Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Pesquisadores do câmpus estudaram a Sustentabilidade na Produção Cafeeira no Sul de Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do câmpus estudaram a Sustentabilidade na Produção Cafeeira no Sul de Minas Gerais

A pesquisa, realizada em 2021, teve como objetivo diagnosticar e mensurar os padrões de sustentabilidade da produção de café, em propriedades rurais na região.

  • Publicado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 13h02
  • Última atualização em Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 13h04
  • Acessos: 2752

No âmbito do IFSP, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) é, atualmente, regulamentado pela Portaria IFSP nº 3.904/2018 e tem como objetivo despertar a vocação científica entre os estudantes de nível médio e superior através da participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. A interação entre pesquisadores produtivos e alunos de diferentes níveis de ensino visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico, crítico e criativo, o interesse pela pós-graduação e o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP.

Assim, o projeto de iniciação científica intitulado “Sustentabilidade na Produção Cafeeira no Sul de Minas Gerais” teve como orientador o Prof. Dr. Gilson Rogério Marcomini e como bolsista o aluno Douglas Lopes Castro, do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, ambos do Câmpus São João da Boa Vista.

A pesquisa ocorreu entre março e novembro de 2021 e teve como objetivo diagnosticar e mensurar os padrões de sustentabilidade da produção de café, em propriedades rurais na região do Sul de Minas Gerais. A sustentabilidade identifica aspectos relacionados com a preservação do meio ambiente natural, além de aspectos sociais e econômicos na produção agrícola, tendo a orientação de que essas ações devem atender às necessidades humanas atuais e futuras, principalmente sobre o uso de recursos naturais. O escopo do estudo é diagnosticar os indicadores de sustentabilidade na produção de café, podendo propor melhorias.

Para atingir-se os objetivos, coletaram-se informações primárias junto a 94 produtores de café, através de entrevistas individuais, com posterior tratamento dessas informações. Para a mensuração dos níveis de sustentabilidade na agricultura, foi adotado o indicador do programa de objetivos sustentáveis da FAO/ONU. O escopo utilizado foi o objetivo nº 2 (Fome Zero) e o subitem 2.4.1 (Agricultura sustentável) que considera a proporção de área cultivada com determinada cultura agrícola sobre a área total de uma região, diagnosticando os percentuais de sustentabilidade através de nove temas. 

Os resultados evidenciam bons indicadores de sustentabilidade (em sete, dos noves temas analisados, os indicadores sustentáveis são maiores que 90%), visto que apenas os temas econômicos apresentaram percentuais menores (68%), mostrando que a produção cafeeira pode ser considerada sustentável. Pelo gráfico 1 é possível verificar-se os resultados do estudo.

 

Gráfico 1: Indicadores de Sustentabilidade obtidos no estudo



 

Para os estudantes o estudo é importante por expor a metodologia de  indicadores do programa de objetivos sustentáveis da FAO/ONU, com o escopo do objetivo nº 2 (Fome Zero) e o subitem 2.4.1 (Agricultura sustentável), além de evidenciar os resultados no tocante à sustentabilidade na produção agrícola. Os resultados são animadores, pois expõem que a produção de café na região Sul de Minas Gerais é sustentável, principalmente nos aspectos sociais e ambientais. O grande desafio desse escopo, como sempre aparece e é pouco divulgado, são os aspectos econômicos. 

O estudo é importante para a academia e para a sociedade no tocante à expor os indicadores de sustentabilidade na produção cafeeira, pois é mais um estudo que corrobora que a produção agrícola brasileira é responsável, profissional e concreta, pois respeita os padrões ambientais da legislação do Brasil e dos países que compram o café brasileiro, além de ser responsável socialmente. O grande desafio para essa produção é o fator econômico, no qual os produtores necessitam ser mais eficientes, adotar processos de gestão profissionais, com o intuito de reduzir custos, melhorar a qualidade do produto, diferenciar, alcançando melhores preços no mercado, e consequentemente, com tudo isso, tornar-se sustentável economicamente. 

A pesquisa faz parte de um projeto de 4 anos (2020-2024), no qual continuará a mensurar os indicadores de sustentabilidade em todos esses períodos, desenvolvendo uma análise comparativa entre os períodos, como forma de ter resultados mais robustos e coerentes com o cenário de produção de café no Sul de Minas Gerais.

O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal de Educação de São Paulo, sendo aprovado sob o número CAAE 46851421.6.0000.5473. 

O estudo foi apresentado no 12º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP – 2021, que fora realizado de forma online. O link para o vídeo de apresentação da pesquisa encontra-se disponível em: https://youtu.be/lFiJqlZkW9Y 

Fim do conteúdo da página