Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicados e Avisos > Campus promove oficinas de sabonete artesanal e aromatização em projeto com mulheres do Resedás
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus promove oficinas de sabonete artesanal e aromatização em projeto com mulheres do Resedás

  • Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2024, 09h30
  • Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 07h54
  • Acessos: 453

WhatsApp Image 2024 01 16 at 09.21.50Na manhã desta terça-feira, 16/01, o IFSP - Campus São João da Boa Vista recebeu novamente o grupo de mulheres do bairro Resedás, participante do projeto de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, que acontece desde 2023. Nesta semana, elas estão fechando as atividades com oficinas de produção de sabonete artesanal e aromatização. O curso de agente ocorre desde agosto do ano passado, com dinâmicas, palestras, rodas de conversa e até visitas técnicas sobre produção de alimentos de forma sustentável. O projeto tem o apoio da reitoria do Instituto Federal de São Paulo e cada participante recebe uma bolsa mensal de R$ 150,00. A Prefeitura Municipal contribui com o apoio no transporte do grupo. A coordenação dos trabalhos, que envolvem cerca de 15 servidores do campus, é do professor Paulo Evaristo, da área de informática. 

Segundo as líderes comunitárias Valéria Antônio e Maria Cristina, o projeto é muito importante, porque além de melhorar a autoestima, apresenta alternativas de geração de renda. “Há 9 anos temos o grupo de Mulheres Emponderadas do Resedás, no qual fazemos doações de alimentos, bem como trabalhamos a valorização feminina. Pretendemos levar esta experiência com o instituto federal às mais de 200 mulheres que estão conosco no bairro, ampliando as ações”. WhatsApp Image 2024 01 16 at 09.21.51 2

O professor Paulo Evaristo explica que a ideia foi instrumentalizá-las com informações e orientações para o gerenciamento de cooperativas e associações. Nos três encontros semanais, puderam aprender sobre a Lei Maria da Penha, cuidados da mulher, qualidade de vida entre outros temas, além das oficinas. “Vejo o crescimento delas como pessoas, tendo a noção de seus direitos e potencialidades, além de seu desenvolvimento como cidadãs em cooperativismo. Isso nos enche de alegria”, destacou.

A ideia é que as ações se ampliem por meio do Mulheres Mil, projeto do Governo Federal que já está em estruturação em todo o país.

 

Veja algumas fotos da oficina!

 

 

Ascom Campus São João da Boa Vista
Publicado em 16/01/2023
Fim do conteúdo da página