fez com que as meninas jogassem até o final com muita determinação, mesmo perdendo para as meninas de Avaré.

Acabando o jogo, já foi batendo o sentimento de saudade, ajeitaram as malas e foram se despedindo das tantas amizades feitas durante esse maravilhoso final de semana. Cada esforço, cada risada, cada brincadeira, cada amizade, cada jogo, foram intensamente gratificantes. Foi uma experiência incrível! Momentos que estarão sempre na nossa memória, momentos que serviram de aprendizagem em vários sentidos. Chegamos em casa no dia 22 de setembro (domingo) por volta das 21h. E na terça-feira, de noite, a nossa goleira recebeu o convite para jogar no time de Avaré, nos Jogos dos Institutos Federais, etapa nacional.

Todos nós agradecemos imensamente o conjunto de profissionais que fizeram tudo isso acontecer! Obrigada família JIF! Somos gratos eternamente por essa experiência!”

Por: Lívia Faria Villela

Figura 1 – Início da Abertura. Dia 20/09/2019.

Figura 2 – Abertura.

Figura 3 – Abertura.

Figura 4 – Abertura.

Figura 5 - Semifinal dia 22/09/2019.

Figura 6 - Depois de ter passado para Final do Campeonato.

Figura 7 – Premiação.  2º lugar no JIF, Etapa Estadual.

Figura 8 - Adryelle Cristina Frittoli no Tênis de Mesa.

Figura 9 - Rheniter Fernandez no Xadrez.

Figura 10 - Vitória Marim de Oliveira no Xadrez.

Fim do conteúdo da página