Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Câmpus realiza parceria com o Departamento Municipal de Educação para oferecer o Projeto Eduk
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus realiza parceria com o Departamento Municipal de Educação para oferecer o Projeto Eduk

O IFSP - Câmpus São João da Boa Vista, por meio do Projeto de Extensão Eduk – Educação Colaborativa e Participativa, acaba de formalizar parceria com o Departamento Municipal de Educação de São João da Boa Vista.

  • Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 17h17
  • Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 12h00
  • Acessos: 2858

Na última sexta-feira, 11/02, estiveram reunidos o Diretor-Geral, Diego César Valente e Silva, o Coordenador do Projeto Eduk, Robinson Mapelli Boaro, a Diretora Municipal de Educação, Eloisa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro e os Gestores Pedagógicos do Departamento, Victor Henrique Rios Estevam e Cibele Garcia de Oliveira Borges, para celebração da parceria para realização do projeto Eduk no município de São João da Boa Vista.

Da esquerda para a direita: Victor Henrique Rios Estevam, Eloisa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro, Robinson Mapelli Boaro, Diego César Valente e Silva e Cibele Garcia de Oliveira Borges.
Foto: Divulgação / IFSP

O Projeto Eduk é um projeto de extensão de Educação Colaborativa, do IFSP Câmpus São João da Boa Vista, em parceria com as Diretorias e Secretaria de Educação Municipais e Estaduais, sob a coordenação do servidor Robinson Mapelli Boaro. No escopo do projeto, oferece-se um estudo para apresentar soluções tecnológicas, de acordo com a necessidade apresentada por cada Secretaria / Diretoria de Educação. Dessa forma, a fim de que tais soluções possam efetivamente auxiliar no desenvolvimento das aulas dos professores, são oferecidas aulas específicas a esses profissionais, para capacitá-los ao uso dessas ferramentas. Outra característica do projeto é utilizar parcerias com outros projetos, cursos e profissionais do IFSP, que possam agregar aos temas educativos, para serem oferecidos à comunidade.

De acordo com um levantamento já realizado para a parceria em questão, o Projeto Eduk irá trabalhar em duas frentes:

  • Comunidade  – Serão definidos temas relevantes de orientação à comunidade. Assim, o Projeto Eduk irá buscar parcerias dentro do IFSP, para que, por meio da Educação Colaborativa e Participativa, sejam passadas informações de qualidade para famílias em vulnerabilidade, jovens aprendizes, públicos de primeiro emprego, de programas de ressocialização, etc.

  • Formação de Professores – O objetivo é levar formações continuadas aos profissionais da educação municipal, por meio de palestras, mesas redondas e cursos de extensão, cujos temas são relacionados às ferramentas digitais e metodologias ativas dentro da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

 

Por meio de profissionais especializados, cursos de extensão e projetos existentes no âmbito IFSP, o Projeto Eduk oferecerá conhecimento à comunidade externa, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de soluções sociais e educativas à população, de acordo com a necessidade apresentada pelo Departamento Municipal de Educação.

Cabe ressaltar que o Projeto Eduk teve início em 2021 e contribuiu, através de suas atividades e serviços, com a Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Pardo-SP. Tal parceria poderá ser renovada em 2022.

Com relação ao curso de extensão “Metodologia Ativas e Ferramentas Digitais”, ofertado nacionalmente pelo Projeto Eduk no ano passado, está sendo realizada uma nova oferta para toda a comunidade, pelo IFSP - Câmpus São José do Rio Preto, cujas inscrições estarão abertas até 22 de fevereiro de 2022 e podem ser realizadas pelo site https://sjp.ifsp.edu.br/cursos.

Notícias relacionadas: 

Projeto Eduk conclui atividades de 2021 e recebe honraria da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Fim do conteúdo da página