Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-Graduação > ENSINO > Cursos > Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em Química
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em Química

Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 12h18 | Acessos: 41529

Licenciatura em Ciências Naturais – Habilitação em Química

 

                                                                         

 

Sobre o curso

 

A Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitação em Química tem por objetivo habilitar o aluno a atuar como professor da disciplina Ciências, no ensino fundamental, e de Química, no ensino médio. O curso é organizado em disciplinas que contemplam diversas metodologias tais como: trabalhos experimentais, atividades em grupo, seminários, aulas expositivas, elaboração de materiais didáticos e objetos de aprendizagem, trabalhos teóricos e de pesquisa, divulgação científica e visitas técnicas a instituições culturais. O currículo foi concebido de modo a coordenar e articular, ao longo de todo o curso, a formação cultural, teórica e prática do professor nas áreas de conhecimento específico e educação.

 

Duração do curso: 8 semestres

Período: Noturno, de segunda a sexta-feira

Pré-requisito: Ensino Médio completo

Ingresso: Processo seletivo próprio

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Carolina Riverin Cardoso

 

Mundo do Trabalho

 

O licenciado em Ciências Naturais com habilitação em Química atua em instituições públicas e privadas de ensino e em outros espaços de educação não formal. É um profissional com sólida formação na área de ciências da natureza, com ênfase em química, capaz de exercer a docência no ensino básico com excelência e de utilizar sua criatividade e conhecimentos para aprimorar e gerar novas metodologias de ensino de ciências e de física. A crescente escassez de professores de física observada nos últimos anos, no Brasil, contribui, positivamente, para a empregabilidade desses profissionais.

 

Além de atuar em sala de aula, licenciados em química podem exercer funções de gestão em unidades escolares e executar trabalhos de responsabilidade técnica em indústrias químicas, graças ao reconhecimento das competências desenvolvidas no curso pelo Conselho Regional de Química (mediante afiliação ao CRQ – IV Região). Adicionalmente, os egressos do curso podem desenvolver trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação.

 

Áreas de Atuação

 

Escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, secretarias estaduais e municipais de educação, organizações sociais e não governamentais e indústrias químicas.

 

 

Links Úteis:

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página