Página inicial > Pós-Graduação > Notícias publicadas > Página Inicial > Últimas notícias > Cursos Integrados promovem acolhimento especial no retorno às atividades presenciais

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro os cursos Técnicos Integrados em Eletrônica e em Informática do campus São João da Boa Vista desenvolveram atividades diversas para recepcionar os(as) estudantes no retorno às aulas presenciais.

As atividades foram organizadas pelas Coordenações dos Cursos - Profa. Dra. Renata Tamaso e Alexandre de Martini -, pela Coordenadoria Sociopedagógica e da Coordenadoria de Assistência ao Estudante, com o apoio da Direção Geral e da Direção Adjunta Educacional.

Aconteceram dinâmicas, sorteio de brindes, integração entre as turmas, tour pelo campus, finalizando no dia 23/02 com uma Homenagem a todos que perderam familiares ou amigos pela Covid-19 e com uma Celebração à Vida, com os alunos colocando flores nas árvores do campus, desejando sentimentos de afeto, compaixão, empatia, amor, paz e melhores dias as todos nós.

• Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 15h29
  • Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 15h32

Entre os dias 21 e 23/02 os cursos Integrados em Eletrônica e em Informática do IFSP, campus São João da Boa Vista, desenvolveram uma série de atividades como forma de promover o acolhimento dos alunos e alunas no retorno às aulas presenciais.

Na segunda-feira (21), a partir das 7h, os alunos foram recepcionados pelo Diretor Geral - Prof. Dr. Diego Valente, pelo Diretor de Ensino - Prof. Dr. Marcio Martins, pelas Coordenações dos cursos Técnicos em Eletrônica e em Informática Integrados ao Ensino Médio – Profa. Dra. Renata Tamaso e Alexandre de Martini, respectivamente -, juntamente com a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e a Coordenadoria de Assistência ao Estudante (CAE).

No primeiro momento, os Diretores deram as boas-vindas aos alunos e alunas, desejando-lhes um excelente ano no IFSP. Em seguida, a CSP e a CAE apresentaram o protocolo de biossegurança do IFSP e orientaram os(as) estudantes sobre os cuidados necessários no contexto do retorno presencial. Em seguida, as turmas iniciaram um tour pelo campus para conhecer os espaços físicos, salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, etc. e tomar contato com o funcionamento da instituição.

Na terça-feira (22), os alunos do 1º ano foram recepcionados pelas outras turmas no Auditório do Prédio A. Receberam cartas de motivação escritas pelos alunos do 4º ano, pirulitos distribuídos pelos alunos do 2º ano e puderam ver os memes criados pelos alunos do 3º ano. Esse foi um momento muito importante para integração dos estudantes, já que muitos deles sequer conheciam o campus e seus colegas presencialmente.

“Foram quase dois anos de atividades virtuais, on-line, por meio do ensino remoto. As turmas do 1º e 2º anos não tiveram a oportunidade de conhecer o campus, já que nossas atividades presenciais foram interrompidas em março de 2020, logo na segunda semana de aulas. Os alunos mal tiveram tempo de conhecer seus colegas de sala e ficaram ao longo desse tempo desenvolvendo atividades pedagógicas de forma virtual. Havia a necessidade de promover essa interação, essa troca entre as turmas”, disse a Profa. Dra. Renata Tamaso.

Na quarta-feira (23), às 11h30, os alunos do curso de Eletrônica se reuniram no pátio do Predio D, onde ocorreu a homenagem a todas as famílias que tiveram perdas em decorrência da COVID-19, em especial as famílias dos nossos servidores e alunos. A aluna Camilly Vitória P. Soares, do 1º ano, leu o poema “Os Homens, As Viagens” de Carlos Drummond de Andrade que nos faz refletir sobre “a necessidade de olharmos para o ser humano, mais do que para suas conquistas”, diz a Professora Renata.

Num segundo momento, houve a “Celebração à Vida”, momento em que os estudantes puderam escrever em flores coloridas de EVA sentimentos de motivação, carinho, afeto, desejando o melhor para os colegas, suas famílias, para nosso mundo como um todo.  Em seguida, as flores foram colocadas pelos alunos e alunas nas árvores do campus. “Um momento para fazer florir sentimentos bons em nossos corações”, afirmou a Profa. Renata.

A Profa. Dra. Thais de Oliveira Ferrasso relatou: “Viver essa semana de acolhimento dos alunos, com atividades em que eles pudessem interagir respeitando os limites de proteção pela pandemia, foi uma experiência que nos permitiu resgatar a alegria que é o ambiente escolar! Os alunos manifestaram uma animação contagiante!”

Para a Profa. Renata, com certeza, foi um momento muito importante, “em que nós professores pudemos estar próximos aos alunos e alunas, por meio de atividades de interação que promoveram momentos de alegria, reflexão, sociabilidade, empatia, e o espírito de con-viver, como nos propõe Carlos Drummond”.

A Profa. Thais finalizou dizendo: “Como é bom ‘estar junto’ e quanto isso nos fez falta!  Somos seres sociais e certamente somos melhores juntos. Desejamos que esse clima humanizado gerado nessa família IF, se intensifique ao longo do nosso período letivo e faça diferença nesse novo normal!”

Confira algumas fotos das atividades: