Página inicial > O que é? > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Curricularização da Extensão: a arte como propulsora de representações, reflexões e aprendizagens no ensino de Ciências Naturais

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 16h27 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 14h51 | Acessos: 742

Uma peça teatral, que explica o feito de alguns cientistas conhecidos, será apresentada no dia 06/12, às 20h, no Auditório

As turmas das Licenciaturas de Física e Química do 2º período estão entusiasmadas com o desenvolvimento do Projeto para a disciplina de Projeto Integrador I, com a colaboração dos professores Cristiano Meiga Belem e Júlio César de Melo Colabardini.

A disciplina Projeto Integrador I, proposta no novo PPC dos Cursos de Química e Física, vem ao encontro da estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024), que foi regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) ,visando garantir um percentual mínimo de 10% (dez por cento) na carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, direcionados para as atividades de extensão e orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social. Com isso, visa, integrar à matriz curricular e à organização da pesquisa, em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre o ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Diante dessa nova proposta, os alunos do 2º período de química e de física propuseram abraçar o Projeto: “A arte como propulsora de representações, reflexões e aprendizagens no ensino de ciências naturais”, com duas ações bem desafiadoras.
A primeira foi a criação de um canal no Tik Tok, para falar sobre a ciência. Segundo o aluno Fabricio Maximiliano de Freitas, um dos participantes do grupo criador do Canal Cientista de Sofá, o objetivo do Canal é explicar a ciência e curiosidades científicas por trás dos filmes e séries. O projeto visa facilitar a compreensão do conhecimento científico e popularizar a ciências através de um veículo utilizado por milhares de usuários, a plataforma Tik Tok. Vocês podem conferir o primeiro vídeo dos Cientistas do Sofá, no seguinte endereço: https://www.tiktok.com/@cientista.desofa?_t=8ggDNRzdzyI&_r=1.

A segunda proposta da turma foi a criação de uma peça teatral para explicar a ciência através do teatro, por meio de uma abordagem bem criativa.

A peça, escrita pelos próprios alunos, aborda o feito de alguns cientistas conhecidos, com diálogos alegres e participação de todo grupo, que ainda conta com a atuação do professor Júlio César no papel de Oppenheimer.

Estão todos convidados para a apresentação no dia 06/12, às 20h, no auditório.