Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > IFSP- Câmpus São João da Boa Vista participa da I Conferência Intermunicipal do Fórum de Educação 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP- Câmpus São João da Boa Vista participa da I Conferência Intermunicipal do Fórum de Educação 2021

 

O IFSP contou com a participação do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Bruno Luz, na abertura da cerimônia da I Conferência Intermunicipal do Fórum de Educação 2021

  • Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 22h11
  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 22h26
  • Acessos: 3082

                                                                 

No dia 07 de outubro, o IFSP contou com representações significativas na organização e realização da I Conferência Intermunicipal do Fórum de Educação 2021, realizada na UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas em São João da Boa Vista.

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida no auditório da Unifae, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz, compôs a mesa de abertura e enfatizou a importância do IFSP no contexto da oferta de educação profissional e tecnológica de qualidade e gratuita no estado de São Paulo, tendo em vista os 36 campus distribuídos no estado.

 

            

 

O Câmpus São João da Boa Vista do IFSP contou também com a participação do Diretor-Geral, professor Diego Valente. Segundo o diretor, “o alinhamento das práticas e metas pedagógicas, envolvidas nos Planos de Educação Municipal, Estadual e Nacional devem ser tratadas de maneira conjunta e dialogar com a inclusão, integração, equidade e qualidade do ensino, haja vista que a comunidade local, regional e o seu desenvolvimento representam o foco do nosso trabalho enquanto educadores. Por isso, o evento se apresenta com um papel importante nesse contexto, abre espaço para discussões desse porte, além de palestras e a oportunidade de network entre diversos segmentos da sociedade que estão ligados à educação e ao desenvolvimento social”.

Em relação à realização das plenárias, a professora Andreza Aparecida Barbosa coordenou a sala 1 referente ao Eixo 1, subeixos I, II e III. Na mesma sala, a servidora Juliana Gimenes, membro suplente da comissão do Fórum Municipal de São João, secretariou e elaborou a ata da plenária. Sobre sua participação na coordenação da plenária, a professora Andreza comentou: "a experiência que tive foi enaltecedora e com a percepção das reflexões em espírito colaborativo, vindo de encontro com as práticas educacionais da escola contemporânea que estamos buscando".

 

  

A pedagoga Giseli Lucas coordenou a sala 3 e conduziu o debate referente ao Eixo 1, subeixos VII, VIII e IX. Para Giseli, representante titular da comissão do Fórum Municipal de São João, “poder participar da discussão coletiva do Fórum Intermunicipal foi uma experiência que mostrou a potencialidade e o valor da educação”.

                                                             

 

O tema proposto pela CONAE este ano foi o de “Inclusão, Equidade e Qualidade”, conforme o documento referência (CONAE 2022 – disponível ao final da matéria) . Portanto, o objetivo da conferência foi o de analisar os Planos de Educação Municipais, Estaduais e Nacional e assim propor, discutir e avaliar as práticas de políticas educacionais para efetivação de metas e estratégias referentes ao tema do evento.

De acordo com o Departamento Municipal de Educação, a Conferência Intermunicipal foi um importante momento de discussão para o alinhamento de práticas educacionais das cidades participantes e, buscando complementar esse debate, foram realizadas palestras de profissionais ligados à educação e a apresentação de materiais de tecnologia pedagógica. Compondo a programação do evento, houve também a votação do Regime Interno, monção e eleição para delegados que representarão o Fórum. 

Os municípios participantes foram: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Gama e Vargem Grande do Sul.

O documento referência para participação dos debates está disponível no link: http://fne.mec.gov.br/images/conae2022/documentos/DOCUMENTO_REFERENCIA_CONAE_2022_APROVADO_30_07.pdf

Momento final do Fórum com a professora Andreza e as técnica-administrativas Sandra Chaves (psicológa), Giseli Lucas (pedagoga) e Juliana Gimenes (técnica em assuntos educacionais):

 

                                                                                      

 

Link da notícia no site da Prefeitura de São João da Boa Vista: https://saojoao.sp.gov.br/educacao/noticias/educacao/1-conferencia-intermunicipal-do-forum-de-educacao-2021

 

Fim do conteúdo da página