Página inicial > Pós-Graduação > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Estudantes de Engenharia de Controle e Automação do Campus São João chegam à fase III da OBSAT

• Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 09h40
  • Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 07h18

Duas equipes do IFSP – Campus São João da Boa Vista participaram da OBSAT. Caso ficassem bem colocadas, receberiam um kit de montagem de satélites para continuar na competição e estruturar o equipamento na segunda fase. Embora não tenham se classificado, a organização permitiu sua continuidade, mas com os custos bancados pelos participantes. Decidiram, então, constituir um novo grupo formado pelos estudantes: Adriano César de Souza Pereira e Kaique Batista de Oliveira, de Engenharia de Controle e Automação (IFSP); e outros dois acadêmicos da Unesp, da Engenharia de Aeronáutica, em uma interação entre as instituições.

Assim, a equipe ICARUS ficou com quatro membros, que fizeram as montagens para a fase II,  sob tutoria do professor Daniel Espanhol Razera.

Adriano César de Souza Pereira (IFSP)
Kayque Batista de Oliveira (IFSP)
João Pedro Bineli Alves (Unesp)
Kevin Cohim Hereda de Freitas Marinho (Unesp)

Na  fase II, deve-se apresentar o satélite montado e comunicando com uma EB (estação base) por wifi. O sistema deve passar por vários testes mecânicos e de comunicação. Com base nisso e no relatório apresentado, definem-se os vencedores em etapas regionais.

Na terceira fase da OBSAT, realizada em conjunto com a LASC (Latin America Space Challenge) em Tatuí, a ICARUS ficou em primeiro lugar na categoria N3. Segundo o professor Daniel Espanhol, “o grupo preparou seu satélite sem recorrer a kits prontos, o que apresentou alguns contratempos, resolvidos com muito empenho pelos alunos. Todas as etapas do projeto foram realizadas pelos acadêmicos: da definição da missão, compra dos componentes, testes em separado, ensaios de componentes, montagem final e programação”, explicou.

Sobre a Olimpíada

WhatsApp Image 2023 12 08 at 11.56.22

A Olimpíada Brasileira de Satélites - MCTI tem abrangência nacional, sendo concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

São quatro fases: definição do projeto, montagem, avaliação e lançamento do projeto em balão atmosférico (altitude de 20 mil metros) e a quarta fase para um lançamento em estratosfera, para as melhores equipes dentre as campeãs das fases regionais. As equipes são compostas de dois a quatro alunos nos níveis fundamental(N1), médio(N2) e universitário(N3).

A competição envolve a montagem de um CUBESAT, que é um satélite de dimensões reduzidas, mas com total funcionalidade e muito difundido no meio acadêmico.

Texto: Ascom IFSP – Campus SJBV (com informações professor Daniel Espanhol)
Publicado em 07/12/2023