Página inicial > O que é? > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Apresentação do projeto integrador do TMSI

Apresentação do projeto integrador do TMSI

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h08 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h09 | Acessos: 679

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento anual que busca promover a divulgação e popularização da ciência e da tecnologia no país. Durante essa semana, diversas instituições de ensino e pesquisa realizam atividades para aproximar a comunidade do mundo científico e tecnológico. E foi nesse contexto que os alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática apresentaram seus Projetos Integradores.

O projeto integrador é uma atividade que busca integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico, proporcionando aos alunos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam. É uma forma de aplicar os conceitos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a atuação profissional.

No curso técnico em manutenção e suporte em informática, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre manutenção de computadores, redes de computadores, suporte técnico, entre outros temas relacionados à área de tecnologia da informação.

Os projetos integradores apresentados pelos alunos abordaram diferentes temas relacionados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, a saber:

Tema: Criação de um game competitivo a ser instalado no Arcade do campus

Escopo: O Projeto Integrador se baseia em desenvolver um game do qual será reproduzido no Arcade do próprio IFSP SBV. O game inteiro será produzido dentro do site https:// gamemaker.io. Ele contará com um sistema de scoreboard (sistema de ranking) e será integrado no arcade para que todos possam jogar livremente de uma forma competitiva.

Tema: Interfone integrado a redes

Escopo: Criar um sistema de interfone integrado a redes de comunicação para possibilitar a comunicação eficiente e segura entre usuários em diferentes locais usando uma rede de computadores. Para isto, faz parte do projeto, desenvolver um sistema de interfone que permita comunicação por voz e vídeo entre usuários através de redes de comunicação, incluindo Internet e LAN, assim como acessível por dispositivos móveis, computadores e interfones dedicados.

Tema: Semáforo Inteligente

Escopo: O desenvolvimento de um semáforo inteligente, um dispositivo para melhorar a qualidade das vias da cidade e aumentar a segurança no trânsito.

O semáforo inteligente terá sua comunicação por meio de uma conexão Wi-Fi (disponível no micro-controlador ESP32) ou através de ondas eletromagnéticas na frequência 433MHz (com uso de módulo à parte), e através desta comunicação, em conjunto de sensores de presença de pedestres, carros e motos, este semáforo poderá ser capaz de se adaptar ao fluxo de carros momentâneo na região tornando o processo de controle de tráfego mais eficiente sem deixar de lado a segurança.

Tema: Mesa auto niveladora

Escopo: Estudo de casos e implantação de uma mesa auto niveladora capaz de oferecer soluções para embarcações náuticas - onde é necessário manter equipamentos e suprimentos em nível durante operação, manipulação ou estocagem, assim como estabilidade para macas de pacientes hospitalares durante trânsito, nivelamento de peças na construção civil e ou nivelamento de bacana para impressão.

TemaWii Remote em uma caneta para interação com telas

Escopo: Montagem de um dispositivo para interação em diversas telas, utilizando o infravermelho do wii remote. Através de uma interface básica, com utilização de rede e a acréscimo de um software com um jogo, para interação dos usuários.

Além da apresentação dos projetos, os alunos também tiveram a oportunidade de trocar experiências com professores, plateia e receber contribuições para melhoria dos seus projetos.

Autores:

Prof. Paulo Renato de Oliveira Gavião