Página inicial > Apoio à Participação em Eventos > PESQUISA > Incubadora de Base Tecnológica

Incubadora de Base Tecnológica

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 12h16 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 09h14 | Acessos: 4266

Uma Incubadora de Base Tecnológica por abrigar várias empresas. Geralmente elas são constituídas por ex-alunos que, tendo em mente um produto ou processo que, muitas vezes, dependeu de tino ou mesmo desenvolvimento prévio num Hotel de Projetos ou numa Empresa Júnior, mas não necessariamente tem que ser dessa forma, decide por abrir uma microempresa da área de tecnologia.

Como se sabe, no início de uma empresa precisa de atenção e suporte. Por meio da incubadora, pode lhe ser fornecido espaço, telefone, água, energia elétrica, emprestados móveis, apoio técnico e até mesmo assessoria. Nesse caso, não há vínculo direto dessas empresas ao IFSP.

Depois do período de incubação, a expectativa é a de que essas empresas ganhem força e maturidade suficientes para se mudarem e se manterem em espaço próprio, dando oportunidade para uma nova empresa a ser incubada.

Geralmente, incubadoras de empresas também recebem apoio das prefeituras locais.

No IFSP, o regulamento da Incubadora de Base Tecnológica foi aprovado pela Resolução do Conselho Superior nº 13/2019, de 02 de abril de 2019.

Em São João da Boa Vista, há uma proposta para criação de um núcleo de inovação tecnológica, considerando a infraestrutura limitada do Campus e o estudo da possibilidade de parceria com a Municipalidade, mediante acordo de cooperação que levasse à formação de um Polo Tecnológico (PoliTEC São João), contando com a participação direta e efetiva do Campus local da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e do Centro Universitário da Fundação de Ensino “Octávio Bastos” (UNIFEOB); objetivando implementar, em par com a Coordenadoria de Extensão (CEX), programas de estágios; empreendedorismo; empregos; desenvolvedores de startups e empresas juniores na forma de pré incubadoras por hospedagem de projetos.

registrado em: