Página inicial > O que é? > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Estudantes de graduação realizam ações de Responsabilidade Social

Estudantes de graduação realizam ações de Responsabilidade Social

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 17h01 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 12h43 | Acessos: 1303

O formato do trabalho foi orientado previamente em sala de aula e a escolha dos temas, o enfoque da ação e as parcerias foram realizados pelos alunos, organizados em equipes. As atividades deveriam estar alinhadas às metas das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e às orientações da norma ABNT NBR ISO 26.000, a norma da Responsabilidade social.

No final do primeiro semestre de 2023, alunos matriculados nas disciplinas de "Responsabilidade social" (Engenharia de Controle e Automação, 1o. e 5o.  semestre) e "Responsabilidade Social e Sustentabilidade" (Bacharelado em Ciência da Computação, 1o semestre), sob orientação do Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini, realizaram, como projetos e trabalhos finais de disciplina, ações diversas com enfoque na responsabilidade social e sustentabilidade. O formato do trabalho foi orientado previamente em sala de aula e a escolha dos temas, o enfoque da ação e as parcerias foram realizados pelos alunos, organizados em equipes. As atividades deveriam estar alinhadas às metas das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e às orientações da norma ABNT NBR ISO 26.000, a norma da Responsabilidade social.  A atividade contou com apoio dos coordenadores de curso (ECA: Prof.s Dr.s Roberto Duarte e Muriell Freire; BCC: Profa. Dra. Fernanda C. de Oliveira), da Direção Educacional (Prof. Dr. Márcio Martins) e da Direção geral do campus (Prof. Dr. Diego Valente).

As ações realizadas tiveram alcance local, e a maior parte delas envolveu a comunidade do campus e do entorno próximo. Entre as parcerias, é possível destacar a realizada com a Bioclínica/Banco de Sangue de São João da Boa Vista, para a doação de sangue, com o Projeto "Mãos que ajudam" (coordenado pelo Prof. Dr. Gilson Marcomini), para doação de alimentos, com o Lar Vicentino São José, também para doação de alimentos e itens de higiene, com a USF Dr. Sebastião José Rodrigues, para instruções sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e doação de preservativos, entre outras parcerias igualmente relevantes. Segundo o docente responsável pelos projetos, a ideia foi trabalhar autonomia e iniciativa dos alunos, com a dimensão cidadã da formação articulada a projetos de responsabilidade social, incentivando o engajamento dos alunos em ações que envolvem solidariedade, bem-estar social e saúde. Na opinião dos discentes, de forma geral, a atividade possibilitou compreender na prática como funciona a área de RS, estimulando o protagonismo e a autonomia do educando, servindo também como uma espécie de treinamento/capacitação na área para os futuros profissionais.

Abaixo a listagem completa dos projetos desenvolvidos:

Turma: "Bacharelado em Ciência da Computação" - 1º semestre (ingressantes)

- "A importância da doação de sangue como atividade de transformação social"

(Erick Silva, Igor Martins, Vinícius Gaioli, Vinícius Pittoli)

- "Campanha do Agasalho IFSP"

(Larissa Dias, André Fernandes, Fernanda Silva, João Miguel Araújo, Mariana Chahud, Victória Silva)

- "Arborização"

(João Pedro Silva, Leonardo Santos, Luiz Octávio Furlanis, Rhuan Cruz, Thiago Francisco)

- "Hemo+: Jogo para orientação e incentivo à Doação de sangue"

(Aloísio Lingo Filho, Guilherme Rossetti, Samuel Lopes, Yago Nunes)

- "Doação de Sangue: maneiras de atrair novos doadores"

(Eduardo Dominicini, Gabriel Cavalcanti, João Thiago Souza, Lucas Filetti, Nicholas Destefano)