Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > USF Dr. Sebastião J. Rodrigues fará campanha de vacinação contra HPV no Campus São João
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

USF Dr. Sebastião J. Rodrigues fará campanha de vacinação contra HPV no Campus São João

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 09h01
  • Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2025, 09h09
  • Acessos: 277

No dia 03/11, próxima segunda-feira, a Unidade de Saúde da Família  Dr. Sebastião José Rodrigues virá até o IFSP - Campus São João para realizar uma campanha de  vacinação contra o HPV. A ação será no Laboratório de Química.

Fique atento aos horários: das 9h às 11h e das 13h às 16h. É obrigatório trazer a carteira de vacinação. A ação é  direcionada para alunos e alunas até 19 anos.

Mas, atenção!!! Alunos menores de 18 anos devem preencher o termo de autorização e trazer assinado pelos pais ou responsáveis (imprimir ou retirar na CDI ou CAE).

Termo de autorização para menores de 18 anos

 

Saiba mais sobre o HPV (Fonte: Ministério da Saúde)

HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 29/10/2025
Fim do conteúdo da página