Página inicial > Projetos > Projeto de Extensão da Biblioteca promove "Hora do Conto" no Dia Nacional do livro infantil

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 19h13 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 08h04 | Acessos: 4417

Na manhã do dia 18 de abril, foi realizada na EMEB “Professor Carvalho Pinto” a primeira atividade do projeto de extensão "BiblioInfoArt" no ano de 2018. Idealizado pela nossa Biblioteca, tem como objetivo promover mensalmente atividades que integram leitura, informação e cultura, com o intuito de aproximá-las na vida das pessoas, de uma forma dinâmica, descontraída e prazerosa.

Para a realização do evento, foi escolhido o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril em homenagem à data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. A atividade intitulada “Hora do Conto”, teve a participação dos alunos com faixa etária de 04 a 05 anos da escola municipal selecionada. Na ocasião realizou-se a narração da história do “Peter Pan”, adaptada em livro da série “Sítio do Picapau Amarelo” do escritor homenageado. A história foi contada pelas alunas bolsistas do projeto, Ana Carolina Borges Flora e Carolina Custódio da Silva com reciproca participação dos alunos presentes, que ao final receberam como lembrança o gorro do Peter Pan e a varinha mágica da Sininho, confeccionados pelas bolsistas e servidoras da Biblioteca. “Contar uma história para uma criança faz com que desperte nela o gosto pelo mundo da fantasia e assim, é possível despertar também o gosto pela leitura. ” comenta Patrícia, a coordenadora do projeto de extensão. Na opinião da Coordenadora Pedagógica, Nelci Ferreira Costa Lima, essa iniciativa é muita rica, pois a criança vai se apropriando da leitura e isso contribui muito com a aprendizagem na questão da oralidade, do ouvir, aproximando-as de uma boa escrita. Sendo que a criança quando não tem proximidade com esse tipo de atividade, fica muito distante, tornando mais difícil o ensino. Para a bolsista Carolina, o projeto é de extrema importância, além de estimular a criatividade das crianças, as aproxima de práticas literárias despertando em cada uma o interesse pela leitura. “É muito apaixonante trabalhar em projetos desse gênero, pois dá para ver o brilho nos olhos de cada criança e isso é mágico. ” acrescenta a bolsista.

O projeto de extensão “BiblioInfoArt”, que já existe há 4 anos, em 2018, possui duas bolsistas, sendo uma aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e uma aluna do curso Superior de Engenharia de Controle e Automação. Conta também com a ajuda do voluntário Flávio Yukio Ohara, do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, que auxilia principalmente nos registros fotográficos dos eventos. Além dos bolsistas, do “BiblioInfoArt” também fazem parte a coordenadora do projeto, Patrícia Cabral de Vasconcellos, a Bibliotecária Maria Carolina Gonçalves, co-coordenadora do mesmo, e a servidora Emiliane Urtado Silvantos, como colaboradora. A finalidade do projeto é possibilitar a interação do Instituto Federal e demais escolas dos municípios da região de São João da Boa Vista e levar aos alunos atendidos pelo projeto momentos de alegria, descontração e informação, para assim, ampliar o potencial da Biblioteca para os serviços prestados à comunidade, além da consulta, pesquisa e empréstimo do seu acervo.

Para visualizar todas as fotos, clique aqui.