Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Papo Reto do TPG em sala de aula trouxe o Engenheiro Ambiental Ovane Buzzi
Início do conteúdo da página

Papo Reto do TPG em sala de aula trouxe o Engenheiro Ambiental Ovane Buzzi

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h21 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h21 | Acessos: 2971

O evento ocorreu na última segunda-feira (25/10/2021), tratando sobre as Práticas do Desenvolvimento Ambiental e Sustentável dentro das Empresas e contou com a participação especial do engenheiro ambiental Ovane Luiz Buzzi Junior

O Papo Reto em Sala de Aula da vez tratou sobre as Práticas do Desenvolvimento Ambiental e Sustentável dentro das Empresas e contou com a participação especial do engenheiro ambiental Ovane Luiz Buzzi Junior que aceitou o nosso convite, através da professora Ma. Yara Maria Guisso de Andrade da disciplina de Desenvolvimento Sustentável para o convidado palestrar e bater um papo reto trazendo suas experiências práticas de organizações na área de desenvolvimento ambiental e sustentável dentro das empresas.

O evento ocorreu na última segunda-feira (25/10/2021) e foi um momento oportuno para que os alunos do curso pudessem tirar as suas dúvidas e ainda poder compartilhar experiências mútuas com o engenheiro que traz uma formação ampla e uma experiência prática, o que contribui efetivamente para formação prática dos nossos alunos.

Ovane é graduado em Engenharia Ambiental e Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e também em Gestão de Projetos com ênfase no PMI com experiência nas áreas de SSQMA – Saúde, Segurança, Qualidade e Meio Ambiente, com prática na coordenação de equipes de SESMT e equipes de Meio Ambiente, tanto na gestão de pessoas e financeira como em gestão de resultados, metas, indicadores e requisitos legais. Possuindo ainda experiência em implantação e manutenção das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 18001 (45001) e FSSC 22000 e também em programas de gestão de Segurança baseada em comportamento e implantação de cultura em Segurança de Alimentos. Adepto da metodologia TPM, participando de pilares como ME, MA e MQ e liderando pilares de SHE.

Além de gerenciamento de projetos voltados para a área de Segurança, para cumprimento de todas as NRs e em projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade, como implantação de ETAs, ETEs e novas tecnologias para tratamento e disposição de resíduos industriais e em projetos para Qualidade, como implantação de Metrologia em laboratórios e tecnologias de Segurança de Alimentos em ETAs.

Além de um bate papo descontraído com a sala do 2º Período  do TPG, o engenheiro trouxe experiências e relatos sobre o Tripé da Sustentabilidade (Triple Bottom Line) dentro das organizações, sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável dentro da ONU – Organização das Nações Unidas, da ESG - Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social e Governance), das relações da governança com a parte técnica, sobre índices de sustentabilidade empresarial, da reserva legal e agroflorestal,  entre outros assuntos inerentes de sustentabilidade e do meio ambiente.

Ainda durante o evento, foi possível consolidar os desafios e as vantagens de se implantar ações de sustentabilidade nas indústrias e a demonstração prática ambiental da valorização na governança de negócios e o engenheiro palestrante, contribuiu muito com as práticas junto aos nossos alunos até evidenciados pela sua ampla experiência com uma trajetória nas empresas Danone®, Leão Alimentos ®, Coca-Cola do Brasil ® e agora na área de agronegócios especificamente em SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

Por fim, participaram do evento os alunos do 2º Período, a professora responsável pela disciplina professora Ma. Yara Maria Guisso de Andrade e o professor coordenador do curso Me. Vágner Renato Rovani. Durante o evento muitas perguntas foram realizadas e com uma interação produtiva, tivemos a oportunidade de vivenciar mais esse momento. A coordenação do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais agradece o engajamento da professora Yara e ao engenheiro ambiental Ovane Buzzi.

Imagem do evento e o link para assistir ao evento no Canal do TPG:

Link para o evento: https://youtu.be/3Ph0zEZpVTw

Imagem do evento online ao vivo

Fim do conteúdo da página