Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto de Iniciação de Professor de São João da Boa Vista é aceito pela FAPESP

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 11h30 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 11h31 | Acessos: 1051

O projeto INFLUÊNCIA DO MANEJO NA EFICIÊNCIA TÉCNICA E NA QUALIDADE DO CAFÉ DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS, coordenado pelo professor Dr. Gilson Rogério Marcomini foi aceito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O projeto de iniciação cientifica surgiu após o professor Gilson Marcomini ter participado do EDITAL Nº 508/2022 - EDITAL DE SELEÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE PESQUISADORES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNTO À FAPESP, que foi  publicado em 15 de agosto de 2022 e visava apoiar e incentivar os pesquisadores do IFSP no planejamento, escrita e submissão de projetos de iniciação cientifica junto à Fapesp, por meio de capacitação e tutoria até o processo de submissão.

Foram alguns meses de treinamento e mentorias sobre o processo todo de submissão à FAPESP, no qual era necessário então realizar a submissão de um projeto. O resultado da primeira análise pelo órgão de fomento foi negativo, mas o pesquisador requereu um pedido de reconsideração (nova análise), em função dos vários comentários positivos dos avaliadores. No último dia 18 de maio veio o aceite. O projeto iniciará em 01 de junho e será desenvolvido até dezembro de 2023, com a participação do aluno Thiago Teixeira Pereira (Bacharelado em Ciência da Computação) como bolsista.

O projeto INFLUÊNCIA DO MANEJO NA EFICIÊNCIA TÉCNICA E NA QUALIDADE DO CAFÉ DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS,  visa mensurar os indicadores de eficiência técnica e seus determinantes de cafeicultores nas cidades de Caconde, Divinolândia, Santo Antônio do Jardim e São Sebastião da Grama, como também identificar se o manejo da lavoura influencia a qualidade do café, bem como analisar se a qualidade obtida pelo cafeicultor é fator determinante da eficiência técnica. A situação economicamente adversa da cafeicultura no Brasil nos últimos anos, gerada pelos preços internacionais em queda, determina que muitos produtores reduzam a área produtiva ou deixem a atividade. Estima-se que a incidência de ineficiência na produção de café contribui para o crescimento dos resultados negativos dos produtores de café. Desse modo, a apuração e análise dos indicadores da eficiência, bem como dos fatores determinantes, permitem a identificação dos padrões de produção de café eficiente informando aos produtores sobre as mudanças necessárias para obter resultados econômicos positivos. Cafés de qualidade são aqueles que apresentam boas características físicas e organolépticas, o que gera melhores preços de venda e aumento na renda dos produtores rurais. Serão coletadas informações primárias junto a uma amostra de 50 pequenos produtores rurais, com posterior tratamento desses dados a partir da estimativa de fronteiras estocásticas, o que permitirá a identificação de características da tecnologia de produção e da eficiência. Juntamente, busca-se identificar se o manejo das lavouras cafeeiras influencia os níveis de qualidade do produto (obtida nos padrões de bebida e tipo) bem como analisar se a qualidade obtida pelo cafeicultor é fator determinante da eficiência técnica.

 

 

Fim do conteúdo da página