Minicurso Arduino

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h12 | Acessos: 658

Promovido pelo curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e ministrado pelo Prof. João Pedro Ballerini Bruno, o minicurso Arduino foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2023 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O curso foi aberto para toda comunidade interna e externa do Instituto Federal de São Paulo - Campus São João da Boa Vista. Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, o Arduino é uma família de micro-controladores que são programáveis através de uma plataforma eletrônica de código aberto que permite a criação de projetos inovadores e interativos. Durante as atividades, os alunos aprenderam os conceitos básicos de micro-controladores, adquirindo conhecimentos em programação e também na área de eletrônica sendo agora capazes de compreender como os diversos componentes apresentados interagem no circuitos, um conjunto de conhecimentos que possibilitam a criação de tomadas inteligentes, sistemas semafóricos e até mesmo sistemas simplificados de entrada utilizando botões.

A atmosfera durante o minicurso foi bastante descontraída e interativa. O Prof. João utilizou uma linguagem casual e divertida, o que contribuiu para que os participantes se sentissem à vontade para tirar dúvidas e experimentar novas ideias.

Ao final do minicurso, os participantes receberam um certificado de conclusão, que atesta o conhecimento adquirido durante as atividades.

O minicurso de Arduino na SNCT foi uma experiência enriquecedora para os participantes. Eles puderam aprender sobre uma tecnologia bastante útil e de baixo custo, podendo ser facilmente aplicada em diferentes situações e cenários, além de colocar em prática seus conhecimentos em elétrica, eletrônica e programação. Sem dúvida, essa experiência contribuirá para o desenvolvimento profissional desses estudantes, que agora possuem mais uma ferramenta em seu arsenal de habilidades.

Autores:

Prof. Paulo Renato de Oliveira Gavião