Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > IFSP terá participação em Portugal na conferência Ibérica de Mecânica Teórica e Experimental de Materiais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP terá participação em Portugal na conferência Ibérica de Mecânica Teórica e Experimental de Materiais

Trabalho do estudante Tales Martins da Silva foi aceito para apresentação no congresso acadêmico que acontecerá na cidade do Porto (Portugal).

  • Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h37
  • Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 17h12
  • Acessos: 6098

O trabalho científico - “Estudo Comparativo das Propriedades Mecânicas das Ligas ABNT 4340 e Inconel 718 Usadas na Fabricação de Parafusos Offshores” proposto pelo estudante Tales Martins da Silva, aluno do IFSP no Mestrado em Engenharia Mecânica do Câmpus São Paulo, foi aceito para apresentação no congresso acadêmico — 1st IBERIC CONFERENCE ON THEORETICAL AND EXPERIMENTAL MECHANICS AND MATERIALS, que acontecerá na cidade do Porto (Portugal), no período de 04 a 07 de novembro/2018.

O paper é resultado da dissertação de mestrado do estudante Tales Silva, orientada pelo Prof. Dr. Renato Chaves Souza do Câmpus São João da Boa Vista, a partir da realização de comparativo das propriedades mecânicas e de corrosão e fadiga das super ligas ASTM/ABNT 4340 e INCONEL 718, sendo estes materiais utilizados na fabricação de fixadores (como parafusos) de alta resistência para ambiente marinho (offshore), cuja falha pode implicar em altos custos de manutenção com potencial risco ao meio ambiente, quando aplicados em plataformas de exploração e processamento de petróleo.

O estudo que tem como autores o estudante M.e Tales Martins da Silva e os professores-doutores Renato Chaves Souza, Roberto Nunes Duarte e Wilson Carlos da Silva Junior, permitiu a conclusão de que o aço ASTM/ABNT 4340 pode ser utilizado na fabricação de fixadores para ambientes marítimos com propriedades similares ao INCONEL 718, porém com custo inferior.

Fim do conteúdo da página