Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio visitam museus de SP

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 08h59 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 09h06 | Acessos: 932

No dia 14 de setembro de 2023, 56 estudantes do 4° ano do Ensino Médio Integrado em Eletrônica e Informática do IFSP - Campus de São João da Boa Vista, participaram do Projeto de Ensino “Visita a Museus de São Paulo: História, Língua e Arte”. O objetivo foi a realização de uma viagem técnica com os discentes, cuja proposta previu atividades culturais de visitação a museus: Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O projeto de ensino teve como objetivo promover atividades de aprendizagem e pesquisa na área de ciências humanas e linguagens, com ênfase em história, língua portuguesa, literatura e artes plásticas.

Com o intuito de promover uma formação integral, que envolva a cultura, a arte, a história, o saber e o conhecimento no processo formativo dos discentes, aproximando-os dos museus que os cercam, este evento foi organizado pelo Prof. André Plez, de Língua Portuguesa, com a participação da Profa. Renata Tamaso, de História; Márcio Roberto Martins, Diretor Adjunto Educacional; Gisele de Souza Lucas, Pedagoga e Gabriela do Prado Giraldi, da Coordenadoria de Apoio à Direção.

Na primeira parte do passeio, os estudantes conheceram O Museu do Ipiranga, com seu acervo de mais de 125 mil artigos, entre objetos (esculturas, quadros, joias, moedas, medalhas, móveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios), iconografia e documentação arquivística, do século XVI até meados do século XX, que servem para a compreensão da sociedade brasileira, com especial concentração na história de São Paulo.

Em seguida, os estudantes visitaram o Museu da Língua Portuguesa e tiveram a oportunidade de refletir sobre a diversidade da língua portuguesa e sobre sua importância como elemento fundador da cultura de falantes do idioma em todo o mundo.

Na terceira parte do passeio, os estudantes visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde conheceram o acervo permanente do museu e, além disso, puderam participar das exposições itinerantes.

Por fim, a visita aos museus contribuiu para a formação integral dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a curiosidade histórica científica e o interesse pela pesquisa nas áreas de ciências humanas e linguagens. Essa experiência enriquecedora irá incentivar os estudantes a buscar novos desafios acadêmicos, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Segue alguns depoimentos dos alunos:

A viagem realizada no dia 14/09 foi incrível! A gente – estudantes do IFSP Campus São João da Boa Vista – visitou o Museu Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa e também a Pinacoteca, todos na cidade de São Paulo. Foi muito divertido conhecer muitos dos quadros que antes só via em livros de história e conhecer outras obras de artistas que eu, particularmente não conhecia, principalmente na Pinacoteca, onde tinha bastante obras contemporâneas que são obras completamente diferentes das "comuns". Definitivamente, foi uma experiência inesquecível! - Sophia Barrense Vieira (4º Integrado em Informática).

Meu nome é Rodrigo Paulo dos Santos, sou veterano no quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e venho relatar como foi para mim estar na viagem escolar que minha turma fez para São Paulo e já de início, posso afirmar com tranquilidade que até o dia de hoje foi com toda a certeza a melhor experiência da minha vida. A qual genuinamente emocionado, me encontrava repetidamente debulhado em lágrimas, especialmente no Museu de Língua Portuguesa, que eu até diria ser meu favorito se conseguisse ter a audácia de escolher um como o melhor, visto que me mostrou a linguagem de um jeito que jamais a vi, como se ela estivesse viva. Foi tudo tão magnífico que minha alma parecia flutuar, só fui me dar conta de que tudo não tinha sido um sonho quando no dia seguinte visualizei minhas fotos com meus amigos e das obras que mais havia gostado. Fiquei demasiadamente grato por ter tido a oportunidade de acompanhar a instituição em um passeio tão incrível e sei que não agradeceria somente agora, mas também nos anos futuros da minha vida quanto voltar a vivenciar na memória recortes destes tão apreciados momentos. - Rodrigo Paulo dos Santos (4º Integrado em Informática).

Foi uma viagem incrível. Nunca havia entrado nos museus e poder conhecer cada um em suas peculiaridades foi maravilhoso! A experiência valeu apena, não só porque estava com meus colegas, mas também por conhecer mais de nossa cultura. Com certeza não vou esquecer desta viagem. - Tiago Simplicio Hornink (4º Integrado em Eletrônica).