Estudantes dos integrados participam da UPA (Unicamp de Portas Abertas)

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h46 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 14h55 | Acessos: 1044

Estudantes do IFSP São João participaram do evento 18º Unicamp de Portas Abertas (UPA), realizado na cidade universitária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no dia 19/08/2023.

Participaram do evento um total de 45 estudantes do ensino médio integrado do campus, acompanhados pelos Professores Lucas Labigalini Fuini e Felipe Bittencourt Lima. Eles puderam visitar as instalações (faculdades, biblioteca, laboratórios, centros de pesquisa) de uma das maiores e melhores universidades da América Latina. Segundo dados da organização do UPA/2023, mais de 32 mil estudantes e visitantes estiveram presentes no evento este ano.

Segundo os professores organizadores, a visita e excursão ao UPA já virou uma tradição na escola e é mais uma forma de oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio uma vivência em uma instituição de ensino superior pública de referência no país, consolidando os objetivos da Educação Profissional e Tecnológica da Rede federal que é oferecer uma formação integral, politécnica e omnilateral.

Para o estudante Felipe Courel Souza, do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino médio do campus IFSP-SBV, a visita foi bastante proveitosa para os estudantes pois permitiu ampliar os horizontes formativos ao conhecerem in loco as dependências de uma instituição de pesquisa científica , sendo mais um auxílio e estímulo na escolha profissional e de carreira. E, assim, complementou o estudante:

"Foi ótimo visitar a Unicamp. Esse é o meu último ano no Instituto Federal, foi muito bom conversar com os professores da área quando conheci os institutos especializados (relacionados ao curso que pretendo realizar), assim, foi possível ter certeza da área que eu gostaria de seguir. De todo modo, foi muito prazeroso o passeio na cidade universitária".

Fotos: Prof. Felipe Bittencout e Felipe C. Souza.