Alunos do Técnico em Administração arrecadam alimentos para doação

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 10h01 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 10h58 | Acessos: 1186

Alunos do módulo 1 do curso Técnico Concomitante e Subsequente em Administração do IFSP campus São João da Boa Vista, através do “Projeto de Extensão Mãos que Ajudam”, arrecadaram alimentos para doação à alunos do câmpus em situação de vulnerabilidade financeira.

O projeto propõe a arrecadação de alimentos não perecíveis pelos alunos do curso Técnico em Administração, nos dois semestres do ano corrente, no qual os alunos propõem ações conjuntas e individuais junto à empresas, vizinhos, familiares, servidores, entre outros, durante os meses de março e junho (no primeiro semestre) e entre agosto e novembro (no segundo semestre).

Professor Dr. Gilson Rogério Marcomini  e os alunos do Módulo 1 do curso Técnico em Administração do campus IFSP São João da Boa Vista

No final de cada semestre, os alunos organizam os alimentos em kits de alimentação, que são entregues a alunos matriculados nos cursos do próprio campus, no qual a ação visa contribuir para o auxílio da própria comunidade acadêmica.

Além da ação solidária, os alunos também aprendem na prática algumas ferramentas de gestão, como planejamento das ações, divisão de tarefas, trabalho em equipe, controle de estoque, organização do trabalho, gestão de conflitos, etc.

O Projeto é coordenado pelo professor Dr. Gilson Rogério Marcomini, que é o atual coordenador do curso Técnico Concomitante e Subsequente em Administração, no qual foi proposto para os alunos ingressantes a execução do projeto, como forma de desenvolvimento de uma ação social voluntária, o qual é considerado importante ferramenta no currículo dos técnicos em administração, além de fomentar o desejo dos alunos em propor, coordenar e executar ações sociais em sua carreira futura.

A lista de alunos que recebem os alimentos é elaborada pelo Setor Sócio Pedagógico do campus. Para essa entrega foram coletados cerca de 450 kg de alimentos, divididos em 14 kits de alimentação, que foram entregues aos alunos no dia 05 de maio de 2023.

“Doar alimentos é se dedicar a uma causa que salva vidas, pois garante a sobrevivência de famílias necessitadas. E o IFSP SBV, além de um dos melhores métodos de ensino, prepara seus alunos para a conscientização e solidariedade ao próximo. O Projeto Mãos que Ajudam visa atender aos alunos que estão matriculados em nossa instituição que vivem em situação de vulnerabilidade financeira, em função de desemprego dos familiares, ou outras condições que geram esse estado de carência financeira”, expõe o aluno do curso Técnico em Administração Walter Roberto da Silva Junior.

“É possível perceber que essa ação é de extrema importância para os alunos e seus familiares, visto que muitos deles carecem realmente desse auxílio, o que muito nos motiva e emociona. Recebemos diversos agradecimentos de pais de alunos, que ficaram muito felizes pelo projeto possibilitar que eles recebessem os kits”, expõe o professor Dr. Gilson R. Marcomini.