IFSP - Campus São João participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e foi criada em 2004. Desde então, acontece anualmente em todas as cinco regiões do país com atividades em locais públicos, escolas, universidades e unidades de pesquisa. Este ano, a Semana traz como tema central: "Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território".
No IFSP - Campus São João da Boa Vista, a 22ª SNCT acontece entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, com oficinas, palestras e mostras de trabalhos científicos.
Acompanhe algumas das atividades propostas e em estruturação no Campus São João.
Programação prevista
29/09 - segunda
Horário das atividades:
MATUTINO: das 08h às 11h30
VESPERTINO (02/10): das 14h às 17h
NOTURNO (de 29/09 a 02/10): das 19h às 22h
| Manhã | Tarde | Noite |
| Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Atividades culturais | |
| Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Licenciatura em ação | |
| Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | 19h: Abertura Solene do evento, apresentação artística e Mesa-Redonda "Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território". | |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | ||
| Linguagem Matemática e Recursos Informacionais | ||
| Atividades Culturais | ||
| Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | ||
| Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | ||
| Mostra de Experimentos em Física e Química | ||
| Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | ||
| Cursos de Gestão | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Do invisível ao gigante verde | ||
| Atividade NAPNE | ||
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | ||
| Mostra de Drones | ||
| Karaokê | ||
| Grémio | ||
| Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | ||
| Uma viagem pela Ciência | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Mostra de Drones |
30/09 - terça
Horário das atividades:
MATUTINO: das 08h às 11h30
VESPERTINO (02/10): das 14h às 17h
NOTURNO (de 29/09 a 02/10): das 19h às 22h
Visitação de escolas no IFSP-SBV, durante o período matutino, para participação das atividades previstas (mostras, laboratórios/salas temáticas, experiências, competições).
| Manhã | Tarde | Noite |
| Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Atividades culturais | |
| Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Licenciatura em ação | |
| Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | Minicurso: O impacto da IA no profissional de informática | |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | Oficina – Física e os brinquedos | |
| Linguagem Matemática e Recursos Informacionais | Mostra de Software para Área da Saúde | |
| Atividades Culturais | Palestra sobre Educação Midiática (online) | |
| Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | ||
| Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | ||
| Mostra de Experimentos em Física e Química | ||
| Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | ||
| Cursos de Gestão | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Do invisível ao gigante verde | ||
| Atividade NAPNE | ||
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | ||
| Karaokê | ||
| Grémio | ||
| Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | ||
| Inglês na ciência e tecnologia | ||
| Uma viagem pela Ciência | ||
| Geografia e Geopolítica - Jogos e Desafios (Monitoria em Geografia e Olimpíada Brasileira de Geografia) | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Mostra de Drones |
01/10 - Quarta
Horário das atividades:
MATUTINO: das 08h às 11h30
VESPERTINO (02/10): das 14h às 17h
NOTURNO (de 29/09 a 02/10): das 19h às 22h
Visitação de escolas no IFSP-SBV, durante o período matutino, para participação das atividades previstas (mostras, laboratórios/salas temáticas, experiências, competições).
