Lançamento do livro “Entre Verso & Prosa: Coletânea Literária 2019”

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 11h27 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 11h27 | Acessos: 4489

O lançamento do livro foi o resultado final do Projeto de Extensão “Oficina de Criação Literária e Autopublicação”.

O Projeto de Extensão “Oficina de Criação Literária e Autopublicação” foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus de São João da Boa Vista, cujo objetivo principal foi incentivar a leitura e a criação literária, em seus mais diversos gêneros. A proposta seria criar um espaço de troca de experiências literárias, práticas de leitura e discussão em grupo, aberto a alunos do Câmpus e a alunos da Escola Estadual Anésia Martins Mattos, a fim de estimular a produção literária.

Desta forma, procurou-se acolher participantes que tinham a paixão pela escrita e que, muitas vezes, as deixavam “entulhadas em gavetas”, perdendo a aptidão não apenas da produção literária, mas da leitura. Fomentar a escrita e a possibilidade de publicação, fez com que os participantes, em sua grande maioria jovens, pudessem criar intimidade com a matéria da arte literária através do aperfeiçoamento da escrita ficcional e do reconhecimento da qualidade daquilo que criava. Durante as Oficinas, os participantes se mostravam atentos diante da leitura do texto do outro, procurando significar e oferecer elogios e apontamentos, para estimular o processo criativo.

Dessa forma, o Projeto visou delegar aos participantes mecanismos que auxiliassem na produção e na difusão de suas obras, estimulando o prazer estético e ético de tais criações literárias, fomentando a formação intelectual e editorial, com autonomia e imaginação, enriquecendo culturalmente a região de São João da Boa Vista.

O resultado final, que foi tão esperado, aconteceu no dia 22 de novembro de 2019: foi lançada a obra “Entre Verso & Prosa: Coletânea Literária 2019”, um livro com 96 páginas. Toda a equipe se mobilizou, não apenas na confecção da obra, em que foram inseridos os textos dos participantes e dos convidados, mas também na difícil etapa da capitação de recursos, pois os livros foram oferecidos à comunidade do Câmpus e da Escola Anésia, bem como dos familiares e amigos dos participantes.

Toda a equipe envolvida no Projeto de Extensão conseguiu uma marca expressiva: 239 livros impressos. Ambos foram distribuídos aos compradores no dia do lançamento. Além disso, foram adquiridos livros extras, que serão doados às escolas e bibliotecas públicas da região.

Além disso, no dia do lançamento, o público participante foi agraciado pela Banda Overclock, formada por professores e ex-alunos do Câmpus de São João, além de um jogral, encenado por atores da cidade de São João da Boa Vista.

O “Projeto de Extensão Oficina de Criação Literária e Autopublicação” teve a sua primeira edição neste ano de 2019, tendo sido coordenado pelo Professor EBTT do Instituto Federal, André Plez e pelo Monitor Dennison Belisário, aluno do Câmpus. Ademais, manifestou-se a consciência de que um projeto literário, por sonhar um país mais digno, é uma ação política.