Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Auditório cheio na aula Inaugural das Licenciaturas do Campus São João
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Auditório cheio na aula Inaugural das Licenciaturas do Campus São João

  • Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 07h47
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h31
  • Acessos: 274

WhatsApp Image 2024 03 22 at 11.34.101Na última terça-feira, o IFSP  - Campus São João da Boa Vista promoveu a  aula inaugural da Licenciatura em Ciências Naturais,  com a professora Doutora Karina Lupetti. Todos os alunos da Licenciatura foram convidados para participar,  junto com os ingressantes. Karina falou sobre o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica: arte, ciência e inclusão, no qual  é coordenadora.

O núcleo Ouroboros é um projeto de divulgação científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e iniciou suas atividades em 2004, com a criação de um grupo teatral para divulgar a química. Dentre os vários projetos já realizados e os que estão em ação atualmente, mencionou o  denominado Sons Vítreos. Trata-se de  um grupo de músicos que apresentam a arte e a ciência dos vidros por meio da música de instrumentos feitos com o material,  e outros convencionais. Ainda trouxe a experiência do trabalho denominado Olhares, no qual pessoas com diferentes graus de deficiência visual fazem parte de um grupo que ensina ciências a partir do teatro, música e artes plásticas. 

Durante a  apresentação Karina fez vários experimentos e solicitou ajuda dos alunos. Foram realizados experimentos de ácido-base com indicador de repolho roxo, teste de chama, música a partir dos vidros, foguete, entre outros. Todos ficaram muito interessados e curiosos para saber mais sobre a teoria por trás do que estavam observando. Karina quis mostrar aos futuros professores que a experimentação facilita o aprendizado dos conceitos teóricos além de despertar o interesse dos estudantes.

 

Acompanhe algumas fotos do evento

Texto e fotos: Professora Carolina Riverin Cardoso
Revisão: Ascom IFSP -  Campus São João da Boa Vista
Publicado em 25/03/2024
 
Fim do conteúdo da página