Página inicial > Publicações > CSP e Coordenadorias dos Cursos Superiores realizaram Acolhimento com os estudantes ingressantes dos Cursos Superiores

Organizado pelo setor Sociopedagógico, o acolhimento aos estudantes dos cursos superiores do câmpus ocorreu no dia 21 de março.

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 15h23
  • Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 00h13

O acolhimento aos estudantes dos cursos superiores do Câmpus São João da Boa Vista do IFSP foi organizado pela Coordenadoria Sociopedagógica e ocorreu durante o dia 21 de março, no Auditório do Bloco A da Instituição. Estiveram presentes, o Diretor Geral do câmpus, prof. Diego Valentte; o Diretor Adjunto Educacional, prof. Marcio Martins; além de todas as coordenadorias dos cursos superiores.

No período da manhã, os estudantes do Curso Bacharelado em Ciência da Computação participaram das atividades de acolhimento. A professora Fernanda de Oliveira, coordenadora do curso, considera que "os alunos ingressantes dos cursos de graduação, em geral, estão cheios de expectativas e ansiedade com essa nova fase na vida deles. São questões de adaptação social, econômica e emocional. Quando chegam no IFSP e sentem que a instituição está preocupada e entende tudo isso, os estudantes se sentem mais seguros e amparados. O acolhimento tem essa proposta: mostrar nosso ambiente e que estamos aqui para o que precisarem nessa jornada."

No período da tarde, ocorreu o acolhimento com os estudantes do curso da Engenharia de Controle e Automação. O prof. Roberto Duarte, coordenador do curso, mencionou que "foi importante este momento para os alunos novos porque mostramos o potencial que a nossa escola oferece, além do suporte disponível, caso necessitem. Na ocasião, ocorreram também depoimentos de alunos veteranos.

No período noturno, as atividades de acolhimento foram direcionadas para os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Processos Gerenciais e as Licenciaturas em Ciências Naturais - Química e Física. Segundo a professora Andreia Abbiati, coordenadora da Licenciatura em Física, "para os futuros docentes, ingressantes nos cursos de Licenciatura, o momento de acolhimento, além de proporcionar o contato com diferentes profissionais da instituição, publicizou ações internas para a garantia e permanência do estudante no curso. Da mesma forma, sentir-se acolhido na instituição é o primeiro passo para que o percurso universitário seja de muito aprendizado e de sucesso na futura carreira."

Houve a participação da organização estudantil Atletica Arthur Chiodi, com os representantes: Vitória Iotti (Presidente), Laís Barros (Vice-presidente), Giuseppe Bornelli (Diretor de esportes), Nathalia Passos (Diretora de comunicação), Vitor Dias (Diretor financeiro), Gabriel Sabino (Secretário), Samuel  Gabriel (Diretor de confecção) e Ivan Bruch (Conselheiro). Segundo a presidente Vitória, "a integração com os alunos ingressantes é de total importância, pois com ela começamos a criação de laços entre os colegas e integração entre outros cursos. Acredito que podemos cada vez mais melhorar essa integração, para que nossos queridos "bixos" se sintam acolhidos mesmo longe de casa! "

A Comunidade do Câmpus São João, além das boas-vindas, deseja um ótimo semestre letivo a todas e todos ingressantes participantes, bem como àqueles que estão em processo de conclusão de matrícula.

Confira aqui todas as fotos