Trilha de Aprendizagem é oferecida no TPG

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h11 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h11 | Acessos: 3141

Trilha de Aprendizagem e aprofundamento é apresentada pelo curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais representado pelo corpo docente da área de gestão e do colegiado de curso, inaugurou no mês de Setembro a “Trilha de Aprendizagem e Aprofundamentos”, na plataforma Moodle, com especificidade em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e outros fundamentos. Por meio dessa iniciativa do TPG, os alunos do curso poderão utilizar a plataforma para aprofundar seus conhecimentos em 5 etapas, sendo elas:  Etapa 1 - Redação Científica e TCC com abrangência em fontes de informação, estratégias de busca, tutorias no portal da Capes no IG da biblioteca do IFSP SBV, roteiro para revisão de literatura e inglês para cientistas. Etapa 2 - Sobre exemplos e práticas com TCC do TPG. Na etapa 3 foi discutido regras da ABNT e citações e referências. Já na etapa 4, apresentações, oratória e a retórica da comunicação científica para apresentação em eventos acadêmicos. Na etapa 5 da trilha, foi falado sobre Tecnologia, planilha de cálculos, ferramentas tecnológicas de apoio à escrita científica e também à construção de mapas mentais para pesquisa científica.

A ideia de aprofundamento na Trilha de Aprendizagem vem de encontro com a necessidade de complementar a qualificação dos alunos, aprofundar o conhecimento entre a teoria e a prática no desenvolvimento da redação científica e permitir o amadurecimento da pesquisa já no 2º Período do curso. A proposta é que a cada semestre possamos aprimorar e adaptar a “Trilha de Aprendizagem” permitindo estender e aprofundar os conhecimentos facilitando assim a relação professor e orientador, a definição de temas, a redação e principalmente permitir a formação do aluno no tempo previsto de 2 anos.

“A trilha foi elaborada por uma equipe de professores que constantemente manterá atualizado para fins de aprimoramento, e vale a pena ressaltar que é a oportunidade de o aluno definir suas estratégias no TCC, antecipando e permitindo o aprofundamento na área de redação científica e acumulando assim mais conhecimento teórico e prático. Paralelamente o aluno poderá se beneficiar da carga horária dos cursos na trilha para complementar suas Atividades Complementares -ATVs previsto no PPC (Plano Pedagógico do Curso)”, relata o professor Vágner, coordenador do curso do TPG.

Reiteramos os sinceros agradecimentos aos professores colaboradores e também ao projeto LALETEC em nome da professora Rosana que ajudou na elaboração desse projeto. Abaixo visualizamos a imagem da Trilha e o link para acesso sendo disponível nessa primeira etapa somente para os alunos do TPG, mas com possibilidade de ampliação para toda a comunidade interna e externa na próxima edição.