| Manhã | Tarde | Noite |
| Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Atividades culturais | |
| Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Ciência em Cena | |
| Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | Arte e Ciências Naturais na Formação continuada de professores da Educação Infantil | |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | Mostra de Software para Área da Saúde | |
| Linguagem Matemática e Recursos Informacionais | Mesa Redonda com os discentes e egressos do TMSI | |
| Atividades Culturais | ||
| Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | ||
| Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | ||
| Mostra de Experimentos em Física e Química | ||
| Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | ||
| Cursos de Gestão | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Do invisível ao gigante verde | ||
| Atividade NAPNE | ||
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | ||
| Mostra de Drones | ||
| Karaokê | ||
| Grémio | ||
| Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | ||
| Inglês na ciência e tecnologia | ||
| Bacharelado em Ciência da Computação: Oficina de Desempenho de Jogos | ||
| Uma viagem pela Ciência | ||
| Geografia e Geopolítica - Jogos e Desafios (Monitoria em Geografia e Olimpíada Brasileira de Geografia) | ||
| Competição de carros de corrida | ||
| Ação 2: Oficina do projeto de extensão "Do Código ao Movimento: Automação e Robótica em Ambiente Virtual 3D." | ||
| Arte e Meio Ambiente | ||
| Mostra de Drones |
02/10 - Quinta
Horário das atividades:
MATUTINO: das 08h às 11h30
VESPERTINO (02/10): das 14h às 17h
NOTURNO (de 29/09 a 02/10): das 19h às 22h
Visitação de escolas no IFSP-SBV, durante o período matutino, para participação das atividades previstas (mostras, laboratórios/salas temáticas, experiências, competições).
| Manhã | Tarde | Noite |
| Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Atividades culturais |
| Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Licenciatura em ação |
| Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | Ciência em Cena |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | Arte e Ciências Naturais na Formação continuada de professores da Educação Infantil |
| Linguagem Matemática e Recursos Informacionais | Atividades Culturais | Palestra: Evolução do Data Center IFSP |
| Atividades Culturais | Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | |
| Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | |
| Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | Mostra de Experimentos em Física e Química | |
| Mostra de Experimentos em Física e Química | Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | |
| Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | Cursos de Gestão | |
| Cursos de Gestão | Arte e Meio Ambiente | |
| Arte e Meio Ambiente | Atividade NAPNE | |
| Do invisível ao gigante verde | Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | |
| Atividade NAPNE | Karaokê | |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | Grêmio | |
| Mostra de Drones | Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | |
| Karaokê | Inglês na ciência e tecnologia | |
| Grémio | Competição de carros de corrida | |
| Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | Uma viagem pela Ciência | |
| Inglês na ciência e tecnologia | Produção de fármacos e cosméticos a partir de plantas aromáticas | |
| Bacharelado em Ciência da Computação: Oficina de Desempenho de Jogos | ||
| Uma viagem pela Ciência | ||
| Competição de carros de corrida | ||
| Mostra de Drones |
03/10 - Sexta
Horário das atividades:
MATUTINO: das 08h às 11h30
VESPERTINO (02/10): das 14h às 17h
Visitação de escolas no IFSP-SBV, durante o período matutino, para participação das atividades previstas (mostras, laboratórios/salas temáticas, experiências, competições).
| Manhã | Tarde | Noite |
| Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | Apresentação de Projetos 4o Ano de Eletrônica | |
| Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | Maré matemática: onde os desafios vêm em ondas de diversão. | |
| Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | Oficina de Criação Literária - Projeto de Extensão | |
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: Produção de Vídeo com IA | |
| Linguagem Matemática e Recursos Informacionais | Atividades Culturais | |
| Atividades Culturais | Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | |
| Competição multiplayer: Jogo de Ritmo desenvolvido pelo aluno Yago de BCC | Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | |
| Mostra de Trabalhos Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio | Mostra de Experimentos em Física e Química | |
| Mostra de Experimentos em Física e Química | Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | |
| Mostra de Projetos AIE Engenharia e Comunicação de 2025 | Cursos de Gestão | |
| Cursos de Gestão | Arte e Meio Ambiente | |
| Arte e Meio Ambiente | Atividade NAPNE | |
| Do invisível ao gigante verde | Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | |
| Atividade NAPNE | ||
| Workshop Planeta Água na Ciência da Computação: | Karaokê | |
| Mostra de Drones | Grêmio | |
| Karaokê | ||
| Grémio | ||
| Apresentação de Projetos 3o Eletrônica | ||
| Uma viagem pela Ciência | ||
| Mostra de Dempenho de hardware para Jogos | ||
| Mostra de Drones |


Redes Sociais