Projeto de Extensão: Desenvolvimento de Protótipo de Satélite Educacional

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 11h46 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 11h47 | Acessos: 1391

Estão abertas as inscrições para novos membros para o projeto de extensão em andamento, via cooperação entre IFSP-SBV e UNESP, através do edital PRX_64/2023 de fluxo contínuo (sem bolsa) com conclusão em 31/12/2023. Serão aceitos até 12 novos alunos, de acordo com a ordem de inscrição do formulário. Os candidatos devem estar regularmente matriculados no IFSP ou UNESP.

Formulário de inscrição

Sobre o projeto

O presente projeto de extensão tem o propósito de envolver, na qualidade de equipes participantes, docentes e estudantes do IFSP (campus São João da Boa Vista) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (campus São João da Boa Vista) no desenvolvimento tecnológico de um protótipo de nano satélite educacional de categoria Cubesat. Neste sentido, o objetivo é promover o engajamento dos participantes no desenvolvimento de satélites educacionais cujas missões buscam solucionar problemas relevantes enfrentados pela sociedade brasileira.

O projeto busca o apoio financeiro de patrocinadores na região de São João da Boa Vista, possuindo atualmente o apoio da Dacota Cabos Elétricos, programa acadêmico da Microchip e colaboradores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os resultados do projeto serão divulgados para as comunidades interna e externa em eventos como feiras de ciências, canais midiáticos, congressos de amostras científicas, bem como outras atividades de difusão de conhecimento em escolas e universidades, a fim de compartilhar o conhecimento obtido ao longo do desenvolvimento do projeto proposto pelas equipes participantes.

Requisitos:

• Os candidatos devem estar regularmente matriculados no IFSP ou UNESP, sendo aptos alunos de qualquer modalidade de curso;

• Ter disponibilidade de 10h semanais para realização das atividades;

• Apresentação do projeto em eventos científicos.

Conhecimentos ou experiências recomendáveis:

• Linguagem de programação;

• Internet das Coisas;

• Física;

• Química;

• Manufatura estrutural;

• Pacote Office;

• Gestão de projetos;

• Marketing;

• Eletrônica;

• Telecomunicação;

• Inteligência Artificial;

• Design Gráfico;

Nota: não é obrigatório atender a todos os itens, mas sim de ter conhecimento/experiência em um ou mais item de acordo com a natureza do curso do discente.

Atividades previstas:

• Programação de embarcados;

• Concepção e manufatura de placas de circuito eletrônico;

• Simulações computacionais;

• Projeto estrutural;

• Projeto térmico;

• Calibração de sensores;

• Divulgação do projeto nas mídias;

• Participação em eventos científicos;

• Visitas técnicas em empresas e instituições de apoio;

• Realização de relatório parcial e final do projeto;

• Presença em reuniões remotas e presenciais.