Estudantes do IFSP São João participam de evento sobre Shakespeare

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 08h33 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 10h38 | Acessos: 1020

Alunos de diversos cursos do IFSP-SBV participaram do evento 14º Encontros com Shakespeare, organizado pela Companhia de Teatro local Cena IV. Nesse mês a companhia propõe atividades artísticas diversas para relembrar a relevância cultural da obra do dramaturgo e escritor inglês William Shakespeare (1564-1616).

Na sexta-feira, 11/08/2023, no período noturno, alunos do 8º Semestre do curso de Licenciatura em Ciências naturais (habilitação em Física e Química), cursantes da disciplina "Ciências e Educação: materiais didáticas", sob responsabilidade dos docentes Israel Rosalino e Lucas L. Fuini,  acompanharam a peça de teatro "Henrique V", de William Shakespeare, realizada no Teatro municipal de S. J. da Boa Vista. Nesta peça estiveram também presentes alunos de outros cursos do Instituto, além de servidores em geral. De acordo com a discente Nathália Cristina Ferreira da Silva:

"A nossa visita ao Teatro foi simplesmente encantadora! A peça me cativou profundamente, a trama realmente me surpreendeu. Essa experiência também me fez refletir sobre como diferentes tipos de inteligência estão interligados e se complementam. Ao assistir à peça, pude perceber claramente como a inteligência linguística, ao compreender o diálogo e a trama, se entrelaça com a inteligência interpessoal, ao captar as emoções e os relacionamentos entre os personagens. Além disso, a inteligência espacial se mostrou crucial ao apreciar o cenário e a encenação como um todo. Tais atividades me fazem refletir: "Quando eu me tornar professora, desejo proporcionar essas experiências aos meus futuros alunos." Expresso minha gratidão aos meus estimados professores por nos proporcionarem tais vivências enriquecedoras".

Na quarta-feira, 16/08/2023, também no período noturno, houve a exibição e debate sobre o filme "O rei perdido (The lost king, 2022)", que trata da redescoberta do papel histórico do rei inglês Ricardo III enquanto se realizava o trabalho de escavação em busca de seus restos mortais. Ricardo III foi um personagem de umas das mais conhecidas obras de William Shakespeare. Prestigiaram essa atividade alunos e docentes de diversos cursos do campus, como Licenciatura em Ciências naturais- 4º Semestre (Profs. Lucas Fuini e Lincoln Amaral), Tecnologia em Processos Gerenciais (Prof. Menotti Borri), Pós em Humanidades (Prof. Hélio Rios e Prof. Lincoln Amaral) e Licenciatura em Ciências naturais-ingressantes (Prof. Hélio Rios). A contextualização e debate sobre o filme foram realizados pelo Prof. Ronaldo Marin, um dos fundadores e diretor artístico da Cia. Cena IV.

A discente Débora Alberta Bussiman deixou as seguintes impressões sobre a atividade:

"Ontem tive uma experiência incrível com Shakespeare e a história. De início, tivemos uma introdução histórica sobre Shakespeare. Em seguida, assistimos ao filme "O Rei Perdido", que tem como temática uma versão alternativa de Shakespeare. O filme aborda a história de Ricardo III, retratando-o como um rei ilegítimo, e também apresenta o ponto de vista de Philippa, uma mulher que identifica discrepâncias na história contada. Após a exibição do filme, durante a conversa final, obtivemos uma visão diferenciada da história. Isso nos permitiu abrir nossas mentes para mais perguntas e questionamentos. Por exemplo, refletimos sobre como o lado vencedor muitas vezes escreve a história, levantando dúvidas sobre a veracidade dos fatos apresentados. No contexto político mais amplo, também ponderamos sobre qual é o nosso papel. Além disso, surge a pergunta crucial: onde a mulher se encaixa nisso tudo? Como podemos tornar a mulher uma protagonista na política? Essas questões agora ocupam minha mente. Anteriormente, eu as considerava pouco, mas essa experiência despertou meu interesse. Também despertou meu interesse por Shakespeare, sobre quem possuo conhecimento limitado. No entanto, a partir de agora, pretendo me informar melhor e ler suas peças com um olhar mais crítico e aprofundado, em vez de superficialmente".

Para o discente da Pós em Humanidades, Caio Pereira Coelho,

"O evento "Filme Comentado: O Rei Perdido" foi muito interessante. Além de ter a oportunidade de assistir a um filme muito bem produzido, também tivemos a possibilidade de dialogar com Ronaldo Marin, pesquisador da obra de Shakespeare, que pôde nos deixar a par do contexto histórico da obra em questão - Ricardo III - e também dialogar conosco sobre os caminhos que o filme decidiu traçar para contar aquela história, o papel da mulher nas obras de Shakespeare e também a importância do ofício do historiador nas diferentes versões possíveis da História".

De acordo com o Prof. Ronaldo Marin, diretor da Cia Cena IV de Teatro,

"Foi excelente a participação dos alunos do Instituto Federal de São João da Boa Vista, no debate que se seguiu após a exibição do filme O Rei Perdido que fez parte da programação do 14º Encontros com Shakespeare. A  temática que envolvia propaganda enganosa, desvalorização da mulher, Fake News, etc e teve a participação questionadora dos alunos muito além das nossas expectativas. Parabéns aos professores pelo excelente trabalho que desempenham com essa nova geração".

Essas atividades, segundo os docentes responsáveis pelas turmas, são de extrema valia para oferecer aos alunos uma formação acadêmica, científica e cultural plena e oferecer a eles uma formação considerando as inteligências múltiplas dos indivíduos.