Página inicial > Publicações > Alunos do TPG 3º Período participam da ação extra classe do Método 5S no Campus São João

Alunos do 3º Período do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais na disciplina Gestão da Qualidade trabalharam em um projeto extra-sala no conceito de organização da metodologia japonesa dos sensos 5S, que significa, o primeiro senso, Seiri – senso de utilização/descarte, e os demais, o Seiton - senso de ordenação, Seiso - senso de limpeza, Seiketsu - manutenção e Shitsuke - autodisciplina.

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h29
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 16h23

Dentre os cinco princípios apresentados, o que foi escolhido para dinâmica em questão foi o Senso japonês SEISO, ou seja, o da limpeza. Este princípio é conhecido com a terceira fase da metodologia e se refere ao ambiente de trabalho limpo e arrumado dentro das organizações, o que nas empresas, possibilita maior produtividade e menos desperdício. Além disso, deixando o ambiente de trabalho se torna mais agradável e seguro.

Para a ação prática, os alunos foram divididos em 02 grupos, tendo a seguinte missão, o grupo que conseguisse recolher a maior quantidade de lixo dentro da instituição seria o vencedor. O tempo estipulado para a realização da teoria foi de 15 minutos e o “engajamento dos participantes foi algo extraordinário”, comentou o professor da disciplina Rodrigo Franco de Oliveira Bibbo, salientando que os alunos compreenderam que muito mais do que uma ferramenta teórica, os “5S” possibilita a percepção rápida e otimização na mudança da cultura da gestão da qualidade. Quanto aos resultados da atividade, no final, ambos os grupos conseguiram recolher uma quantidade considerável de resíduos compreendendo como pequenas ações cotidianas podem até afetar as organizações a longo prazo, sendo reforçado pelo professor na ação, a importância de se ater aos pequenos detalhes e que posteriormente os grupos pesquisassem sobre a Teoria das Janelas Quebradas (Broken Windows Theory), teoria a qual destaca que, pequenas degradações tendem se tornar grandes atos de desordem a longo prazo. Sendo assim, o método japonês 5S, contribui, de modo organizado e eficiente, com a participação e conscientização de todos os envolvidos no processo, na otimização dos mesmos, tanto para um ambiente mais limpo, seguro, econômico, bem como mais agradável para se estudar, visitar e também trabalhar. Parabéns pela iniciativa do professor e dedicação de todos os alunos a atividade extra classe de otimização do processo contribuindo com a limpeza e organização do campus.