Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

USF Dr. Sebastião J. Rodrigues fará campanha de vacinação contra HPV no Campus São João

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 09h01
  • Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2025, 09h09
  • Acessos: 280

No dia 03/11, próxima segunda-feira, a Unidade de Saúde da Família  Dr. Sebastião José Rodrigues virá até o IFSP - Campus São João para realizar uma campanha de  vacinação contra o HPV. A ação será no Laboratório de Química.

Fique atento aos horários: das 9h às 11h e das 13h às 16h. É obrigatório trazer a carteira de vacinação. A ação é  direcionada para alunos e alunas até 19 anos.

Mas, atenção!!! Alunos menores de 18 anos devem preencher o termo de autorização e trazer assinado pelos pais ou responsáveis (imprimir ou retirar na CDI ou CAE).

Termo de autorização para menores de 18 anos

 

Saiba mais sobre o HPV (Fonte: Ministério da Saúde)

HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 29/10/2025
Fim do conteúdo da página