Página inicial > Pós-Graduação > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Simulação de júri envolveu os cursos integrados com a participação de servidores e colaboradores

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 11h10
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h08

WhatsApp Image 2023 11 30 at 104929O IFSP – Campus São João da Boa Vista estruturou um Júri Popular Simulado, desenvolvido pelos alunos do 3º ano Integrado em Informática e 3º ano Integrado em Eletrônica, sob a coordenação do professor de Língua Portuguesa e Literatura André Plez. Os estudantes montaram toda a estrutura no auditório e na sala de reuniões da CDI, em uma atividade que buscou ser a mais próxima do real. O tema foi a tese da redução da maioridade penal, tendo como eixo argumentativo o julgamento de um menor de 16 anos, por ter praticado assalto à mão armada em uma loja. “Deve ser preso em um presídio comum ou ser atendido em instituição para menores (Fundação Casa)?”
O caso, que esteve em julgamento no tribunal, seguiu o rito processual tal como em um júri real. Os discentes foram divididos em três equipes: promotoria de acusação, advogados de defesa e servidores do fórum. Segundo o professor André Plez, todos tiveram um papel na simulação, garantindo a isonomia durante o processo de aprendizagem. “O mais interessante é que as equipes se prepararam de forma isolada, isto é, montaram seus argumentos e contra-argumentos sem que os grupos dialogassem. Descobriam quais seriam as ideias defendidas somente no dia da apresentação, garantindo uma situação real de embate argumentativo”, explicou.
Os jurados foram formados por docentes do campus, além de convidados externos: profissionais das empresas terceirizadas do campus e estudantes do curso de Direito da UNIFEOB. Os jurados foram unânimes quanto aos elogios sobre a atuação dos alunos e alunas, que demonstraram domínio das técnicas argumentativas.
“Pedagogicamente, tivemos como objetivos principais incentivar o protagonismo juvenil por meio de debates, desenvolvendo as competências e habilidades na oralidade, persuasão, organização de ideias e técnicas de convencimento. Além disso, foi desenvolvido o senso crítico, ampliando a capacidade argumentativa, a organização de ideias e respeito à opinião do outro, trabalhando conhecimentos abstratos para torná-los concretos na vivência dos estudantes”, complementou André.

Ascom / IFSP Campus São João da Boa Vista (com informações Prof. André Plez)
Publicado em 05/12/2023
Atualizado em 06/12/2023