Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Modelo de Mediação de Conflitos do IFSP consolida expansão nacional em 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Modelo de Mediação de Conflitos do IFSP consolida expansão nacional em 2025

  • Publicado: Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 12h18
  • Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 12h21
  • Acessos: 56

Iniciativa percorreu o país capacitando comissões e gestores de Instituições Federais, irradiando a filosofia de humanização nas relações de trabalho.

O ano de 2025 consolidou o Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos (NRPC) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) como uma referência na administração pública. A metodologia, que busca atuar com humanidade dentro da legalidade e "enxergar as pessoas por trás dos cargos", ultrapassou as fronteiras estaduais. A convite de diversas instituições, o projeto percorreu o Brasil promovendo capacitações e trocas de experiências. Confira a trajetória dessa expansão:

 

Sudeste: O Início das Parcerias

A trajetória de expansão iniciou-se na região Sudeste com o CEFET-MG, a primeira instituição a acolher a visão estratégica do projeto. Ainda na região, houve uma importante troca de experiências com a UFES, fortalecendo o diálogo interinstitucional.

Nordeste: Primeiras Conexões

Em seguida, o NRPC chegou ao Nordeste. No IFCE, o trabalho foi voltado para a comissão de ética local. Na sequência, a equipe atuou na UFRN, capacitando comissões essenciais para a harmonização das relações de trabalho e discentes junto à Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas daquela universidade.

Sul: Acolhida na Cidade dos Ventos

A expansão seguiu para a região Sul, onde a equipe esteve no IFRS - Campus Osório. A visita foi marcada pela excelente acolhida dos servidores gaúchos e pelo fortalecimento dos laços institucionais.

Centro-Oeste e Norte: Integração e Diversidade

Conectando o centro e o norte do país, o projeto esteve na UFMT, em Cuiabá, recebendo o calor humano característico da região. Posteriormente, a equipe desembarcou em Rondônia para atuar junto ao IFRO e à UNIR. Nestas instituições, gestores e mediadores foram capacitados por em 18h semanais, 3 dias na semana. Sempre das quartas-feiras às sextas-feiras, garantindo o cumprimento sem qualquer prejuízo das atividades docentes no campus São João da Boa Vista. 

Retorno ao Nordeste e Encerramento do Ciclo

Na reta final de 2025, o NRPC foi acionado pela ESAFI - Escola do Servidor Público , empresa privada, atendida nos limites de atuação da Lei 12.722/2012, em Fortaleza, atendendo órgãos como a Companhia das Docas-RJ, Hemobrás e a Polícia Militar do Acre.

O ciclo foi encerrado em Petrolina, no IF Sertão-PE. O Reitor da instituição, Prof. Jean Alencar — um dos capacitados pelo Núcleo —, descreveu o momento afirmando que a Mediação de Conflitos do IFSP "irradiou a sua prática exitosa".

Agradecimentos e Legado

A realização deste trabalho contou com o apoio fundamental da Reitoria do IFSP, que apostou na mediação de conflitos como ferramenta de gestão, e dos colegas do Campus São João da Boa Vista pelo suporte operacional.

O professor Ademar, coordenador-geral do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos do IFSP avalia as ações: "Estou realizado de ter pensado, criado e lutado por este núcleo. Hoje buscamos enxergar o humano, cuidando de humanos dentro da administração pública. Agradeço a gentileza do povo brasileiro que me recebeu como se eu estivesse em casa". Diante disso, o NRPC encerra o ano celebrando os resultados positivos e projetando novos horizontes com novas parcerias com instituições para 2026.

Órgãos públicos atendidos pelo NRPC: Ministério das Cidades, CEFET-MG, UFES, UFRN, IFCE, IFRS, UFMT, IFRO, IFSERTAOPE, UNIR. Para 2026, estão já agendados IFBA, UFVJM, IFMG e retornos em órgãos já visitados. 

 Acompanhe algumas fotos do percurso de capacitação

 

 


Texto: Prof. Dr. Ademar Bernardes Pereira Junior
Revisão: CDI IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/12/2025

 
Fim do conteúdo da página