Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Projeto de Extensão auxiliará produtores de café na melhoria da qualidade
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão auxiliará produtores de café na melhoria da qualidade

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 19h45 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 19h47 | Acessos: 2108

O projeto “Diagnóstico e Análises para obtenção de melhorias na qualidade do café de produtores nas cidades de Caconde, São Sebastião da Grama e Divinolândia-SP”, sob a coordenação do professor Dr. Gilson Rogério Marcomini, auxiliará 120 produtores de café nos aspectos de melhoria da qualidade do produto.

 

O projeto de extensão pretende diagnosticar como os processos de produção do café são desenvolvidos por cerca de 120 pequenos produtores rurais, a fim de avaliar atitudes que possibilitem que esses produtores consigam obter cafés de qualidade em suas propriedades, gerando maiores rendas, e promovendo maior lucratividade para esses produtores, com o intuito de permanecerem na atividade agrícola, como também melhorando os aspectos de produção, qualidade e gestão. Além disso, visa promover ações para que eles possam melhorar a produção de cafés especiais, adotando estratégias mercadológicas e de processos de produção, vinculados às etapas produtivas, como forma de que esses produtores possam agregar valor ao seu produto.

Essa demanda foi exposta através do SEBRAE (escritório regional de São João da Boa Vista), que mantém contato direto com os produtores, atendendo-os no tocante às suas necessidades de gestão da propriedade, no qual o mesmo trouxe essa ação para que o IFSP Câmpus São João da Boa Vista seja parceiro em atender a esses produtores. Importante destacar que esses produtores estão vinculados à Associação de Produtores de Café, à Cooperativa de Produtores de Café e ao Sindicato Rural de Produtores, os quais podem ser disseminadores da ação para outros produtores vinculados à essas organizações.

Esses produtores estão localizados em uma importante região produtora de café no Estado de São Paulo e desejam que o seu produto seja reconhecido pelo mercado, no qual o primeiro passo é a participação dos mesmos em concursos de qualidade de café, os quais são promovidos pela Secretaria Estadual de Agricultura, em conjunto com a Câmara Setorial do Café e outras instituições vinculados ao agronegócio do café no Brasil. Para isso, "os processos de melhoria da qualidade do café deverão ser realizados de acordo com as normas e procedimentos para a  participação em concursos de café, e esse projeto também atenderá a esses requisitos, orientando os produtores sobre cada procedimento necessário para que eles tenham seu café participando, e sendo premiados nesses concursos", expõe o professor Gilson.

Fim do conteúdo da página