Docente do IFSP-SBV apresenta trabalhos em eventos internacionais e nacionais

O docente do IFSP, campus de São João da Boa Vista, Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini, representou a instituição e os projetos que coordena em um evento internacional e dois eventos nacionais.

• Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h24
  • Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h24

O primeiro deles foi o XIV Encontro Iberoamericano de Educação (EIDE), ocorrido entre os dias 20 e 23 de novembro de 2019, na UNESP de Araraquara. Trata-se de evento tradicional na área e que contou com a presença de universidades do México, Venezuela, Colômbia, Argentina e Cuba. O docente participou do evento apresentando o trabalho “A educação profissional e tecnológica no Brasil e sua genealogia do poder: um estudo através da perspectiva foucaultiana”. Este trabalho buscou compreender a estrutura de funcionamento da Rede federal de EPT através de sua historicidade, regulamentos e formas de organização de seus espaços, considerando transição de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de segurança.

O segundo evento foi o III Congresso de Pós-graduação do IFSP (CONPOG), organizado pelo campus do IFSP-Sorocaba e ocorrido entre os dias 27 e 28 de Novembro. Neste evento o docente apresentou o trabalho “O Projeto Político- Pedagógico (PPP): desafios para a gestão democrática no ambiente escolar”. Trata-se de estudo realizado no nível de Especialização e que pode trazer importantes contribuições à gestão escolar no âmbito do IFSP.

O terceiro evento foi a III Mostra Científica do IFSULDEMINAS-Poços de Caldas, ocorrida no dia 07/12. Neste evento Fuini apresentou dois trabalhos. O primeiro, em parceria com os alunos Tatiane Serrano e José Francisco da Silva (Bolsistas de projeto de extensão), intitulado: “Cursinho Pró-ENEM: ações de apoio à formação do ensino médio e cursinho preparatório para vestibulares e ENEM”. Tratou-se de uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em projeto e curso de extensão realizados no ano de 2019

O docente ressalta a importância da participação nesses eventos, pois, servem como espaços propícios ao aprofundamento de conhecimentos, socialização de pesquisas e para a troca de experiências para aprendizado de metodologias e conceitos fundamentais à prática docente.

Trabalho apresentado no XIV Encontro Ibero-Americano de Educação (EIDE). Fonte: do autor.

Trabalho apresentado na Mostra científica do IFSULDEMINAS-Campus Poços de Caldas/2019. Fonte: do autor.

Atividade realizada durante o CONICT/CONPOG-2019. Fonte: do autor.